SóProvas


ID
398320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens,relativos às características da camada de aplicação e ao tratamento da sinalização.

Em um ambiente H.323, o gatekeeper deverá operar gerenciando na sua zona todos os terminais e gateways, porém, para eventos como videoconferência, a largura de banda deverá ser gerenciada pela MCU (multipoint control units).

Alternativas
Comentários
  • Um Gatekeeper é o componente mais importante de uma rede H.323. Ele age como o ponto central para todas as chamadas dentro de sua zona e provê serviços de controle de chamada para estações registradas. Em muitas implementações, um Gatekeeper H.323 age como um interruptor virtual.

    http://penta2.ufrgs.br/h323/gatekeepers.htm
  • Gatekeepers executam duas funções de controle de chamada importantes. A primeira é tradução de endereço dos apelidos de terminais de rede e gateways para endereços IP ou IPX, como definido na especificação da RAS. A segunda função é administração de largura de banda, que também é designada dentro da RAS.

    Como podemos ver, a largura de banda eh administrada pelo GP e designada pelo RAS nada tendo a ver com a MCU.

    fonte:http://penta2.ufrgs.br/h323/gatekeepers.htm
  • O Gatekeepers são responsáveis pelo o gerenciamento da largura de banda. O MCU dar suporte a mais de três participantes da conferência e reponsável por negociar os codecs.

    Ques Deus nos Abençoe.
  • Só complementando...

    Serviços obrigatórios dos Gatekeepers:

         –  Address Translation 
         –  Admission Control
         –  Bandwidth Control
         –  Zone Management
  • Largura de banda é com gatekeeper!

  • Segundo o Forouzan, o terminal e o gatekeeper se comunicam, usando o protocolo H.225 para negociar a largura

    de banda

  • Primeiro, o PC tem de descobrir o gatekeeper e, para isso, transmite por broadcast um pacote UDP de descoberta para a porta 1718. Quando responde, o PC descobre o endereço IP do gatekeeper. Agora, o PC se registra com o gatekeeper, enviando a ele uma mensagem RAS em um pacote UDP.

    Depois que a mensagem é aceita, o PC envia ao gatekeeper uma mensagem RAS de admissão solicitando largura de banda. Só depois que a largura de banda for concedida, será possível iniciar a configuração de chamada. A ideia de solicitar largura de banda com antecedência tem a finalidade de permitir ao gatekeeper limitar o número de chamadas, a fim de evitar saturar a linha de saída, e desse modo oferecer a qualidade de serviço necessária.

    Fonte: Tanenbaum