-
A maioria das soluções VoIP ainda não suportam criptografia, o que resulta na possibilidade de se ouvir chamadas alheias ou alterar seu conteúdo[3]. Um método de segurança é disponível através de codificadores de áudio patenteados que não são disponíveis para o público externo, dificultando o entendimento do que está sendo trafegado e protegendo o consumidor. Entretanto, outras áreas de segurança através de obscuridade não têm tido sucesso a longo prazo devido à grupos de engenharia reversa. Algumas empresas usam compressão de dados para tornar a escuta alheia mais difícil. Entretanto, segurança através de criptografia e autenticação ainda não está amplamente disponível ao público[4].
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voip
-
O SIP por default é trafegado em texto claro. O que constitui um grande risco a segurança.
Há, entretanto, vários métodos para aumentar a segunça de um tráfego SIP, entre eles podemos sitar utilizar SIP sobre IPSec, ou utilizar S/MIME nas mensagens.
-
o voip nao é comutado a circuito.
é orientado a datagramas.
-
VoIP (Voice over IP) corresponde a um conceito de uso de aplicações e protocolos para o estabelecimento, controle e transmissão de multimídia sobre redes IP, tanto privadas quanto públicas.
Há diversas formas de implentação deste conceito, sendo que as duas mais comuns são H.323 e SIP, além do IAX-2.
O H.323 corresponde a uma pilha de CODECs de voz e vídeo e protocolos, que são utilizados para sinalização de chamadas, transmissão simultânea, controle de jitter, AAA, entre outros. Criando um paralelo com a pilha OSI, teríamos a seguinte correlação:

O SIP (Session Initiation Protocol) usa uma filosofia diferente. É um protocolo mais simples, que usa a sinalização escrita em UTF-8 e portas TCP/UDP/5060 para a sinalização, estabelecimento e controle de chamadas em códigos conhecidos (baseado em HTML e SMTP, incluindo o uso de URIs), usando uma enorme variedade de aplicações e CODECs para efetivar a comunicação.
Enquanto o H.323 é um conjunto completo de protocolos, o SIP é um simples protocolo de sinalização, que provê os meios mínimos para o estabelecimento e controle de chamadas. Sua popularidade está em ser um protocolo livre e na simplicidade do uso.
O quadro abaixo mostra uma pequena comparação entre SIP e H323:

O IAX-2 (Inter Asterisk Exchange, v2) é um protocolo criado especialmente para VoIP, que permite o estabelecimento e controle de chamadas sem o uso de RTP, usando apenas UDP/4569, que facilita sua passagem por firewalls e NAT. Este protocolo, porém, cria uma vulnerabilidade a ataques de negação de serviço.

Fontes:
http://www.protocols.com/pbook/h323.htm
http://www1.avaya.com/pc/SIP_for_Dummies.pdf
http://www.gaoresearch.com/products/v2oip/v2oip.php
http://www.x100p.com/voip/protocol.php
http://www.voip-info.org/wiki/view/IAX+versus+SIP
-
Beto, acho que você não entendeu a questão! O que você argumentou tem nada a ver com que realmente a questão indaga!
-
Voip não tem preocupação de garantir confiadencibilidade dos dados, tampouco criptografia.
Gabarito: E
-
Errado.
De fato, não são eles quem cifram... eles nativamente não tem esse recurso.
Para tanto utilizam os protocolos necessários para tal: PGP, IPSec, S/MIME, TLS...
-
Questão puxada.
O h323 tem o h.235 para privacidade e autenticação,
já no SIP a criptografia de mídia precisa ser especificada pelo SDP, então não é exatamente o SIP.
Lembrando que não falaram sobre o SIPS.
gab errado