SóProvas


ID
398425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito do uso da tecnologia MPLS em situações nas quais se requer engenharia de tráfego, bem como o uso de VPN, julgue os itens a seguir.

Redes MPLS não suportam o conceito de integrated class of service (CoS).

Alternativas
Comentários
  • Engenharia de tráfego é o processo de seleção de caminhos em uma rede de maneira que os recursos dessa rede sejam utilizados de forma balanceada.

    Em ambientes MPLS (Multiprotocol Label Switching), rótulos são anexados aos pacotes que entram na rede a fim de os classificarem.  O tratamento do pacote é, então, feito com base nesses rótulos. O rótulo MPLS (label) contém informações sobre a Classe de Serviço (CoS). Essa classificação de pacotes em categorias de classes de serviço e as políticas de administração, nas redes locais, determinam os recursos disponíveis para cada categoria.
  • A natureza de orientação a conexão do MPLS, provê o framework necessário para dar qualidade e garantia ao tráfego IP. Enquanto o QoS e os serviços de classes (CoS – Class of Service, gestão de rede pelo agrupamento de tipos de tráfego semelhantes com prioridades próprias) não são características fundamentas do MPLS, eles podem ser implementados em redes MPLS onde haja a engenharia de tráfego implementada. Isto permite aos prestadores de serviços estabelecerem acordos de nível de serviço (SLA’s ouService Level Agreements) com os clientes, para garantir aspectos tais como o serviço de banda, atraso e interrupção (MPLS:CONFORMENCE AND PERFORMANCE TESTING, 17 out 2007).

    fonte: 
    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialmplseb2/pagina_2.asp

  • Sob a orientação da professora Patrícia Lima Quintão, os rótulos MPLS são constituídos da seguinte maneira:

    1) Os 20 primeiros bits representam a identificação do rótulo, ou seja, identifica a que CEE pertence o pacote;
    2) Os 3 bits de CoS (Class of Service) são usados para alterar os algoritmos de enfileiramento (queuing) e descarte. Com isso é possível dar-se prioridade a certos pacotes;
    3) O bit de pilha (Stack) permite a criação de uma pilha hierárquica de rótulos; e
    4) Os últimos 8 bits fazem o papel do TTL IP convencional.

    O item está incorreto.
  • FALSO

    As principais aplicações do MPLS são nas áreas da Engenharia de Tráfego, fornecimento de Classes de Serviço e de Redes Privadas Virtuais (VPNs).

    fonte.: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialmplscam/pagina_3.asp