-
RTP e RTCP não afetará a rede IP a qualquer momento, os pacotes RTP de maneira alguma controla a qualidade do serviço (QoS).
-
Pegadinha muito cobrada pelas bancas:
RTP não garante QoS. Ele não foi especificado para garantir a qualidade de serviço, ele é utilizado para enviar os dados usando UDP por baixo, por isso não garante a entrega, muito menos QoS.
Outras técnicas garantem o QoS (como o IntServ, o DiffServ), mas o simples envio dos dados através do RTP não garante.
-
o rtp não garante qos mesmo, mas o rtcp, pelos meus estudos, sim.
-
Concordo com o Raimundo. RTCP é Usado para monitoração do QoS e informação de participantes daquela sessão.
-
Acho que o erro está no fato desses protocolos usarem datagramas e não circuitos virtuais.
-
Para adicionar recursos de qualidade de serviços à pilha TCP/IP, dois modelos de classes de serviços para tráfego Internet estão sendo considerados e desenvolvidos pela IETF (Internet Engineering Task Force): o primeiro refere-se aos serviços diferenciados, denominado Differentiated Services [ DIFFSERV ] ou ainda de Soft QoS, que provê uma tratamento diferenciado, com preferência estatística, a determinados tipos de fluxo; e o segundo refere-se aos serviços integrados ou Integrated Services [ INTSERV ], também chamado de Hard QoS, que fornece uma garantia absoluta na alocação dos recursos da rede.
O RTP foi projetado para permitir que os receptores compensassem o jitter e a perda se sequência dos pacotes IP, de maneira que carreguem informação seobre o tipo de dado transportado, timestamps e número de sequência. O RTCP é usado em conjunto com o RTP para transporte de informações de controle a respeito da sessão (jitter, perda de pacotes, identidade dos participantes, etc).
Esses protocolos não têm qualquer influência sobre o comportamento da rede IP (ex: QoS): eles simplesmente compensam jitter da rede pelo sequenciamento apropriado, uso de buffer e codecs.
Retirado de http://www.rnp.br/newsgen/0005/qos_voip1.html
http://www.rnp.br/newsgen/0009/qos_voip2.html
ftp://ftp.pop-rn.rnp.br/topicos/H323-RTP-RTCP.pdf
-
- O RTP é encapsulado em pacotes UDP, que por característica não garante entrega e nem evita perda de pacotes. Em consequência disso, não garante o QoS.
- O RTCP é um protocolo que é enviado periodicamente nas sessões de RTP com informações úteis do remetente/receptor, como nr de pacotes enviados, perdidos, variações de atraso, etc. Ele também é encapsulado em pacote UDP, e também não garante QoS. Essas informações que ele apresenta poderão ser utilizados pelas aplicações, que utilizarão outros meios de garantir o QoS.
-
Alguém sabe onde está o erro da questão?
Tanto o RTP quanto o RTCP influenciam amplamente o comportamento de uma rede IP, tornando-se elementos-chave para o controle da qualidade de serviço em circuitos virtuais.
Está na parte de cirtuitos virtuais?
-
RTCP não implementa QoS, apenas monitora.
-
Um dos erros na questão é que o RTP não fornece QoS:
Segundo Kurose - Redes de Computadores e a Internet:
Devemos enfatizar que o RTP não fornece nenhum mecanismo que assegure a entrega de dados a tempo nem fornece outras garantias de qualidade de serviço (QoS); ele não garante nem mesmo a entrega dos pacotes nem impede a entrega de pacotes fora de ordem .
-
Os Protocolos RTP e RTCP sao voltados para servicos de transmicao de voz(VOLIP) em redes TCP
IP
-
Segundo o Tenenbaum, em sua obra (Redes de Computadores 4 edição) o Protocol RTP não oferece QoS( Qualidade de serviços).
-
Nossa, tá parecendo a casa da mãe Joana! Fulano acha isso, Beltrano acha assado e Cicrano acha cozido...Pessoal, citem uma fonte, prfvr, q acaba com essa portaria toda!!!!
Segundo[1], "no RTP não há mecanismos que garantam que os pacotes atravessem uma internet em tempo hábil. Essas garantias, se elas existem, precisam ser dadas pelo sistema subjacente.
O RTCP permite que emissores e receptores transmitam uns aos outros uma série de relatórios que contenham informações adicionais sobre os dados sendo transferidos e o desempenho da rede."
E outra: a parte do circuito virtual tá certa, pois, se estivesse errada, seria o mesmo q afirmar q pacotes RTP/RTCP não percorrem redes Frame Relay e ATM, impedindo o uso de protocolos como o H.323 nestas redes, por exemplo, o q eh um erro descarado!!!
[2]
Uma das principais motivações para o desenvolvimento do padrão H.323 foi a interoperabilidade com outras redes de serviços multimídia (...) como redes ATM.
Fonte:
[1] Redes, Douglas Comer.
[2] https://memoria.rnp.br/newsgen/0111/h323.html