SóProvas


ID
398515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao Estado Novo, julgue os próximos itens.

Plínio Salgado, da Ação Integralista Brasileira, ministro da Educação durante a ditadura do Estado Novo, impôs a adoção de princípios fascistas, como o racismo, nas diretrizes à educação primária e secundária.

Alternativas
Comentários
  • A AIB não proclamava o racismo, em termos gerais defendia:
    - combate brutal ao comunismo.
    - nacionalismo exaltado.
    - estado onipotente, com rígida disciplina e hierarquia.
    - extinção dos partidos políticos e entrega do poder a um único chefe.
    - fiscalização das atividades artísticas, visando moldá-las aos ideais integralistas.
  • "O Integralismo de Plínio Salgado configurou-se como o maior movimento nacionalista da história do Brasil, o primeiro a aceitar negros e mulheres, um movimento verdadeiramente nacionalista, anticomunista e antiliberal que, sob o lema "Deus, pátria e família", conseguiu reunir setores da classe média e intelectuais."

    Fonte: http://www.doutrina.linear.nom.br/historia/Hist%F3ria_Pl%EDnio_Salgado.htm 
  •  O grande erro da questão é afirmar que Plínio Salgado foi ministro da Educação durante a ditadura do Estado Novo. 
    Isso era o que, de fato, os membros da AIB desejavam - e por isso apoiaram o golpe do Estado Novo (lembrem da desculpa do Plano Cohen).
    Como Vargas não concedeu o cargo de ministro para Plínio, os integralista deram um "putsch" no ano de 1937, sendo brutalmente sufocados pelas tropas varguistas. 
  • querido FRANCISCO JORGE BASILIO tudo ok no seu comentário,  mas o governo não era unipartidário e sim Apartidário
  • Apesar de a questão estar errada, vez que Plínio Salgado não chegou a ser ministro da Educação, vale ressaltar que a AIB era sim, racista!
    Basta que lembremos que eram declaradamente antissemita, como bem ressaltado por Bóris Fausto.
  • Ministro da Educação, à época, foi Gustavo Capanema.

  • Está errado também associar fascismo ao racismo. 

  • Questão toda errada!

  • Errado

     

    Plínio Salgado, da Ação Integralista Brasileira, escritor modernista, jornalista e político, durante a ditadura do Estado Novo, impôs a adoção de princípios fascistas, não apoiava o racismo, com o slogan "união de todas as raças e todos os povos", o integrante Gustavo Barroso tinha opiniões antissemitas. AIB lançou o Manifesto Programa de 1937, que foi um dos principais documentos do movimento, influenciou as realizações do Estado Novo. Assim como uma série de programas como a "Casa-Própria" e a "Alfabetização de Adultos".

    Plínio Salgado negociava o futuro cargo de ministro da educação, tentando, com isso, garantir a presença dos integralistas no novo governo. Porém Vargas surpreendeu os integralistas, proibindo a existência de qualquer agremiação política a partir de novembro de 1937.

  • Assim quando se viu senhor da situação, Vargas tratou de tramar a derrubada dos integralistas. Em primeiro lugar, não convidou Plínio Salgado para ser ministro da Educação, como, segundo Salgado, disse que faria. Depois, jogou a Ação Integralista na ilegalidade. Injuriados, 2 mil integralistas do Exército tentaram derrubar Getúlio em março de 1938. Boris Fausto

    O golpe fracassou como já sabemos né! Vargas atentado não !!!!

  • GV nunca deu um cargo público ao Plínio Salgado