SóProvas


ID
398518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao Estado Novo, julgue os próximos itens.

Na ditadura de Vargas, o Ministério do Trabalho foi utilizado para controlar o movimento operário.

Alternativas
Comentários
  • Em 1930 foi criado o Ministério do Trabalho com o real objetivo de conter o operariado dentro dos limites do Estado burguês, bem como gerenciar a política de conciliação entre capital e trabalho.

    A Lei sindical de 1931 (Decreto 19770) cria os pilares do sindicalismo oficial no Brasil, com o controle financeiro do Ministério do Trabalho sobre os sindicatos. Definia o sindicalismo como órgão de colaboração e cooperação como Estado.

  • A criação do imposto sindical desvinculava o sindicato de sua base, pois o governo repassava aos sindicatos oficiais o imposto. Esse modelo fortalecia o vínculo entre o sindicato e o Estado em detrimento ao trabalhados que era taxado independente de sua filiação ao sindicato.
    Bons estudos!
  • Lembrar que a organização sindica do Estado Novo se baseou no corporativismo fascista da Carta del Lavoro de Mussolini.
  • Correta

     

    A criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio ocorreu em 1930 e é anterior à CLT, de 1943.

    Seu objetivo era trazer as organizações sindicais para a órbita do novo ministério, de forma que elas passassem a ser controladas pelo Estado. Por outro lado, estimulava-se também a organização e reconhecimento de sindicatos patronais, na perspectiva de se construir uma organização social sobre bases corporativas.

     

    http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/PoliticaSocial/MinisterioTrabalho

     

  • Nesse período se origina o termo "sindicato pelego" .