SóProvas


ID
398533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e
contemporânea.

A queda do Muro de Berlim, em 1989, foi uma manifestação emblemática do colapso do socialismo real na Europa.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    A queda do Muro de Berlim simbolizou a queda do Socialismo na Europa, simbolizando, também, a vitória do Capitalismo americano sobre o socialismo soviético. O muro dividia as duas alemanhas - uma capitalisma, outra socialista -. A queda do muro de Berlim era um fato inimaginável, pelo menos a curto  prazo, assimo como a reunificação da Alemanha Ocidental e Orienta, dadas as disparidades políticas, sociais e econômicas que as separavam.
  • A queda do muro de Berlim deu fim ao mundo socialista,prevalecendo o capitalismo norte-americano.E dividindo a Alemanha.
  • A Europa do Leste iniciou a ebulição política contra o sistema imperial soviético. A crise da lealdade dos partidos comunistas na região iniciou-se logo após a morte de Stalin, em 1953. A reelaboração política do modelo foi processada de forma conflitiva na maioria dos países. Albânia, Bulgária, Romênia e Tchecoslováquia modificaram o modelo para acomodar as vicissitudes nacionais e as histórias políticas anteriores. Já a Alemanha Oriental, a Polônia e a Hungria passaram a viver, de 1950 em diante, um certo processo de abertura política. No entanto, a nova crise de Berlim, em 1961, com a construção do Muro, marcou os limites desse processo.

        Na década de 1980, o aumento do contato com o Ocidente mostrou às pessoas o quanto o Leste estava atrasado em comparação com o Ocidente e sugeriu que seu padrão de vida estava caindo ainda mais. Com a retirada das tropas soviéticas dos países do Leste Europeu, sinalizando o fim da interferência de Moscou nos governos locais, os países socialistas da Europa Oriental foram sendo sucessivamente derrubados.O comunismo foi varrido por uma maré crescente de oposição popular e manifestações de massas.

       O processo começou na Polônia, em agosto de 1988, quando o sindicato Solidariedade organizou imensas greves contra o governo, que acabaram forçando-o a permitir eleições livres, nas quais os comunistas sofreram uma derrota pesada. Na Alemanha Oriental, em agosto e setembro de 1989, milhares de alemães orientais começaram a escapar para o lado ocidental através da Polônia, Tchecoslováquia e Hungria. Em outubro de 1989, houve uma onda de manifestações em toda a Alemanha Oriental, exigindo liberdade e o fim do comunismo. No final de 89, o governo comunista renunciou. O sucessor Egon Krenz começou a fazer concessões. Em pouco tempo, o Muro de Berlim foi derrubado e, no verão de 1990, a Alemanha foi reunificada.
     A resposta está correta.


  • Graças a DEUS!

  • Dividindo a Alemanha não né Eduardo Nogueira?!

     

    Reunificando a Alemanha!