SóProvas


ID
398605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os atuadores pneumáticos são importantes impulsionadores do
aumento da produtividade industrial: eles possuem enormes
vantagens sobre os acionamentos mecânicos. Tendo por base a
conceituação, a operação e a manutenção de circuitos pneumáticos,
julgue os próximos itens.

Entre as propriedades do ar estão a compressibilidade, a elasticidade, a difusibilidade e a expansibilidade. A difusibilidade é a propriedade do ar de ocupar todo o volume de qualquer recipiente, adquirindo seu formato.

Alternativas
Comentários
  • A difusibilidade é a propriedade do ar que lhe permite misturar-se homogeneamente com qualquer meio gasoso que não esteja saturado.

  • Elasticiadade é a propriedade que o ar tem de voltar ao seu volume inicial

  • Expansibilidade é a propriedade do ar de ocupar todo o volume de qualquer recipiente, adquirindo seu formato.

  • Compressibilidade é a propriedade relacionada à variação de massa específica do fluido (ar).

  • Elasticidade do ar: ar tem elasticidade. Quando tapamos o orifício da seringa e depois soltamos o êmbolo, observamos que este êmbolo tende a voltar à posição inicial. ... Ou seja, elasticidade é a propriedade que o ar tem de voltar ao seu volume inicial, quando para a compressão. O ar se expande.

    Compressibilidade do ar: ar pode sofrer compressão ou expansão e depois retornar ao estado em que estava. Quando é comprimido ele diminui o seu volume (Compressibilidade). Exemplo: apertar o êmbolo da seringa até o fim, tapando o orifício. ... Se parar de acontecer compressão, o ar volta a ocupar o espaço que ocupava antes (Elasticidade).

    DIFUSIBILIDADE DO AR: Propriedade do ar que lhe permite misturar-se homogeneamente com qualquer meio gasoso que não esteja saturado. Em pneumática, força e pressão são grandezas muito importantes.

    Expansibilidade do ar: é a propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o lugar disponível. O ar exerce pressão. A massa de ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície da Terra, que é a pressão atmosférica.