SóProvas


ID
3986800
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

       Principal grão do Brasil, foi introduzido no país em 1914. A partir da década de 1970, o setor registrou alto crescimento graças à migração de produtores do Sul, com o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo e do uso de pesticidas. “Os preços aumentavam e os produtores do Sul não tinham terra suficiente para desenvolver. Muitos se instalaram no Cerrado, onde transformaram terras baratas, que eram inóspitas para o plantio da oleaginosa”, disse Amélio Dall’Agnol, da Embrapa.


(www.afp.com, 15.06.2019. Adaptado.)



O grão e a região brasileira que abrigou a sua primeira frente de expansão são

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a soja foi introduzida pelos japoneses imigrantes que a trouxeram em 1908, mas o Brasil estava com a produção rural voltada para o café, logo a soja não ocupou espaço.

    O desenvolvimento efetivo da soja só ocorreu na década de 70, impulsionado pela indústria de óleo e pelas necessidades impostas pelo mercado mundial.

    A produção de soja no Brasil não é tradicionalmente de interesse interno, mas uma imposição determinada por grupos externos que ditam o que nós devemos ou não produzir.

    O Centro-Oeste surgiu como uma nova opção produtiva da soja, a partir da década de 70, quando houve uma mecanização na agricultura. O cerrado, antes visto como um solo pobre, ganhou então um novo olhar, pois surgiram insumos que corrigiram as alterações ou as deficiências de substâncias, tornando o solo apto à prática da agricultura. Outro motivo favorável para a expansão da soja foi o relevo mais plano.

    O Centro-Oeste hoje é o segundo maior produtor de soja do país, ocupando uma condição geopolítica que favorece à produção. A produção de soja tem alcançado, a cada ano, índices de produções cada vez mais elevados, decorrentes da inserção constante de tecnologia que ignora as questões de solo e climas.