SóProvas


ID
398887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de roteiros no âmbito da produção audiovisual, julgue os itens subsequentes.

Na produção de reportagem de jornalismo para televisão, é necessária a presença de repórter enquadrado no vídeo em passagem ou em stand-up.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com a questão. O cinegrafista pode até derivar a câmera para outra imagem, mas é necessário que o repórter apareça na passagem e no stand-up. Caso contrário, será um off.
  • Quando o Cespe fala "necessário" coloca de uma forma taxativa, o que não é verdade na produção de uma reportagem. É uma opção a passagem ou o stand-up e não uma obrigação.

    Provas do Cespe sempre usam palavras taxativas para pegar o candidato. Cuidado!  ;)
  • Para responder, basta lembrar da nota coberta (imagens e narração em off, sem passagem do repórter).

  • Eu também havia entendido que na passagem ou no stand up fosse necessária a presença do enquadramento do repórter - O necessário relativo aqueles formatos e não relativo a reportagem.... ENUNCIADO DÚBIO....

  • Em reportagens, nem sempre é necessária a presença de repórter. Ele pode apenas narrar o fato.

  • ERRADO. A questão dá a entender, de uma forma taxativa, que para produzir uma reportagem de TV é necessário (no sentido de obrigatório) ter a presença do repórter na passagem ou stand-up. A passagem/stand-up nem sempre serão necessários, a PASSAGEM OU STAND-UP NÃO SÃO OBRIGATÓRIOS NUMA REPORTAGEM.

    (...) nem sempre a passagem do repórter é necessária numa edição. O que importa é a notícia, portanto, a presença dele, apenas para que ele apareça, pode quebrar a sequencia da edição. (Manual de Jornalismo para TV, Rádio e Novas mídias, Heródoto barbeiro, página 158).