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Prova CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Jornalismo


ID
398764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os conceitos publicidade e propaganda são, no senso comum, sinônimos. Porém, no sistema normativo brasileiro, esses conceitos adquirem conotações específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

O termo publicidade, que significava, originalmente, tornar público, referindo-se, inclusive, à livre circulação das ideias, adquiriu conotação relacionada aos atos legais do Poder Executivo.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão trata de um dos principios da Administração Pública parte do LIMPE (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, PUBLICIDADE e Eficiência). Quer dizer que todos atos públicos de ser divulgados ou acessíveis ao público.
  • Questão boa pra ser cobrada como dissertação.
  • L.I.M.P.E.


ID
398767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os conceitos publicidade e propaganda são, no senso comum, sinônimos. Porém, no sistema normativo brasileiro, esses conceitos adquirem conotações específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, embora seja uma prerrogativa do Estado e do governo, não pode servir à promoção de autoridades ou servidores públicos, sob pena de ser considerada propaganda pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, isso não seria uma obrigação do Estado e não uma prerrogatia?

ID
398770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os conceitos publicidade e propaganda são, no senso comum, sinônimos. Porém, no sistema normativo brasileiro, esses conceitos adquirem conotações específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Segundo a Constituição Federal vigente, a lei só pode restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social assim o exigirem. Nesse caso, o sentido de publicidade coincide com o sentido de propaganda.

Alternativas
Comentários
  • A primeira parte está perfeita. No entanto, a questão se equivoca ao dizer que o sentido de publicidade coincide com o de propaganda.

    LX - a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais

    quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;


    Bons estudos!

  • Errado.

    Complementando o comentário da colega Marina, o sentido de publicidade e de propaganda, no que diz respeito à CF são diferentes.

    A publicidade está diretamente ligada à transparência da informação pública. Já a propaganda, está ligada a anúncios nos meios de comunicação.


ID
398773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os conceitos publicidade e propaganda são, no senso comum, sinônimos. Porém, no sistema normativo brasileiro, esses conceitos adquirem conotações específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os termos publicidade e propaganda, no uso corrente relativo ao agenciamento regulamentado de campanhas, são, muitas vezes, sinônimos.

Alternativas

ID
398776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os conceitos publicidade e propaganda são, no senso comum, sinônimos. Porém, no sistema normativo brasileiro, esses conceitos adquirem conotações específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

O termo propaganda é bastante associado a partidos políticos e eleições. No período eleitoral, por exemplo, há restrições a várias modalidades de publicidade.

Alternativas

ID
398779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com as teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Tanto a teoria do agenda setting quanto a teoria hipodérmica tratam de efeitos comportamentais diretos e imediatos e consideram que o público é incapaz de reagir criticamente aos temas agendados pelos meios de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO: a banca misturou os dois conceitos (agenda setting, teoria hipodérmica) e no final das contas inventou um conceito.
  • A Teoria Hipodérmica fala que o emissor é atingido pelas informações de forma homogênea e não permite o direito de pensar sobre a informação recebeda. É como se fosse uma agulha de informações.

    Já a teoria do Agenda Setting não fala que as informações recebidas são aceitas sem reflexão, essa teoria fala que as notícias divulgadas pela mídia pode virar assunto entre os emissores.
  • A teoria do agenda setting - tb afirma que raramente as empresas de mídia conseguem influir sobre o que pensar e sim quais temas devem ser discutidos, ou seja, há uma limitação no seu poder de influência/manipulação.
  • ERRADA

    A questão está errada, pois, agenda setting e teoria hipodérmica são teorias diferentes.
    a TEORIA HIPODÉRMICA trata de indivíduos atomizados, os meios de comunicação tem efeito direto e imediato sobre eles, o comportamento é esperado frente a um estimulo padrão.

    na AGENDA SETTING, os efeitos, ao contrário da teoria hipodermica, não são instantâneos, mas cumulativos no tempo. A teoria propõe "sobre o que discutir", a agenda midiática era responsável por enfatizar um conjunto de informações e torná-la relativamente conhecida pela audiência, 
  • Entre as teorias da comunicação, a teoria hipodérmica - também conhecida como teoria da bala mágica - propõe um modelo de cmounicação segundo o qual uma mensagem lançada pelos meios de comunicação é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção. O isolamento do indivíduo na massa é pré-requisito dessa teoria, que coincide com o início da utilização da propaganda de massa e seus efeitos para totalistarismo. O modelo da manipulação surgiu durante a I Guerra Mundial, nos Estados Unidos, com estudos de Harold D. Lasswell. Essa teoria foi superada pelo próprio Lasswell, quando ciou o esquema "quem diz o quê, porqual canal e com que efeito", colocando em questão a maneira com que cada receptor age em relação à mensagem.

    Ciro Marcondes Filho, Dicionário da Comunicação, Pág. 309

     

    Agenda setting ou agendamento é um tipo de efeito social dos meios de comunicação a longo prazo que envolve a seleção, incidência e disposição de notícias sobre temas que a opinião pública falará e discutirá. Algumas notícias ou temas serão mais pautados do que outros nos veículos de comunicação, criando uma espécie de horizonte de eventos, ou seja, alguns fatos, ao serem selecionados e dispostos de forma mais enfática, serão encarados pelo público como temas ou problemas de legítima relevância ou pertinência.

    Os pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw, os primeiros a abordar esse fenômeno, confirmaram em suas pesquisas o poder da comunicação em projetar acontecimentos na opiniçao pública, criando um "pseudoambiente" fabricado e montado. Se os estudos da Mass Communication Research, de Lazarsfeld, demostraram a limitação do poder dos meios de comunicação em impor conteúdos aos receptores, o fenômeno da agenda setting apresenta uma nova dimensão sobre esta questão: os meios de massa podem não ter êxito em dizer ao público o que pensar, mas são espantosamente eficienets em dizer sobre o que pensar.

    Ciro Marcondes Filho, Dicionário da Comunicação, Pág. 28/29


ID
398782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com as teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Pesquisas patrocinadas pela UNESCO, na década de 90 do século passado, ratificaram a ideia, defendida por diversas teorias em décadas anteriores, de que as audiências imitam comportamentos violentos veiculados na mídia.

Alternativas
Comentários
  • A banca anulou esta questão.
  • Eu errei a questão porque marquei a afirmativa como Certa. E não entendi se a questão foi anulada ou não. Mas no site da Unesco encontrei o texto "A Criança e a violência na mídia" do qual tirei a citação abaixo que, no meu entendimento, considera que a audiência imita a violência veiculada na mídia.

    "Na França, uma autoridade independente, a Junta de Mídia Audiovisual,foi criada para assegurar a proteção das crianças no planejamento das transmissões. Ela elaborou orientações para os canais de TV e deu início a procedimentoscontra a violação dessas orientações. No Reino Unido, a BBC, a Comissão deTelevisão Independente e a Autoridade de Rádio estabeleceram orientações para a proteção da criança contra material que possa prejudicar seu desenvolvimentomental, moral ou físico:

    As orientações para programas infantis cobrem as áreas de violência, linguagem,bom gosto e decência. Estas orientações levam em consideração o contexto da ação e o perigo do comportamento imitativo pelas crianças. Na área de noticiários e documentários, há uma consciência particular da vulnerabilidade e sugestibilidade infantil. Os produtores também devem se conscientizar dos perigos, para as crianças, de programas que incluam práticas ocultas ou psíquicas, fumo, bebidas e drogas."
    http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001308/130873por.pdf

ID
398785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com as teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Uma das descobertas da teoria da espiral do silêncio foi a de que, em determinados contextos, pode haver discrepância entre a opinião manifesta e a opinião latente. O medo do isolamento explica o fato de uma pessoa ter certa convicção e revelar outra publicamente.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria da Aspiral do Silêncio estuda a relação entre os meios de comunicação e a opinião pública.
  • Certo.

    A teoria da Espiral do Silêncio defende que os indíviduos buscam a integração social através da observação da opinião dos outros e procuram se espressar dentro dos parâmetros da maioria para evitar o isolamento. Para cada discurso majoritário existe um outro, monoritário, contido esperando o  melhor momento para entrar em cena.
  • O conceito, desenvolvido nos anos 1970 por um grupo de pesquisadores liderados pela alemã Elizabeth Noelle-Neumann, utiliza conceitos da psicologia social e estudos sobre opinião pública para mostrar como uma opinião divulgada pelos meios de comunicação tende a se tornar pública. A ideia da Espiral do Silêncio mostra que uma opinião, uma vez disseminada pela mídia, tende a ser progressivamente aceita como pública.
    (...)
    A percepção de uma opinião como dominante não significa, em absoluto, que esa opinião seja a dominante. No entanto, na medida em que é percebida como tal, os indivíduos tendem a agir guiados por essa percepção mais do que por qualquer outra coisa. Assim, uma opinião percebida como dominante tem chantes de se tornar dominante. 
    (...)
    A regra da maioria progressivamente inibe a manifestação de qualquer pensamento contrário. E isso leva ao conceito de "silêncio".
    Noelle-Neumann parte do princípio de que os seres humanos têm medo do isolamento social. O isolamento é um comportamento a se evitar e, para isso, torna-se necessário compartilhar algm tipo de elemento comum com outras pessoas.

     

    Luís Mauro Sá Martino, Teoria da Comunicação, p. 212/213


ID
398788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com as teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

A teoria dos two steps flow of communication (dois estágios da comunicação) recebeu esse nome em decorrência da constatação de que líderes com acesso às informações dos meios de comunicação tendem a ser decisivos na formação das convicções de seus liderados.

Alternativas
Comentários
  • Por isso que é chamado de Teoria de dois estágios da Comunicação. Os líderes, pessoas capazes de formar a opinião da comunicação de massa, selecionam as notícias mais "interessantes" e repassam para seus liderados.
  • O aval de um líder comunitário, sobre quem repousa uma relação de confiança/admiração tem mais influência sobre o receptor comum, posto que os contatos pessoais são mais impactantes na formação de uma opinião. Portanto, o processo de comunicação deve ser entendido a partir da análise das interações entre os destinatários, logo, a influência dos media passa pelo “funil” do líder de opinião.

  • TWO STEP FLOW: Lazarsfeld, Berelson e Gaudet percebem uma comunicação em dois níveis, duas etapas, em que o foco inicial é promover a adesão de Líderes de Opinião, também chamados de Formadores de opinião. Esses seriam pessoas de destaque na comunidade, que contribuem diretamente na construção da opinião pública. 

    Os formadores de opinião, uma vez captados pela ideia, passam a influenciar o público. A eficácia da notícia/informação e seus efeitos dependem da credibilidade do comunicador, que tem o poder de sensibilizar os seus receptores, distribuídos em pequenos grupos. (FONTE: Estratégia Concursos)


ID
398791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com as teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Uma das dificuldades à compreensão dos fenômenos da comunicação de massa decorre da existência de fronteiras bem definidas entre as correntes teóricas — muitas vezes excludentes entre si — que analisam esses fenômenos, o que impede a realização de análises interdisciplinares nessa área.

Alternativas
Comentários
  • Uma das dificuldades à compreensão dos fenômenos da comunicação de massa decorre da existência de muitas teorias com pouca diferença entre elas, ou seja, com pouca delimitação... E isso não afeta a interdisciplinariedade.
  • No caso do jornalismo, objeto muito investigado pelas teorias da comunicação, "estas teorias não se excluem mutuamente, ou seja, não são puras ou necessariamente independentes umas das outras."

     

    Fonte: Teorias do Jornalismo. Nelson Traquina. 2004. V. I


ID
398794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com as teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

A teoria crítica oriunda da Escola de Frankfurt é responsável pela criação do conceito de indústria cultural. Na concepção dos integrantes dessa escola, é inadequado considerar que a massa é capaz de produzir cultura como uma prática social.

Alternativas
Comentários
  • Os termos Teoria Crítica e Escola de Frankfurt podem ser sinônomos, visto que a Teoria Crítica se desenvolve no âmbito da Escola onde se cunhou a expressão "Indústria Cultural" em substituição ao termo Cultura de Massas. O termo Indústria Cultural foi usado por Horkheimer e Adorno no texto Dialética do Esclarecimento (1942-1947).

    Indústria Cultural segundo os autores: sistema econômico e político, que tinha por finalidade produção de bens culturais como mercadoreias, bem como mecanismo de controle social. Portanto, não cabe o entendimento de que a massa seja capaz de produzir a cultura como prática social.
  • CERTO

    a TEORIA CRÍTICA, diz que a comunicação só tem sentido dentro de um todo social, ela é estudada no contexto de um processo social e histórico global da sociedade,

    A INDUSTRIA CULTURA convertia cultura em mercadoria. O rádio e filmes eram produzidos em um sistema harmonico e dapatados para o consumo das massas, visando certo arrefecimento do senso crítico, acomodação, um tipo de manipylação.
    para a ESCOLA DE FRANKFURT a idéia do que somos depende do que consumimos.

    Como a teoria hipodérmica, a teoria critica considera os individuos atomizados, incapazes de reação e raciocínio próprio.
  • Como bem disse Liria, não cabe o entendimento de que a massa seja capaz de produzir a cultura como prática social. Aí está o X da questão.


ID
398797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com as teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Considera-se o pensamento comunicacional da Escola dos Estudos Culturais ingleses herdeiro direto das concepções frankfurtianas de que as massas são reféns da comunicação mistificadora e alienante.

Alternativas
Comentários
  • O eixo principal dos Estudos Culturais são as relações entre cultura contemporânea e a sociedade, verificando desdobramentos como: práticas culturais, instituições e mudanças sociais. Nesse âmbito a pesquisa também levava em conta os mecanismo de controle social, como na Escola de frankfurt com a Indústria Cultural, mas não sofreram influência de tal escola.
  • ERRADO

    Os ESTUDOS CULTURAIS depõe contra a Teoria Hipodérmica e a ESCOLA DE FRANKFURT, pois a audiência é vista como polo ativo na comunicação de massa.

    A ênfase em comunicação de massa, desta Escola, recai no escopo de suas articulações com a cultura e as estruturas socias. A teoria fala de uma elaboração mais criteriosa do processo comunicativo, não é mais uma mera transmissão, o público não é mais manipulado pela propaganda, esclarecido, educado, se envolve nos processos comunicativos.

    Valoriza-se a CULTURA POPULAR, e perde força a cultura de "elite" e "massa".

  • Lembrar que os ESTUDOS CULTURAIS se mostram contra a Teoria Hipodérmica e a ESCOLA DE FRANKFURT. Só por isso dá para saber que a questão está errada.

  • Estudos Culturais

    Os estudos feitos no Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), ou Escola de Birmingham, fundado em 1964. São estudos trans- ou interdisciplinares de elementos da cultura contemporânea como caminho para entender as relações sociais.

    (...)

    A questão abrangente, nesses estudos, era a relação do simbólico com o social; os grandes temas eram a ideologia, as subjetividades, as identidades e a representação, discutidos com a ajuda da sociologia, da antropologia, da filosofia e da teoria literária.

    Dicionário da Comunicação, Ciro Marcondes Filho, p. 178/9


ID
398800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Tendo em vista que as abordagens dos fenômenos da comunicação pela sociologia trouxeram importantes contribuições para a compreensão desses fenômenos, julgue os itens a seguir.

A perda da aura da obra de arte, decorrente da reprodutibilidade técnica imposta em um contexto de produção seriada — inclusive, de objetos de valor cultural —, corresponde, na compreensão de Walter Benjamin, à dessacralização dos ícones.

Alternativas
Comentários
  • Para Walter Benjamin, a cópia perde a referência da obra de arte original. Ou seja, a massificação da cultura fez com que a "aura" se perdesse. Assim, a "reprodutibilidade técnica" faz com que a crítica que se perca. A notícia, a informação, a obra, funciona segundo a mesma lógica de organização de outras indústrias. A produção passa a ser orientada para a possibilidade de consumo.

ID
398803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Tendo em vista que as abordagens dos fenômenos da comunicação pela sociologia trouxeram importantes contribuições para a compreensão desses fenômenos, julgue os itens a seguir.

A mídia é capaz de transmitir esclarecimentos acerca do consumo consciente e, paradoxalmente, estimular o superconsumo por meio de estratégias de marketing e de publicidade. Os desconfortos decorrentes de paradoxos dessa natureza podem ser explicados com base na teoria das dissonâncias cognitivas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Certo

    Dissonância cognitiva é um termo da psicologia social, que se refere ao conflito entre duas idéias, crenças ou opiniões incompatíveis. Como esse conflito geralmente é desconfortável os indivíduos procuram acrescentar "elementos de consonância", mudar uma das crenças, ou as duas, para torna-las mais compatíveis.[1] Este efeito foi descrito pela primeira vez numa experiência realizada nos Estados Unidos por Leon Festinger e Carlsmith em 1959.

    Trata-se da percepção da incompatibilidade entre duas cognições diferentes, onde "cognição" é definido como um qualquer elemento do conhecimento, incluindo as atitudes, emoção, crenças ou comportamentos. A dissonância ocorre a partir de uma inconsistência lógica entre as suas crenças ou cognições (por exemplo, se uma ideia implicar a sua contradição). A consciência ou a percepção de contradição pode tomar a forma de ansiedade, culpa, vergonha, fúria, embaraço, stress e outros estados emocionais negativos.

    A teoria da dissonância cognitiva afirma que cognições contraditórias entre si servem como estímulos para que a mente obtenha ou produza novos pensamentos ou crenças, ou modifique crenças pré-existentes, de forma a reduzir a quantidade de dissonância (conflito) entre as cognições.

    A dissonância pode resultar na tendência de confirmação, a negação de evidências e outros mecanismos de defesa do ego. Quanto mais enraizada nos comportamentos do indivíduo uma crença estiver geralmente mais forte será a reacção de negar crenças opostas.

    Em defesa ao ego, o humano é capaz de contrariar mesmo o nível básico da lógica, podendo negar evidências, criar falsas memórias, distorcer percepções, ignorar fatos científicos e até mesmo desencadear uma perda de contato com a realidade (surto psicótico).


ID
398806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Tendo em vista que as abordagens dos fenômenos da comunicação pela sociologia trouxeram importantes contribuições para a compreensão desses fenômenos, julgue os itens a seguir.

A teoria dos aparelhos ideológicos de Estado, de Louis Althusser, considera aparelho ideológico de Estado apenas os segmentos da mídia que estão em poder do Estado, como, por exemplo, as emissoras estatais.

Alternativas
Comentários
  • Essa teoria faz uma análise do pensamento hegemônico, portanto, dominante através da utilização estratégica dos meios de comunicação de massa e de outros elementos da indústria cultural , que divulgariam conceitos elaborados pela classe dominante, de forma a dominar e manobrar as massas.
    Assim as elites - que são grupos de poucos participantes, assume voz dominante.Althusser descreve a noção de que a elite contém o poder do Estado.
    "Dado que, em princípio, a 'Classe dominante" detém o poder estatal (abertamente ou, na maioria das vezes, mediante alianças entre classes ou frações de classes), e , portanto, tem a seu dispor o Aparelho (Repressivo) de Estado, podemos admitir que essa mesma classe dominante é atuante nos Aparelhos Ideológicos de Estado, na medida em que, em última análise, é a ideologia dominante que se realiza nos Aparelhos Ideológicos de Estado, através das suas próprias contradições.  Assim, os parelhos ideológicos seriam instrumentos da classe dominante usados para convencer a maioria a se deixar ser explorada.
  • No entanto, os segmentos da mídia que estão em poder do Estado, como as emissoras estatais, não são os únicos aparelhos utilizados pelo Estado.
  • Os Aparelhos Ideológicos de Estado designam realidades que se apresentam na forma de instituições distintas e especializadas. São eles:

    AIE religiosos (o sistema das diferentes Igrejas); AIE escolar (o sistema das diferentes escolas públicas e privadas); AIE familiar; AIE jurídico; AIE político (o sistema político, os diferentes Partidos); AIE sindical; AIE cultural (Letras, Belas Artes, esportes, etc.); AIE de informação (a imprensa, o rádio, a televisão, etc.).


ID
398809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Tendo em vista que as abordagens dos fenômenos da comunicação pela sociologia trouxeram importantes contribuições para a compreensão desses fenômenos, julgue os itens a seguir.

O poder que as fontes oficiais exercem sobre a pauta dos jornalistas levou teóricos da comunicação, como, por exemplo, Stuart Hall, a classificarem essas fontes como definidores primários (primary definers) e os jornalistas como definidores secundários (secondary definers), mesmo quando estes não mantêm com as fontes oficiais uma relação de subserviência.

Alternativas
Comentários
  • Stuart Hall et al. (1978): definidores primários (fontes) e secundários (jornalistas):

    Fonte primária

    É aquela que fornece diretamente a essência de uma matéria jornalística, por estar próxima ou na origem da informação.

    Geralmente revela dados em primeira mão, que podem ser confrontados com depoimentos e análises de fontes secundárias.

    Fonte secundária

    É o tipo de fonte que contextualiza, interpreta, analisa, comenta ou complementa a matéria jornalística, produzida a partir de uma fonte primária.

    Igualmente, é com quem o repórter “repercute” os desdobramentos de uma notícia (suíte). Também é consultada na preparação de uma pauta.

  • Resposta: Certo
    Comentário útil para quem não é colaborador contribuinte.

ID
398812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Tendo em vista que as abordagens dos fenômenos da comunicação pela sociologia trouxeram importantes contribuições para a compreensão desses fenômenos, julgue os itens a seguir.

Os conceitos de culto de personalidade e de estética da recepção estão associados, pois ambos tratam da tendência das massas de se deixarem influenciar por grandes personalidades, como os políticos carismáticos e os pop stars.

Alternativas
Comentários
  • Teoria da Recepção: estuda o comportamento humano na comunicação. Busca entender o que levou o emissor a começar a ação de emitir e o que fez o receptador receber a informação e como foi recebida.
  • Questão errada. O culto de personalidade até se relaciona com políticos carismáticos, mas a estética de recepção concebe apenas a literatura, a leitura e a função do leitor como seus aspectos principais de estudo. 

    Culto de Personalidade: é uma estratégia de propaganda política baseada na exaltação das virtudes - reais e/ou supostas - do governante, bem como da divulgação positivista de sua figura. Cultos de personalidade são freqüentemente encontrados em ditaduras, embora também existam em democracias. O termo culto à personalidade foi utilizado pela primeira vez por Nikita Khrushchov no "Discurso secreto" para denunciar Josef Stalin, Khrushchov citou uma carta de Karl Marx, que critica o "culto do indivíduo". Um culto da personalidade é semelhante ao apoteose, exceto que ele é criado especificamente para os líderes políticos.
    Fonte: 
    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/culto-de-personalidade

    Estética de Recepção: surgiu como necessidade de se responder às novas  tentativas de interpretação do texto literário não mais como um produto acabado de seu autor ou simplesmente como objeto estético. A literatura moderna  necessitava de novas  perguntas, novos critérios, não mais aqueles usados antigamente, para ser revelada. Todavia, os questionamentos antigos permanecem importantes para a interpretação por seu valor histórico e mostram os caminhos pelos quais a interpretação já  trilhou, mas que no presente perdem o sentido. Para que  emerjam as novas perguntas, é preciso que sejam separadas daquelas convencionais e se pense a nova obra a partir de novos questionamentos. Assim, da intenção do texto, passou-se à sua recepção, ao modo como o texto reflete e faz refletir sobre o ser humano.
    Fonte: http://www.ple.uem.br/defesas/pdf/rlgpsilvestrini.pdf


ID
398815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às práticas de pitching e crossmedia, julgue os itens subsequentes.

A TV digital, por proporcionar, no que concerne aos conteúdos veiculados, elevados níveis de interação, participação e personalização por parte do telespectador, é uma das plataformas facilitadoras da prática do crossmedia.

Alternativas
Comentários
  • Crossmedia (também conhecida como Cross media ou Cross-media) é a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline. Conceito dos anos 90, envolvendo publicidade em múltiplos meios. Ou seja, um conceito simplista sobre publicidade e canais de veiculação.

    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Crossmedia
  • O Crossmedia é um termo usado para designar o Marketing 360 na publicidade, que consiste em distribuir serviços, produtos e experiências por meio de diversas mídias ou plataformas de comunicação existentes, seja digital ou offline, com peças para TV, rádio, blogs, redes sociais, cartazes, panfletos etc, lançados de forma simultânea.

    É uma forma de fazer publicidade para atingir diferentes públicos, com cada peça apropriada ao formato do canal de veiculação.

    Com as redes sociais cada vez mais em alta, a aplicação do Crossmedia é uma tendência inquestionável, mas os caminhos a seguir para coordenar todas as mídias ainda demandam bastante ousadia e criatividade pelas agências.

    Criar um anúncio que seja funcional em todas as mídias, por exemplo, um totem de rua, que direcione para o facebook, que contenha um vídeo no youtube, em que o resultado seja um SMS. Ufa, haja planejamento.

    Hoje, o que temos no mercado é uma tentativa de trabalhar o marketing viral, gerando visitações no site e mídia espontânea para a marca, mas podemos chegar ao ponto em que as pessoas participem criando conteúdo para a marca, como acontece com Wikipédia e youtube.

    Fonte: http://www.p3k.com.br/2012/o-crossmedia-em-tempos-de-rede-social/

  • Complementando, o pitching (ou pitch) que está no enunciado da questão trata-se de "uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de conquistar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio."

    (http://www.anjosdobrasil.net/pitch.html)


ID
398818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às práticas de pitching e crossmedia, julgue os itens subsequentes.

Na composição do mix de marketing — produto, preço, praça e promoção —, a variável que mais demanda planejamento de crossmedia é a promoção.

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Certo

    Crossmedia (também conhecida como Cross media ou Cross-media) é a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline. Conceito dos anos 90, envolvendo publicidade em múltiplos meios. Ou seja, um conceito simplista sobre publicidade e canais de veiculação.


ID
398821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às práticas de pitching e crossmedia, julgue os itens subsequentes.

Por meio do pitching realiza-se um processo de seleção organizado para a escolha de novos conteúdos de programação entre produtoras concorrentes.

Alternativas
Comentários

  • item Correto

    Pitching é o ato de convencer os outros a fazerem algo com sua ideia. Ou seja, é um jeito efetivo e rápido de convencer as pessoas de que sua ideia é sensacional.

    Bom estudo ;)
  • O que é Pitching? Convença os outros sobre suas ideias.


    recruitment-poster.jpgTer uma boa ideia é dificil, mas convencer os outros a usarem ou aprovarem tal ideia é mais dificil ainda. O ato de convencer os outros a fazerem algo com sua ideia é chamado de Pitching, principalmente em termos de um novo negócio / site / startup, ou melhor, adquirir investidores e financiadores para sua nova ideia-que-será-o-próximo-Google. Mas, não para por aí, você pode usar técnicas de Pitching para qualquer situação: convencer um editor a publicar o seu livro, entrevistas de emprego, um artigo, etc.

    Pitching pode ser definido como: um jeito efetivo e rápido de convencer as pessoas de que sua ideia é sensacional.

    “Investidores não investem em negócios. Eles investem em histórias sobre negócios”


    * Ver artigo completo em:

    http://www.auriumsoft.com.br/blog/2010/04/o-que-e-pitching-convenca-os-outros-sobre-suas-ideias/


ID
398824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às práticas de pitching e crossmedia, julgue os itens subsequentes.

A seleção interpares dos concorrentes por meio de urnas eletrônicas disponibilizadas nos sítios das organizações interessadas é prática corrente de pitching.

Alternativas
Comentários
  • É uma prática de Crossmedia.


ID
398827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às práticas de pitching e crossmedia, julgue os itens subsequentes.

Projeto que não prevê, para sua execução, a disponibilidade, ao menos parcial, de recursos financeiros por parte dos produtores é preliminarmente eliminado, ainda na etapa de inscrição, de processo de pitching.

Alternativas
Comentários
  • O pitch é uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio, assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas. O pitch deve tanto poder ser apresentado apenas verbalmente quanto ilustrado por 3 a 5 slides. Ele deve conter basicamente:

    1. Qual é a oportunidade.
    2. O Mercado que irá atuar.
    3. Qual é a sua solução.
    4. Seus diferenciais.
    5. O que está buscando.

    Fonte: http://www.endeavor.org.br/artigos/start-up/ferramentas/como-elaborar-um-pitch-quase-perfeito

  • "Pitching é uma expressão americana usada originalmente no beisebol para designar o lançador da bola e foi adaptado para o lançamento do discurso de venda, um discurso pré-preparado e ensaiado para ser usado em qualquer oportunidade na qual o empreendedor precise ‘vender’ sua ideia para alguém.


ID
398830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às práticas de pitching e crossmedia, julgue os itens subsequentes.

Também denominado marketing 360º, o crossmedia não se destina à conjugação de plataformas online e offline, pois requer distintas estratégias de veiculação para cada caso.

Alternativas
Comentários
  • Resposta :

    Letra e)

     

    Crossmedia (também conhecida como Cross media ou Cross-media) é a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline. Conceito dos anos 90, envolvendo publicidade em múltiplos meios. Ou seja, um conceito simplista sobre publicidade e canais de veiculação.

  • "Pitching é uma expressão americana usada originalmente no beisebol para designar o lançador da bola e foi adaptado para o lançamento do discurso de venda, um discurso pré-preparado e ensaiado para ser usado em qualquer oportunidade na qual o empreendedor precise ‘vender’ sua ideia para alguém."
  •  

    Conceitualmente, o que chamamos de "cross-media", nada mais é do que a possibilidade de uma mesma campanha, empresa ou produto utilizar simultaneamente diferentes tipos de mídia: impressa, TV, rádio ou Internet



    Já o Pitching  pode ser definido como: um jeito efetivo e rápido de convencer as pessoas de que sua ideia é sensacional, de convencer as pessoas a comprar sua ideia.

ID
398833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das novas tecnologias de comunicação e de sua importância para os meios de comunicação, julgue os itens seguintes.

A digitalização, a convergência tecnológica e a Internet contribuíram para a emergência de um fenômeno que se tem chamado de rádio hipermidiático. Os pesquisadores desse fenômeno concordam que, qualquer que seja o novo rádio, sua base deve ser sonora.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. 
    Como explica Meditsch (2001), o rádio não desaparecerá, mas será fortalecido pelas possibilidades que a internet e, acredita-se, a digitalização, oferecem. O rádio ainda se manterá, como destaca o autor, sonoro. Mas não pode mais se balizar pelas três características definidoras propostas por ele: “um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real” (MEDITSCH, 2001, p. 04).

    Fonte: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf
  • A demanda por uma nova estrutura narrativa, multimidiática e multiplataforma, que busque a complementação e a ampliação do conteúdo, demanda do jornalista uma reformulação em suas rotinas e o investimento em novas habilidades e competências. O rádio onde este jornalista irá atuar também é novo. Trata-se do rádio hipermidiático, que fala em diversas linguagens, em distintos suportes e, ainda assim, mantém no áudio seu foco. Embora a produção do rádio através de múltiplas plataformas e linguagens seja crucial para o jornalista, para a emissora atrair uma nova parcela do público, o rádio em si precisa se manter como tal. O áudio precisa ser independente e, ao mesmo tempo, complementar. Nem todo ouvinte pode – ou quer – buscar um aprofundamento, uma multiplicidade de linguagens – seja através do rádio digital ou do suporte web da emissora.

     

    http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf


ID
398836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das novas tecnologias de comunicação e de sua importância para os meios de comunicação, julgue os itens seguintes.

Os meios de comunicação estão inseridos em um ambiente de plataformas múltiplas e complementares entre si e de tal forma que denominar todo esse processo de convergência tecnológica é incorrer em reducionismo, pois igualmente convergentes são os níveis empresarial, profissional e de conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Alguém?

  • Também não. Principalmente a parte de “reducionismo”, que me pareceu incoerente.
  • Também não consegui entender como correta.


ID
398839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das novas tecnologias de comunicação e de sua importância para os meios de comunicação, julgue os itens seguintes.

A despeito da convergência tecnológica, a Internet não rompeu com o conceito tradicional de meio de comunicação ou com a sua dependência de um aparelho-função, já que o acesso à rede mundial de computadores ainda depende de um dispositivo específico, nesse caso, de natureza computacional.

Alternativas
Comentários
  • A internet estimula o jornalismo cidadão (ou colaborativo). Esse novo conceito, traz a tona a figura do receptador como formador de conteúdo. Mais: ele participa do meio, interage e ainda, escolhe como, quando e de que forma, o conteúdo é divulgado. Assim, essa nova prática rompe com o conceito tradicional de informação.
  • ERRADO

    A convergência tecnológica não depende de canais de distribuição específicos. Trata-se de uma mudança de paradigma, que engloba o uso de vário canais, variados modos de acessar o conteúdo e uma relação estreita entra a mídia corporativa e a cultura participativa.

    Um mesmo conteúdo tende a ser direcionado para muitas mídias. (sendo a internet o melhor lugar para produzir e disseminar informações)

  • O acesso á rede não é feito apenas de um dispositivo computacional. Hoje, é possível acessar através de celulares, TV.


ID
398842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito das novas tecnologias de comunicação e de sua importância para os meios de comunicação, julgue os itens seguintes.

Segundo alguns pesquisadores, o web-rádio, para que seja considerado rádio, deve manter as três características definidoras do rádio, ou seja, deve ser um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real.

Alternativas
Comentários
  • o erro está na palavra "invisível"
  • Questão errada. Como destaca Meditsch (2001), o rádio ainda se manterá sonoro. Mas não poderá mais se balizar por suas três características definidoras: “um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real” (MEDITSCH, 2001, p. 04).

    Fonte: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf
  • Questão da FCC: O Rádio Digital permite abrir o canal de rádio para a transmissão de dados, como textos e imagens no visor do aparelho receptor´.

    ---------------

    Ou seja, a web-rádio não é um meio de comunicação sonoro e invisível, pois boa parte de seu conteúdo também poderá ser lido.

    Entre as principais vantagens do rádio digital sobre o analógico podemos citar: melhoria na qualidade do áudio, multiprogramação, transmissão de dados (textos, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência, etc.), cobertura de uma mesma área com menor potência e a otimização do espectro eletromagnético.

     

    http://www.drm-brasil.org/content/o-que-%C3%A9-r%C3%A1dio-digital

  • Aqui vai um desabafo.

    Já devo ter feito, pelo menos, umas 10 questões (o que considero muito) da Cespe com o início da assertiva com esse "segundo alguns pesquisadores". Óbvio que o elaborador da prova tem a liberdade de abordar um tema de maneira que o candidato "erre" a questão, afinal é esse o objetivo de uma prova de concurso, reprovar pessoas. Porém, não é "vale tudo". Uma prova de concurso é um documento vinculado a um edital de caráter normativo (ou deveria). Precisa sim de referência. Para um prova do cargo de jornalista, feita e elaborada por jornalistas, com tantos autores que podem ser referenciados, é realmente uma tristeza p/ quem estuda com seriedade encarar uma "elaboração" dessas.


ID
398845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

Uma sala virtual de imprensa deve caracterizar-se, sobretudo, pela quantidade e variedade de informações, funcionando como um generoso servidor de conteúdos, de maneira a promover as consultas locais acerca dos objetivos, da missão e dos fatos organizacionais da empresa ou instituição.

Alternativas
Comentários
  • Errado   Sala virtual de imprensa (SVI) é uma versão eletrônica dos materiais de divulgação impressos, vídeos, fotos, relatórios de atividades, balanços sociais e financeiros. Dependendo do foco empresarial da organização, pode conter dados estatísticos de periodicidade inferior a anual, canais diretos como salas de conversação, descrição de serviços e produtos oferecidos, lista de fontes e espaço tira-dúvidas.   Segundo Wilson da Costa Bueno: "a existência da sala de imprensa não significa, no entanto, que as empresas brasileiras estejam organizando, corretamente e de maneira competente, este espaço fundamental de relacionamento com os jornalistas. Pelo contrário, com raras exceções, elas têm uma visão restrita e equivocada da Sala de Imprensa, concebida apenas como um mero depósito de releases e de alguns poucos materiais (como fotos, por exemplo). Este fato acentua a falta de uma cultura de comunicação sintonizada com as novas tecnologias".   Várias empresas possuem SVIs, como a Record, a Vale, Bradesco etc.   Vejamos a questão: a SVI deve (pode, não necessariamente deve) caracterizar-se pela quantidade e variedade de informações, funcionando como um generoso servidor de conteúdos...

  • O erro desta questão está em afirmar que a SVI serve existe  "de maneira a promover as consultas locais acerca dos objetivos, da missão (...) da empresa ou instituição". A função dela não é esta, pois há outras seções específicas do site de uma instituição em que se pode encontrar essas informações. O erro é bem sutil mesmo.

  • POR MAS COMENTÁRIOS OBJETIVOS ASSIM. OBG COMPANHEIRO !

  • POR MAS COMENTÁRIOS OBJETIVOS ASSIM. OBG COMPANHEIRO !

  • Quase 11 anos de um excelente comentário!

  • A sala de imprensa virtual é uma área no site destinada a jornalistas — embora outros públicos podem estar interessados no conteúdo — e faz parte da estratégia de relacionamento com a mídia.

    Funciona como um espaço para profissionais que estão à procura de informações para escrever uma notícia, desenvolver um post ou contar uma história, tentando encontrar um contato corporativo para tirar as dúvidas e checar os fatos.

    Estes espaços reúnem materiais relevantes como fotos e áudios, releases, entrevistas, press-kits, vídeos, entre outros recursos essenciais que facilitem o trabalho da imprensa para a construção de uma notícia jornalística. Por isso, as informações devem estar atualizadas.

    Fonte: Comunique-se


ID
398848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

As redes sociais têm sido vistas com muita cautela pelos órgãos públicos, daí a negativa dos estrategistas de comunicação institucional em criar perfis organizacionais em ambientes onde predominam a informalidade e o risco de desgaste de reputações já consolidadas.

Alternativas
Comentários
  • Recente pesquisa mostrou que apenas 20% dos órgãos governamentais utilizam as redes sociais para divulgação das ações por ainda não acreditarem na abrangência das informações. Esta questão deveria estar certa.
  • Creio que o erro é dizer que estrategistas da área de comunicação recomendam que as organizações não criem perfis nas redes sociais.

  • As redes sociais têm sido vistas com muita cautela pelos órgãos públicos, daí a negativa dos estrategistas de comunicação institucional em criar perfis organizacionais em ambientes onde predominam a informalidade e o risco de desgaste de reputações já consolidadas.

    ERRADA. O erro está no trecho em negrito. Justificativa: Apesar das redes sociais ainda serem vistas com muita cautela pelos órgãos públicos, as instituições têm consciência da importância e do poder de alcance das redes sociais na comunicação com seus públicos, por isso os órgãos têm utilizado, cada vez mais, as redes sociais como estratégia de comunicação organizacional, por meio da criação de perfis institucionais que são devidamente geridos por profissionais de Comunicação cada vez mais especializados na produção de conteúdo digital, atendimento ao público por meio das respostas às interações nos comentários do perfil/página etc.

  • questão desatualizada


ID
398851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

A facilidade de difusão de informações na Internet pode levar uma organização a melhorar a sua presença nos ranques de acesso, mas a duplicação de conteúdo pode-se transformar em disfunção e até mesmo em um problema ético, se for feita de forma abusiva.

Alternativas
Comentários
  • Disfunção narcotizante: é o efeito que o excesso de informãções causa sobre as "massas", tornando as pessoas menos críticas devido ao grande volume de dados a que têm contato.

ID
398854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

Sítios-espelhos e discos-espelhos são úteis em situações de acidentalidades (incêndio, enchente etc.) ou de ruína física de equipamentos, podendo evitar a perda de investimentos e a frustração de internautas fidelizados.

Alternativas
Comentários
  • Sites espelho são normalmente utilizados para oferecer fontes múltiplas da mesma informação, e eles são especialmente úteis como uma forma de acesso confiável na hora de fazer downloads de materiais que são vastos.

    São feitos para proteger os dados da ruína física, o que normalmente acontece em termos de material, de equipamento que fica estragado por algum motivo sem possibilidade de ser reconstituido (i.e. fogo, enchente, etc). 
  • São os Mirrors. Sites que sofrem ataques ou são derrubados possuem "espelhos" para que o acesso permaneça. Já vi um que tinhaaté 5 mirrors.


ID
398857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

Um dos recursos proporcionados pela denominada computação em nuvens (cloud computing) é a recuperação de acervos em caso danos aos computadores.

Alternativas
Comentários
  • Resposta está certa.

    Recuperação dos dados - O fornecedor em cloud deve saber onde estão os dados da empresa e o que acontece para recuperação de dados em caso de catástrofe. Qualquer aplicação que não replica os dados e a infra-estrutra em diversas localidades está vulnerál a falha completa. Importante ter um plano de recuperação completa e um tempo estimado para tal.
  • Essa questão está classificada de maneira errada. Ela é de Informática e não de Jornalismo!
  • Certo

    O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. 
     
    O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.


ID
398860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

O crescimento exponencial de informações no ciberespaço, incluindo vídeos, gerou disfunções como o peso dos arquivos e o excesso de links e, com isso, a queda na oferta de serviços online e de empresas virtuais.

Alternativas
Comentários
  • "O crescimento exponencial de informações no ciberespaço, incluindo vídeos, gerou disfunções como o peso dos arquivos e o excesso de links.." 
    Esse trecho pode até ser verdade, principalmente em relação à vídeos. Um exemplo claro são os vídeos em 4k, que garantem uma qualidade extraodinária, entretanto exigem máquinas com configurações robustas para serem manipulados. 

    "e, com isso, a queda na oferta de serviços online e de empresas virtuais."
    Pelo contrário, o crescimento exponencial de informações no ciberspaço fez com que surgisse toda uma gama de empresas voltadas justamente para o gerenciamento das informações na rede (we transfer, google drive, dropbox e etc). Trazendo a reboque, inclusive, um novo conceito de arquivar informações, o Cloud Storeage (Armazenamento na Nuvem).


ID
398863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação a redação e edição jornalísticas, julgue os próximos itens.

Vários procedimentos distinguem a estruturação da notícia no modelo piramidal de leitura e no modelo da hipernotícia. Um desses procedimentos, fundamental, consiste em transferir o controle do autor, no primeiro modelo, para o controle do leitor, no segundo.

Alternativas

ID
398866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação a redação e edição jornalísticas, julgue os próximos itens.

O conceito de hipertexto deriva do surgimento dos hyperlinks, mas somente com o uso corrente de blocos de textos conectados entre si por nexos não sequenciais, permitindo-se igualmente relações com conteúdos diversos (indicados por termos sublinhados), é que se pode, de fato, falar da existência das hipernotícias.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão deveria ter sido anulada pois a existência de hipertextos precede a existência de hiperlinks, não deriva deles..."A ideia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


  • O hipertexto antecede o hiperlink, o gabarito deveria ser E
  • E de onde saiu esse conceito de "hipernotícia"? Nunca vi esse termo...


ID
398869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.

Uma publicação impressa compõe-se de um projeto editorial, que traça os objetivos e as diretrizes da publicação, e um projeto gráfico, que traduz tais objetivos e diretrizes para uma linguagem gráfica.

Alternativas
Comentários
  • Projeto gráfico é um conjunto de elementos que formam e dão características a um meio de informação. No jornal impresso, o projeto gráfico define principalmente o formato do papel, a famílias tipográficas usadas e a malha tipográfica.


ID
398872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo

Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.

Um software de editoração eletrônica é um programa por meio do qual se pode desenhar uma página de jornal no computador. O uso desse tipo de software elimina a necessidade do rafe feito pelo diagramador.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto

    Na prática, não existe mais rafe em jornal nenhum, pois tudo é feito de forma eletrônica.
    O diagramador recebe as fotos, os textos, as ilustrações, gráficos, etc. e, em seguida, sai montando diretamente. Essa é uma realidade atual nas redações.  Então, deixemos nossos conceitos de outrora e sigamos a modernidade na hora de fazer uma prova do Cespe.

    Bom estudo :)
  • O rafe é um esboço do trabalho a ser realizado. No processo criativo, a primeira etapa é a elaboração de um briefing, que é seguida por um brainstorm. Uma vez escolhida a ideia que será executada, o designer parte para a etapa de elaboração do rafe. Ele fará um esboço inicial para que seja possível entender visualmente qual será o resultado final.


ID
398875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.

Capitular é uma letra de corpo bem superior ao do restante da composição e é normalmente empregada na abertura de um texto ou para marcar o início de cada capítulo de um livro.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Vejam um exemplo de capitular num documento do Word:

    http://www.unopar.br/portal/html/ead/word/localizar/capitular/capitular2.gif

ID
398878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.

Charge pode ser definida como uma piada gráfica que faz uma crônica leve do cotidiano e serve para divertir.

Alternativas
Comentários
  • Charge é um meio opinativo e INFORMATIVO
  • Errado

    Não é bem uma piada gráfica, ao menos não necessariamente, muito embora uma charge quase sempre tenha um tom irônico, porém é muita usada para críticas.

    Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente ligada a temporalidade, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade . Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos.
  • O erro da questão é dizer que a charge "serve para divertir", pois ainda que a maioria das charges nos divirtam ao ver ridicularizada uma situação ou personagem, o objetivo da charge é a reflexão pela crítica de um contexto da realidade, geralmente político, econômico ou social.


    Veja trecho de artigo que  compara charge e cartum:

    " Após o exame das principais propriedades dos gêneros charge e cartum, é possível identificar o contrato de comunicação estabelecido por cada um deles. Nessa perspectiva, verifica-se que a charge se apóia num contrato em que o emissor visa um público atualizado dos principais fatos políticos atuais e capazes de interpretar recursos expressivos sofisticados. Assim, nota-se um bom espaço de estratégias com um menor espaço de restrições em relação às charges, o que as caracterizam como um gênero transgressor, capaz de criticar a todos, incluindo o presidente da República

    Com o cartum, ocorre quase que o contrário, visto que, embora se trate do mesmo público, o emissor não se limita necessariamente a criticar, podendo também apenas provocar o humor, refletir etc. O tema é cotidiano, sem exigência de interpretação das caricaturas com personagens políticos, nem sempre tão conhecidos. O espaço de estratégias é parecido com o da charge, pois o caricaturista trabalha com linguagem verbal e não-verbal, contudo, geralmente, optam pela primeira. Sendo assim, nota-se uma semelhança entre os dois contratos em função da proximidade dos gêneros: pictóricos, humor, reflexão, verbal etc. Entretanto, os objetivos nem sempre coincidem, sendo notadamente a crítica o objetivo da charge, enquanto o principal objetivo do cartum é fazer rir."- 

    Verônica Aragão UFRJ: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_087.pdf


  • A charge não é para diversão, é para reflexão.


ID
398881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.

O elemento visual que, desenhado em leiautes, tem como objetivo compor o leiaute, simulando manchas de texto, denomina-se nononô, utilizado em projetos gráficos.

Alternativas
Comentários
  • essa pegou todo mundo, heheh
  • Nononô - Elemento visual desenhado em rafe ou layout para simular manchas texto. Utilizado num esboço de anúncio, objetiva compor visualmente o trabalho. O nome deriva do próprio desenho em que se utiliza, repetidamente, em todas as linhas, apenas as letras N e O.
  • A fonte dessa questão é o Dicionário de Comunicação de Rabaça e Barbosa. Bons estudos!


ID
398884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.

Fonte, em produção gráfica, tem três significados: o ponto de onde se inicia o processo de comunicação, a procedência da informação (documento, depoimento etc.) e o conjunto de caracteres de uma família tipográfica.

Alternativas
Comentários
  • Fonte, em produção gráfica, tem três significados: o ponto de onde se inicia o processo de comunicação, a procedência da informação (documento, depoimento etc.) e o conjunto de caracteres de uma família tipográfica. errado


    Fonte, em Jornalismo, tem três significados... Certo
  • O segredo aqui é não responder no automático. A questão é simples, só faz referência à Produção Gráfica.


ID
398887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de roteiros no âmbito da produção audiovisual, julgue os itens subsequentes.

Na produção de reportagem de jornalismo para televisão, é necessária a presença de repórter enquadrado no vídeo em passagem ou em stand-up.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com a questão. O cinegrafista pode até derivar a câmera para outra imagem, mas é necessário que o repórter apareça na passagem e no stand-up. Caso contrário, será um off.
  • Quando o Cespe fala "necessário" coloca de uma forma taxativa, o que não é verdade na produção de uma reportagem. É uma opção a passagem ou o stand-up e não uma obrigação.

    Provas do Cespe sempre usam palavras taxativas para pegar o candidato. Cuidado!  ;)
  • Para responder, basta lembrar da nota coberta (imagens e narração em off, sem passagem do repórter).

  • Eu também havia entendido que na passagem ou no stand up fosse necessária a presença do enquadramento do repórter - O necessário relativo aqueles formatos e não relativo a reportagem.... ENUNCIADO DÚBIO....

  • Em reportagens, nem sempre é necessária a presença de repórter. Ele pode apenas narrar o fato.

  • ERRADO. A questão dá a entender, de uma forma taxativa, que para produzir uma reportagem de TV é necessário (no sentido de obrigatório) ter a presença do repórter na passagem ou stand-up. A passagem/stand-up nem sempre serão necessários, a PASSAGEM OU STAND-UP NÃO SÃO OBRIGATÓRIOS NUMA REPORTAGEM.

    (...) nem sempre a passagem do repórter é necessária numa edição. O que importa é a notícia, portanto, a presença dele, apenas para que ele apareça, pode quebrar a sequencia da edição. (Manual de Jornalismo para TV, Rádio e Novas mídias, Heródoto barbeiro, página 158). 


ID
398890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de roteiros no âmbito da produção audiovisual, julgue os itens subsequentes.

A indicação “Sobe Som”, presente nos roteiros, informa ao operador de áudio que ele deve aumentar o volume do som ambiente ou qualquer outro som de fundo na edição de programa radiofônico ou televisivo.

Alternativas

ID
398893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de roteiros no âmbito da produção audiovisual, julgue os itens subsequentes.

Storyline é o resumo composto de algumas páginas que o autor submete ao produtor durante o processo de construção de um roteiro. No storyline, estão condensadas as várias tramas que constituem uma história.

Alternativas
Comentários
  • acredito que o erro da questão está em, "algumas paginas" já que o storyline é o resumo do resumo de um roteiro. Ele deve ter um único parágrafo e, segundo Marcos Rey, no livro  Roteirista Profissional, jamais deve exceder seis linhas.

    essa prova da cespe foi lotada de pegadinhas estranhas... q a meu ver não contribuíram para uma seleção justa de conhecimentos
    é... bem vindos a cespe
  • só para complementar o comentário do colega...

    O termo em inglês significa “linha da história”. A tradução não é exata, mas passa uma boa idéia do seu significado. Um storyline é um resumo da história a ser transformada em roteiro, ele possui no máximo cinco linhas e contém apenas o conflito principal de sua história.

    Para se escrever um bom story line é preciso que o conflito matriz seja descrito com clareza e apresente três pontos chave:

    · A apresentação do conflito – Qual é o conflito?
    · O desenvolvimento do conflito – Qual o resultado do conflito?
    · A solução do conflito – Como se resolve?

    Em resumo, o storyline deve ser claro, direto e curto (cinco linhas); ter economia de adjetivos e uso dos verbos (no presente); ter a apresentação, desenvolvimento e solução do conflito principal.

    http://producaoaudiovisualunippaulista.blogspot.com/2009/09/story-line-e-sinopse.html
  • Storyline é um resumo curto do roteiro e contém apenas o conflito principal da história.

  • errada

    Logline, ou Storyline, é sua história resumida em uma frase. O resumo de seu plot, do seu protagonista e do seu objetivo em uma única sentença.

    Storytelling nada mais é do que a capacidade de transmitir pensamentos, ideias e fatos através de uma narrativa fluida, relevante e coesa.


ID
398896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de roteiros no âmbito da produção audiovisual, julgue os itens subsequentes.

O roteiro dramático concentra-se nas ações dos personagens, enquanto o roteiro épico conta uma história e o roteiro lírico trata da subjetividade dos atores.

Alternativas

ID
398899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de roteiros no âmbito da produção audiovisual, julgue os itens subsequentes.

As mensagens transmitidas pelo rádio apresentam grau de redundância maior, se comparadas às transmitidas pela televisão.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que redundância no sentido de repetir o nome do entrevistado, por exemplo, em uma entrevista mais longa, para que o ouvinte possa ser situado melhor durante a programação. Isso é mais comum no rádio do que na TV (programas como o Roda Viva, precisam sim repetir o nome do entrevistado, mas a maioria dos programas jornalísticos na Tv não faz essa repetição).

  • É a redundância de informação mesmo. Como o ouvinte pode estar dirigindo durante a transmissão, ou prestando atenção em outra coisa, ele pode perder a primeira informação e, posteriormente, "resgatá-la" em uma segunda oportunidade graças à redundância. Ela também é importante porque os ouvintes podem sintonizar a rádio a qualquer hora, mesmo após 30 minutos de início de um programa radiofônico. Imagina passar 5 minutos ouvindo uma entrevista, sem saber durante esse tempo todo qual o assunto principal da conversa? Por isso é recomendável que, de tempos em tempos, o jornalista responsável faça uma breve memória de quem é o entrevistado e o tema da entrevista.


ID
398902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre técnicas de reportagem.

O jornalismo denominado literário ou novo jornalismo combate, na reportagem, as carências estéticas que resultam da prosa sem brilho, fria, e que denota baixo envolvimento do repórter com o assunto.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar? as carências estéticas que resultam da prosa sem brilho, fria, e que denota baixo envolvimento do repórter com o assunto.


    Não é o contrário?

  • A Reportagem - Teoria e Técnica de Entrevista e Pesquisa Jornalística, de Nilson Lage:

      

    Novo jornalismo: Aplica técnicas literárias na construção de situações e episódios para revelar uma práxis humana não teorizada. Ótimos exemplos do New Journalism são os americanos Truman Capote e Norman Mailer.

  • O novo jornalismo considera que a veneranda pirâmide invertida é sacal. Então sai fazendo literatura.


ID
398905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre técnicas de reportagem.

A maior parte das técnicas de reportagem baseia-se, teoricamente, na chamada sociologia do emissor e dá origem ao processo de produção da notícia, denominado newsmaking.

Alternativas
Comentários
  • alguem poderia me explicar esta questão?
  • DO GATEKEEPER AO NEWSMAKING

    Algumas lacunas ficam abertas pela hipótese do agenda-setting, especialmente com relação aos mecanismos de produção da notícia. A segunda vertente das atuais pesquisas, então, recai sobre o processo de produção das notícias, o newsmaking, denominada sociologia do emissor, cujo antecessor é o conceito de gatekeeper (selecionador). A partir da hipótese do agenda-setting, pela teoria do newsmaking tenta-se compreender, entre outras questões, quais são os fatos que influenciam a elaboração da agenda jornalística e não mais a influência da informação (notícia) na discussão pública. Expressão composta pela palavra inglesa news (notícia, novidade) e por making (o mesmo que fabricação), o newsmaking supre uma lacuna aberta pela hipótese do agenda-setting, completando-se. Caracteriza-se como o estudo “sobre os emissores e sobre os processos produtivos na comunicação de massa” (WOLF, 2002, p. 177). Atravessada pela multidisciplinaridade, nesta linha há uma convergência entre as pesquisas sobre os emissores, sobre a lógica de produção da notícia e sobre os efeitos em longo prazo da comunicação jornalística. A sociologia do emissor diz respeito essencialmente aos produtores de notícias, do gatekeeper ao newsmaking, portanto.

    http://paginas.unisul.br/agcom/revistacientifica/artigos_2008b/darlete_cardoso.pdf

     
  • Segundo Mauro Wolf, o conceito de newsmaking diz respeito ao profissional jornalista que fabrica a realidade porque, tendo incorporado os critérios universais de seleção daquilo que distingue fatos de acontecimento, vai selecionar de acordo com a seleção já determinada pelas agências de notícias.


ID
398908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre técnicas de reportagem.

Apesar de todos os assuntos possuírem noticiabilidade, cabe ao repórter decidir a melhor maneira de enquadrar o assunto para se comunicar com seu público.

Alternativas
Comentários
  • acredito que nem todos os assuntos possuam noticiabilidade
  • Acho que não cabe ao repórter....todas as notícias têm noticiabilidades....umas mais que as outras.
  • Em vez de funcionar como um mapeamento sobre o caso em questão ou um planejamento investigativo, a pauta, por vezes, se torna tão detalhista e extensa que se apresenta como uma receita completa de como cada repórter deve conduzir sua reportagem.
  • Talvez o erro esteja em dizer que o público é do "repórter", enquanto o público é do veículo de comunicação...

  • A questão afirma que todos os assuntos possuem noticiabilidade e não que todas as notícias possuem noticiabilidade. Não deixa claro se está falando sobre assuntos que estão na pauta do veículo ou assuntos quaisquer e aí está o erro: a afirmativa está muito abrangente, permitindo interpretar que qualquer fato pode ser notícia desde que o repórter dê um bom enquadramento.


ID
398911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre técnicas de reportagem.

O chamado valor-notícia é o fator que explica porque um acidente de avião nos Estados Unidos da América normalmente tem mais destaque no jornalismo brasileiro que um acidente similar na China, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • meio nada a ver essa questão

    seria porque os Estados Unidos são mais próximos?

  • (ao comentário de cima) Claro que não, os Estados Unidos têm uma influencia bem maior sobre o Brasil, por isso a notícia de lá é mais relevante.
  • Uma pena sermos capachos dos EUA.

  • 1. CRITÉRIOS SUBSTANTIVOS
    Os critérios substantivos dizem respeito, essencialmente, a dois fatores: importância e interesse. Enquanto as notícias consideradas importantes são, num certo sentido, selecionadas obrigatoriamente, a variável interesse dá lugar a uma avaliação mais heterogênea, mais aberta às opiniões subjetivas, menos vinculadora para todos.

    Importância

    Impacto sobre a nação e sobre o interesse nacional: quanto maior for a potencialidade de um acontecimento de influir ou de incidir sobre os interesses de um país, mais chances ele tem de se tornar notícia. Semelhante a esse fator temos a significatividade ou familiaridade (diz que o acontecimento tem que ser significativo para ser noticiável – ou seja, deve ser interpretável dentro do contexto cultural do público) e a proximidade geográfica. 
  • Discordo do fato de um acidente aéreo ter mais destaque por ser nos EUA. Desastre aéreo tem destaque sempre, seja onde for. O que vai definir o destaque é o contexto de cada acidente, como número de pessoas envolvidas, se há sobreviventes, se há brasileiros. Mas é a minha opinião apenas.

  • Devido ao clima de terror ligado a aviões-bomba.


ID
398914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre técnicas de reportagem.

No processo de edição, ocultam-se o processo de descontextualização do assunto, no local do seu acontecimento, e o de recontextualização, que ocorre na redação. Uma das razões para que esses processos mantenham-se ocultos é ideológica, pois interessa às empresas jornalísticas que o público imagine o jornalismo como um espelho da realidade, reforçando-se, assim, mitos como o da neutralidade e o da objetividade.

Alternativas

ID
398917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre técnicas de reportagem.

Repórter e editor desempenham funções de gatekeepers, pois cabe a eles dar credibilidade ao assunto abordado na reportagem.

Alternativas
Comentários
  • Não cabe ao repórter ou ao editor dar credibilidade ao assunto. Cabe a eles verificar sim se o assunto é credível.

  • Cabe a eles dar o VALOR-NOTÍCIA, isto é, decidir o que vai ou não ser publicado, se aquele fato tem importância suficiente para virar notícia.

  • Credibilidade é diferente de Noticiabilidade

    Opção E.


ID
398920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre técnicas de reportagem.

O material publicado pelo jornalismo pode ser classificado em opinativo, analítico e noticioso. Esses três tipos de material são equivalentes em termos de importância no processo de produção da notícia.

Alternativas
Comentários
  • alguém se habilita a comentar, por favor!!
  • O jornalismo se divide em dois grandes gêneros fundamentais: informativo (mais objetivo, veloz, de notícias) e opinativo (analítico, de artigos). O enunciado indica o "analítico" como um terceiro gênero, quando na verdade ele é sinônimo do "opinativo".

    Os dois gêneros são importantes, mas também está errado dizer que eles seriam "equivalentes" em termos de importância no processo de produção da notícia. Pra começar, notícia é um subgênero do jornalismo informativo. Além disso, esse gênero acabou predominando sobre o opinativo, que se reduziu aos editoriais, artigos e colunas. 


     Bons estudos.


  • Faltou o interpretativo...

  • Eu acho que o erro não está só no fato de que faltaram outros gêneros jornalísticos. Mas na hora que ele fala: "tipos de material são equivalentes em termos de importância no processo de produção da notícia", se fossem equivalentes não tinha motivos para defini-los em diferentes graus de importância.

  • Gêneros informativo, interpretativo e opinativo.


ID
398923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre técnicas de reportagem.

O lide mais comum no jornalismo é aquele em forma de pirâmide. Adotando-se esse tipo de lide, deve-se, na narração dos acontecimentos, relatar o mais importante no final.

Alternativas

ID
398926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

Uma das características do jornalismo digital é o fato de ser multimidiático, conceito referente à convergência tecnológica que possibilita acesso a diferentes arquivos de informação (sonora, escrita, visual) a partir de diversos suportes (como computadores, celulares 3G e televisores digitais).

Alternativas

ID
398929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

O jornalismo digital reforça as fronteiras entre os espaços público e privado, contribuindo, assim, para a manutenção da privacidade das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Ele reduz as barreiras, não as reforça.

  • As fronteiras do público e do privado se enfraquecem. Prova disso são as redes sociais, os blogs, vídeos do Youtube etc. Ocorre uma "mistura" entre essas duas esferas, o que traz novos debates tb acerca da opinião pública: temas que antes não eram debatidos e refletidos pela sociedade, passam a ser agendados devido à influência e a presença deles das novas mídias.


ID
398932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

As páginas dos sítios jornalísticos na Internet são produzidas em linguagem HTML, cuja constituição por meio de tags controla a formatação de textos e de imagens na tela do computador, assim como os links de hipertexto.

Alternativas

ID
398935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

Ao ampliar, com base no alto grau de interatividade propiciado pela Internet, a autonomia do público, que passa a questionar a prerrogativa jornalística na produção da notícia, o jornalismo digital recupera o seguinte axioma de McLuhan: o meio é a mensagem.

Alternativas
Comentários
  • "Marshall McLuhan parte de uma tese central: o Meio é a Mensagem.  Trata-se de uma formulação excessiva pela qual o autor pretende sublinhar que o meio, geralmente pensado como simples canal de passagem do conteúdo comunicativo, mero veículo de transmissão da mensagem, é um elemento determinante da comunicação."
  • Ampliar a interatividade porque ela já existia no rádio (com ligações dos ouvintes), mas em uma menor proporção.


ID
398938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

As redes sociais assumem a condição de microesferas públicas e devem ser consideradas como fontes e(ou) caixas de ressonância no trabalho do jornalismo em qualquer suporte, mas principalmente no jornalismo digital.

Alternativas

ID
398941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

O jornalista que trabalha em assessoria de imprensa de determinada empresa pode optar, na produção da cobertura jornalística de um evento, por não ouvir todas as partes nele envolvidas. Por exemplo, se trabalha para uma mineradora, pode não ouvir a reclamação da comunidade sobre supostos danos ambientais por ela causados.

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética dos Jornalistas

    Art. 12. O jornalista deve:

    I - ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas;
  • Certo

    Realmente isso é possível, mas não seria uma infração ao código de ética do jornalista? Pois nesse caso há uma parcialidade na divulgação da notícia, enfim, isso ocorre muito na prática, não só no Brasil, mas além-mar também.
  • Poder, pode, mas não deve. 

  • Art. 12. O jornalista deve:

    I - ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas;


ID
398944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

O jornalista deve rejeitar alterações que deturpem a realidade nas imagens captadas, informando sempre ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Art. 12. O jornalista deve:
    V - rejeitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre 
    informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, 
    reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações; 

ID
398947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

Jornalista que seja, por exemplo, contra o aborto ilegal pode-se recusar a fazer reportagem sobre o assunto, alegando impedimento por questão de consciência.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Art. 13. A cláusula de consciência é um direito do jornalista, podendo o profissional se 
    recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de 
    Ética ou que agridam as suas convicções. 
    Parágrafo único. Esta disposição não pode ser usada como argumento, motivo ou 
    desculpa para que o jornalista deixe de ouvir pessoas com opiniões divergentes das suas. 

ID
398950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

O jornalismo investigativo, frequentemente, lança mão de expedientes como disfarces ou câmeras ocultas para obter informações de interesse público. A ética da profissão não condena esse tipo de procedimento, desde que os fins o justifiquem.

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada. Afinal CEJB prevê no inciso III do artigo 11 que a utilização de meios ilícitos (uso de identidade falsa, câmera escondida) na obtenção de informações fazendo uma restrição bastante genérica ao uso desses recursos, liberando o jornalista à fazer uso destes em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração. 

    NOTEM QUEM NÃO BASTA A FINALIDADE JUSTIFICADA "
    incontestável interesse público", PARA QUE A A UTILIZAÇÃO DE CÂMERAS OCULTAS SEJA FEITO DE MANEIRA ÉTICA, MAS TAMBÉM "quando esgotadas as outras possibilidades de apuração".
  • Questão BEM formulada. Não há nada de errado.

    "quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração" = DESDE QUE OS FINS O JUSTIFIQUEM.

    Só não está literal e explícito....
    Que o CESPE continue com questões que exijam memorização, mas também interpretação e raciocínio.
  • Existe uma polêmica em torno do uso desses recursos nas reportagens investigativas.
    Veja o que diz Claudio Tognolli, que defende o uso, na revistapontocom:
    Claudio Tognolli defendeu o uso da câmera oculta: “Em casos de interesse público, os interesses particulares não se sobrepõem aos interesses coletivos. O repórter está coberto de razão a usar a câmera oculta até porque, constitucionalmente, o partícipe de uma conversa está protegido pela Constituição se ele resolver tornar essa conversa pública, se essa conversa tiver interesse público”. Tognolli acredita que o jornalista deve se valer de todos os instrumentos disponíveis para revelar informações relevantes para a sociedade.
  • Mas não deveria constar na questão que foram esgotadas todas  as outras possibilidades de apuração?  Pq o código não fala de uma OU outra coisa, fala de um E outro.

  • O gabarito está errado. Simples assim.



ID
398953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

A CF veda a estrangeiro o exercício da função de editor-chefe de departamento de jornalismo de empresa brasileira de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • CF/88

    Art. 222 - A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País.

    § 1º - Em qualquer caso, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens deverá pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, que exercerão obrigatoriamente a gestão das atividades e estabelecerão o conteúdo da programação.

    § 2º - A responsabilidade editorial e as atividades de seleção e direção da programação veiculada são privativas de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, em qualquer meio de comunicação social.

    § 3º - Os meios de comunicação social eletrônica, independentemente da tecnologia utilizada para a prestação do serviço, deverão observar os princípios enunciados no art. 221, na forma de lei específica, que também garantira a prioridade de profissionais brasileiros na execução de produções nacionais.

    § 4º - Lei disciplinará a participação de capital estrangeiro nas empresas de que trata o § 1º.

    § 5º - As alterações de controle societário das empresas de que trata o § 1º serão comunicadas ao Congresso Nacional. (NR)

    * Nova redação dada pela Emenda Constitucional nº 36/2002.

  • Certo

    Só esquematizando o normativo abaixo postado pela colega, que leva todo o crédito pela resposta da questão:

    CF/88

    Art. 222 - A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos (ou seja, de fato veda a participação de estrangeiros - conceito que difere de brasileiro naturalizado).

    (...)

    § 2º - A responsabilidade editorial e as atividades de seleção e direção da programação veiculada são privativas de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, em qualquer meio de comunicação social.

    Portanto, o item está correto baseado no diploma constitucional abaixo colacionado.


  • Como o editor-chefe é o cargo responsável editorial da programação veiculada, a questão está Correta, de acordo com o Art. 222, § 2º.


ID
398956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

A inclusão digital, política pública do atual governo federal, encontra suporte no CEJB.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1 O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.


ID
398959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

Segundo o CEJB, organizações privadas, diferentemente das públicas, não têm obrigação social de prestar informações ao público.

Alternativas
Comentários
  • As outorgas de concessões de radiodifusão são públicas, por tanto, de interesse público. As organizações privadas funcionam devido à uma outorga pública, por isso devem se preocupar com o interesse público também.
  • Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

    Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:

    IV - a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não-governamentais, deve ser considerada uma obrigação social;

ID
398962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

O CEJB dispõe que é dever do jornalista resguardar o sigilo da fonte.

Alternativas
Comentários
  • Capítulo II - Da conduta profissional do jornalista

    Art. 3º O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social, estando sempre subordinado ao presente Código de Ética.

    Art. 4º O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação.

    Art. 5º É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.

    Art. 6º É dever do jornalista:
    I - opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos;
    II - divulgar os fatos e as informações de interesse público;
    III - lutar pela liberdade de pensamento e de expressão;
    IV - defender o livre exercício da profissão;
    V - valorizar, honrar e dignificar a profissão;
    VI - não colocar em risco a integridade das fontes e dos profissionais com quem trabalha;
    VII - combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a informação;
    VIII - respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão;
    IX - respeitar o direito autoral e intelectual do jornalista em todas as suas formas;
    X - defender os princípios constitucionais e legais, base do estado democrático de direito;
    XI - defender os direitos do cidadão, contribuindo para a promoção das garantias individuais e coletivas, em especial as das crianças, adolescentes, mulheres, idosos, negros e minorias;
    XII - respeitar as entidades representativas e democráticas da categoria;
    XIII - denunciar as práticas de assédio moral no trabalho às autoridades e, quando for o caso, à comissão de ética competente;
    XIV - combater a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, econômicos, políticos, religiosos, de gênero, raciais, de orientação sexual, condição física ou mental, ou de qualquer outra natureza...
  • A questão está correta mesmo. É direito do jornalista e não dever dele resguardar a fonte.
  • Caraca!

    Caí feito um patinho!
  • Errado

    Realmente está escrito que é um direito e não um dever, mas a despeito disso e sem discordar do gabarito, acho que na realidade é um dever, sim, do jornalista proteger e resguardar o sigilo da fonte (quando for o caso) e não meramente uma faculdade.

  • Esse negócio de resguardar o sigilo da fonte é exceção, não regra (embora, claro, seja um direito).

    O que quero dizer é que de 100 entrevistas isso só se aplica a 10, se tanto.

  • Não é um DEVER, mas sim um DIREITO do jornalista.


ID
398965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

O jornalista que trabalha na assessoria de imprensa de organização pública não pode denunciar casos de corrupção interna de seu conhecimento porque está vinculado a tal instituição, devendo-lhe, por isso, lealdade.

Alternativas
Comentários
  • O CEJB não fala nada sobre não denunciar ou dever lealdade à instituição que o assessor de imprensa trabalha. Menciona apenas que no caso de assessoria de imprensa não é necessário consultar todas as fontes sobre um caso.
  • Na constituição Federal, a lei que fala do funcionalismo público diz que ele tem o dever de denunciar irregularidades.

ID
398968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

O caso de deputado que recentemente fez declarações de caráter racista e homofóbico na televisão ganhou grande repercussão porque esse assunto eleva os índices de audiência, ou seja, a repercussão do acontecimento deve-se ao sensacionalismo e não guarda nenhuma relação com a ética profissional dos jornalistas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Certamente guarda relação com a ética profissional dos jornalistas, no caso, indo contra os pressupostos do referido código.

  • 2018. Hoje esse deputado, que "fez declarações de caráter racista e homofóbico", é presidente do Brasil.


ID
398971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

O Conselho de Comunicação Social, órgão auxiliar do Congresso Nacional, tem atuado na condução das discussões sobre o novo marco regulatório para os meios eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • o Conselho de Comunicação, órgão consultor do Conresso Nacional, se encontra inoperante desde 2007

  • Caros, 

    Essa questão é de 2011, portanto, de 3 anos atrás. Atualmente, o Conselho de Comunicação Social encontra-se em funcionamento, debatendo assuntos importantes do setor:


    http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/12/02/conselho-de-comunicacao-debate-marco-regulatorio-do-setor


    http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/12/02/comissoes-tematicas-do-conselho-de-comunicacao-social-definem-prioridades


  • Fiquei sem entender!
  • Questão desatualizada.

  • Constituição Federal de 1988:

    Art. 224. Para os efeitos do disposto neste capítulo, o Congresso Nacional instituirá, como seu órgão auxiliar, o Conselho de Comunicação Social, na forma da lei.

    Lei 8389 de 1991

    Art. 2° O Conselho de Comunicação Social terá como atribuição a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pelo Congresso Nacional a respeito do Título VIII, Capítulo V, da Constituição Federal, em especial sobre:

           a) liberdade de manifestação do pensamento, da criação, da expressão e da informação;

           b) propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias nos meios de comunicação social;

           c) diversões e espetáculos públicos;

           d) produção e programação das emissoras de rádio e televisão;

           e) monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação social;

           f) finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas da programação das emissoras de rádio e televisão;

           g) promoção da cultura nacional e regional, e estímulo à produção independente e à regionalização da produção cultural, artística e jornalística;

           h) complementariedade dos sistemas privado, público e estatal de radiodifusão;

           i) defesa da pessoa e da família de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto na Constituição Federal;

           j) propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens;

           l) outorga e renovação de concessão, permissão e autorização de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens;

           m) legislação complementar quanto aos dispositivos constitucionais que se referem à comunicação social.

  • Por  -

    14 DE MAIO DE 2021

    Em cobrança ao compromisso das lideranças políticas com a liberdade de imprensa e a segurança de jornalistas e comunicadores do País, oito representantes de entidades de defesa das liberdades de imprensa e senadores pediram, em carta, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a volta do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.