A Doutrina Monroe foi elaborada pelo presidente dos Estados Unidos James Monroe, no século XIX . O objetivo era que os países europeus não interferissem nos países do Continente Americano. O slogan da doutrina era “América para os Americanos".
Assim, a presença dos Estados Unidos nas nações recém-independentes se justificava sob a perspectiva de defesa e manutenção do processo emancipatório de países como Cuba, Porto Rico e Panamá. A doutrina Monroe, aliada ao Destino Manifesto, somada a não interferência europeia no continente americano reforçaram e fortaleceram a cultura imperialista dos norte americanos no século XIX e XX.
Os Estados Unidos se fizeram presentes em territórios americanos por longo tempo sob a justificativa civilizatória do Destino Manifesto e da preservação da “América para os Americanos".
O território cubano teve a presença norte americana de forma contundente até a invasão da Baía dos Porcos. Após a instituição do regime de Fidel Castro, os Estados Unidos romperam diplomaticamente com Cuba.
A frase “Somos todos americanos" foi proferida pelo presidente Barack Obama em um discurso sobre a reaproximação diplomática entre os Estados Unidos e Cuba.
Neste discurso, Obama ressaltou que os anos de isolamento com Cuba não funcionaram e que estava na hora de se retomarem os diálogos a fim de melhorar a vida dos cubanos. O presidente norte americano abordou que as ameaças reais eram os ataques terroristas de grupos fundamentalistas como a Al Qaeda e do Estado Islâmico e, não mais, as diferenças ideológicas e econômicas.
A Doutrina Monroe reforçava o caráter expansionista e imperialista da cultura norte americana. Enquanto, a política do presidente Barack Obama, quando anunciou a reaproximação diplomática com Cuba, tinha por objetivo a preservação do território norte americano.
VERDADEIRA- Esta afirmativa está correta, pois o objetivo da Doutrina Monroe era defender as nações recém independentes da influência e do domínio europeu. A Doutrina Monroe e o Destino Manifesto foram utilizados pelos Estados Unidos para justificar a sua presença constante em outros países do continente americano.
FALSA- Esta afirmativa está incorreta, pois o rompimento diplomático entre Cuba e Estados Unidos ocorreu após a vitória da Revolução Cubana em 1959 e posterior Invasão da Baía dos Porcos. A reaproximação proposta pelo presidente norte americano Barack Obama não estava relacionada às diferenças ideológicas e econômicas. O objetivo da retomada diplomática era a proteção estadunidense de ameaças dos ataques terroristas de grupos fundamentalistas.
FALSA – Esta afirmativa está incorreta, pois apesar do slogan “América para os Americanos" não há relação direta com o pan-americanismo defendido por Simon Bolívar. A Doutrina Monroe tinha por objetivo ampliar a influência militar, política e econômica dos Estados Unidos.
VERDADEIRA – Esta afirmativa está correta, pois a frase utilizada no suporte da questão se trata de um discurso de Barack Obama defendendo a retomada das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba. Os Estados Unidos estipularam que Cuba deveria ter uma política de direitos humanos, entretanto são acusados de não respeitá-los no seu domínio na Baía de Guantánamo.
A) INCORRETA – A primeira e a última afirmativa estão corretas , mas as outras não.
B) INCORRETA – A segunda e a terceira afirmativas são incorretas, mas a primeira e a última não.
C) INCORRETA – A primeira e a quarta afirmativas são verdadeiras e a segunda e a terceira não.
D) INCORRETA – As duas afirmativas corretas são a primeira e a quarta. As outras afirmativas são falsas.
E) CORRETA – A primeira e a quarta afirmativa estão corretas. A segunda e a terceira afirmativa estão incorretas.
Gabarito do Professor: Letra E.