SóProvas


ID
3990520
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A interiorização do povoamento [do Brasil] foi devida, de um lado, à mineração e, de outro, à criação de gado nas fazendas. A exploração dos diamantes e do ouro foi responsável pela existência de inúmeros núcleos de vida urbanos no interior dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso. Três áreas principais de criação de gado despontavam nos albores do século XIX: os sertões do Norte e do Nordeste, que abasteciam a zona agrícola do litoral; a zona de mineração, Minas Gerais, que contava com melhores condições técnicas; e os campos do Sul, que serviram à produção de couro e charque.

(SANTOS, M; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 33.)


Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre a formação econômica do espaço nacional, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A expansão das fronteiras terrestres em direção oeste, que culminou com a ampliação do território do Brasil, foi responsável pela dinâmica econômica acima descrita.

( ) A dinâmica econômica citada, quando consolidada no final do século XIX, mostrava que, apesar da grande extensão, o território nacional apresentava alto índice de integração econômica.

( ) O movimento econômico descrito no texto estava associado à industrialização na região litorânea e demonstrava uma economia cujo padrão espacial era de complementaridade de atividades entre o setor secundário e o primário.

( ) A criação de gado e a mineração foram processos econômicos que podem ser considerados complementares, apesar de ocorrerem em diferentes regiões do espaço brasileiro.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    Apenas a última afirmativa está correta, tanto a mineração quanto a criação de gado foram essenciais para a economia brasileira no século XIX, mesmo ocorrendo em diferentes regiões.

  • GABARITO LETRA D

    ( F) A expansão das fronteiras terrestres em direção oeste, que culminou com a ampliação do território do Brasil, foi responsável pela dinâmica econômica acima descrita. ➡ errado, a expansão das fronteiras terrestres em direção oeste não culminou com a ampliação do território do Brasil, mas sim com a ocupação do território.

    ( F) A dinâmica econômica citada, quando consolidada no final do século XIX, mostrava que, apesar da grande extensão, o território nacional apresentava alto índice de integração econômica. ➡ errado, o território nacional somente passou a apresentar integração econômica a partir da 2ª. metade do século XX.

    (F ) O movimento econômico descrito no texto estava associado à industrialização na região litorânea e demonstrava uma economia cujo padrão espacial era de complementaridade de atividades entre o setor secundário e o primário. ERRADO➡ o Brasil chegou ao fim do século XIX sem completar sua primeira Revolução Industrial, que só ocorreu em 1930, cem anos depois da que ocorreu na Inglaterra. e a industrialização brasileira surgiu no planalto paulista, além de não apresentar a característica de complementaridade.

    ( V) A criação de gado e a mineração foram processos econômicos que podem ser considerados complementares, apesar de ocorrerem em diferentes regiões do espaço brasileiro. ➡ certo, A pecuária típica nas regiões nordeste e sul trouxeram o surgimento de outras classes sociais e a ampliação dos territórios coloniais. a pecuária atingiu seu auge com o comércio do charque destinado às regiões mineradoras.

    bons estudos

  • mineração atividade econômica complementar?

  • ( F ) A expansão das fronteiras terrestres em direção oeste, que culminou com a ampliação do território do Brasil, foi responsável pela dinâmica econômica acima descrita. FALSO --> É o inverso do que diz a alternativa. Foi a penetração exploradora para o oeste em busca de minerais preciosos e a descoberta de ouro e diamantes que levou ao estabelecimento de núcleos de povoamento, ocasionando a expansão das fronteiras terrestres brasileiras. Junto com a mineração vieram atividades de apoio, como o gado e a agricultura. 

    ( F ) A dinâmica econômica citada, quando consolidada no final do século XIX, mostrava que, apesar da grande extensão, o território nacional apresentava alto índice de integração econômica. FALSO --> O ciclo do ouro ocorreu no século XVIII, já tinha passado. No final do século XIX, o Brasil estava no ciclo do café e ainda era um país economicamente fragmentado, com uma economia primária, com centros produtores dinâmicos voltados para a exportação. 

    ( F ) O movimento econômico descrito no texto estava associado à industrialização na região litorânea e demonstrava uma economia cujo padrão espacial era de complementaridade de atividades entre o setor secundário e o primário. FALSO --> A mineração estava voltada para a exportação, não estava associada com a industrialização brasileira. A pecuária funcionava como atividade de apoio na economia mineradora. Na época desse ciclo, o Brasil ainda era um país pré -industrial, com baixa incipiente complementariedade entre os setores primário e secundário.

    ( V ) A criação de gado e a mineração foram processos econômicos que podem ser considerados complementares, apesar de ocorrerem em diferentes regiões do espaço brasileiro. VERDADEIRO -->  A pecuária e a mineração são consideradas processos econômicos complementares, na medida em que os pecuaristas abriram terreno que posteriormente foi ocupado pelos mineradores, como o alto do São Francisco, e que as minas constituíram, para os pecuaristas, novos mercados consumidores. Além disso, as necessidades do transporte do ouro induziram o desenvolvimento da criação das mulas.

    GABARITO : D

    FORÇA, GUERREIROS!!

  • O ouro foi descoberto no fim do século XVIII. A região mineradora compreendia o que hoje conhecemos como Minas Gerais, partes de Goiás e Mato Grosso. As regiões de produção de ouro, diamante ou outros minérios, dedicavam-se quase que exclusivamente a extração deste mineral. Havia frequentemente crises de abastecimento de alimentos. 
    Por conseguinte, as regiões ao redor das Minas passaram a se dedicar de forma intensiva à pecuária. O gado servia de alimento, mas sobretudo de transporte para os trabalhadores da mineração. Uma vez que transportavam outros alimentos necessários e também direcionavam o ouro extraído ao porto do Rio de Janeiro. Essa dinâmica econômica propiciou a interiorização no território brasileiro povoando-o. Acerca do processo há afirmativas falsas e verdadeiras. 

    FALSA- Esta afirmativa é falsa pois a dinâmica de expansão das fronteiras terrestres descritas acima foi direcionada para diferentes regiões. A criação de gado ficava mais localizada no Norte, no Nordeste e Rio Grande do Sul. A mineração na Região Sudeste, no estado de Minas Gerais. Tanto a mineração como a pecuária foram responsáveis por povoar não só as regiões em que se localizavam, mas também outros núcleos em Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso. 
    FALSA – Esta afirmativa é falsa pois não havia uma alta integração econômica no século XIX. O texto apresenta duas dinâmicas econômicas que se centravam em duas regiões. Isto não é capaz de retratar a integração econômica de um país de proporção continental. 

    FALSA- Esta afirmativa é falsa pois o processo descrito está diretamente ligado à pecuária e à mineração. Estas atividades foram complementares na realidade do século XIX e ambas pertenciam ao setor primário. A industrialização é posterior no tempo.

    VERDADEIRA- Esta afirmativa é verdadeira pois as atividades de mineração necessitavam do gado para o transporte até as minas. Os espaços destas atividades econômicas eram separados entretanto, o sucesso de uma atividade foi diretamente proporcional ao de outra. 

    A) INCORRETA- As três primeiras afirmativas são falsas e a ultima é verdadeira. 
    B) INCORRETA – As afirmativas são falsas, exceto a última apresentada. 
    C) INCORRETA – A 1ª, 2ª e a 3ª afirmativa são falsas, sendo que a 4ª é verdadeira. 
    D) CORRETA – As afirmativas apresentadas são falsas com a exceção da última. 
    E) INCORRETA – As três primeiras afirmativas são falsas e a ultima é verdadeira. 

    Gabarito do Professor: Letra D.