SóProvas


ID
3990613
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais mostra que é possível reduzir muito os arrotos das 211 milhões de cabeças do rebanho brasileiro. Com melhor pasto e suplementação alimentar, o gado engordaria mais e mais rápido e passaria menos tempo arrotando.

Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de agosto de 2015.

A redução da quantidade de arrotos pode ajudar a controlar o aquecimento do planeta porque diminui a emissão de:

Alternativas
Comentários
  • GABA-B

    Quando o boi arrota ou defeca libera metano.

  • A questão fala sobre a diminuição dos arrotos do rebanho brasileiro com melhor pasto e suplementação alimentar, que ajudaria no controle do aquecimento global por diminuir a emissão de um dos gases causadores. Na atmosfera, uma quantidade de carbono é considerada fundamental para que exista vida na Terra dentro de uma temperatura média ideal. Esse carbono pode estar na forma de gás (CO2), em reservas de gás natural, carvão mineral e petróleo. Com o aumento de CO2 na atmosfera, ocorre o efeito estuda, aumentando a temperatura média do planeta. Os gases principais, além do gás carbônico (CO2) que contribuem para o efeito estufa são o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O). Outros gases também fazem parte desse aquecimento do planeta, o monóxido de carbono (CO), o dióxido de enxofre (SO2) e o óxido de nitrogênio (NOx). A questão fala sobre a redução na quantidade de arrotos que contribuiria para a diminuição do efeito estufa, o que nos leva a analisar qual composto é expelido pelo rebanho através do arroto. O sistema digestivo de um mamífero ruminante ocorre a fermentação entérica, processo de digestão de materiais orgânicos que produzem o CH4 entérico, que se origina na fermentação dos vegetais que realizaram a fotossíntese e fixaram o carbono que o animal expele através do arroto e excreta, sendo um dos principais gases que contribuem para o efeito estufa. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; As mudanças climáticas. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao.... Acesso em outubro de 2021)
     

    A redução da quantidade de arrotos pode ajudar a controlar o aquecimento do planeta porque diminui a emissão de: 


    A) dióxido de enxofre (SO2). O dióxido de enxofre, apesar de ser um gás que contribui para o aquecimento global, não é expelido através do arroto em ruminantes, portanto, não haveria redução na sua emissão. Incorreta.

    B) metano (CH4). O metano é um gás expelido através do arroto e das excretas do animal ruminante, então reduzir a quantidade de arrotos contribuiria para a diminuição da sua emissão, podendo ajudar no controle do aquecimento do planeta. CORRETA.

    C) monóxido de carbono (CO). O monóxido de carbono é um dos gases que contribuem para o aquecimento do planeta, porém o arroto do rebanho ruminante não expele esse composto, não havendo redução na sua emissão. Incorreta.

    D) nitrito (NO2). O nitrito (NO2-) é um íon que não faz parte dos gases que contribuem para o efeito estufa. Incorreta.

    E) ozônio (O3). O ozônio é um gás que pode contribuir com o aquecimento do planeta, porém não é expelido através do arroto de ruminantes. Incorreta.




    Gabarito do Professor:  Letra B.