-
Gabarito B
O portador de T. de Personalidade Esquizóide não possui características de ser extremamente ciumento, pois não há investimento em relações sociais ou afetivas de maior intimidade.
-
Os traços de desconfiança e ciúme com desconfiança acerca da fidelidade do parceiro afetivo são características do transtorno de personalidade paranóide.
-
DSM V
A característica essencial do transtorno da personalidade esquizoide é um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em contextos interpessoais. Com frequência parecem ser socialmente isolados ou “solitários” e quase sempre optam por atividades ou passatempos solitários que não incluem interação com outros. Indivíduos com transtorno da personalidade esquizoide costumam ser indiferentes à aprovação ou à crítica dos outros e não parecem se incomodar com o que os demais podem pensar deles. Alegam que raramente vivenciam emoções fortes, como raiva e alegria. Costumam mostrar um afeto constrito e parecem frios e distantes (p. 653).
A assertiva "b" traz uma característica do transtorno da personalidade paranoide. Vejamos:
A característica essencial do transtorno da personalidade paranoide é um padrão de desconfiança e suspeita difusa dos outros a ponto de suas motivações serem interpretadas como malévolas.
Gabarito: B
-
NEM SÃO DESCONFIADAS, NEM CIUMENTAS E MUITO MENOS TENDEM A FANTASIAR, ESSA PERSONALIDADE É EXTREMAMENTE REALISTA E CONCRETA, NÃO HÁ ESPAÇOS PARA DÚVIDAS, SENTIMENTOS.
LETRA B e C ESTÃO ERRADAS
-
Para ratificar a letra E, seguem as considerações do DSM-V:
Habitualmente, mostram um exterior “insípido”, sem reatividade emocional visível, e apenas raramente Respondem de forma recíproca a gestos ou expressões faciais, como sorrisos ou acenos (Critério A7). Alegam que raramente vivenciam emoções fortes, como raiva e alegria.
No entanto, naquelas circunstâncias particularmente incomuns em que esses indivíduos ficam pelo menos temporariamente confortáveis em revelar a si mesmos, podem admitir ter sentimentos de dor, sobretudo relacionados às interações sociais.