SóProvas


ID
3991363
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na Avaliação Psicológica aplicada ao hospital, mais precisamente no exame psíquico, encontramos a avaliação da consciência, incluindo o estado em que o paciente praticamente perde a capacidade de verbalizar, e com grande dificuldade de demonstrar compreensão aos estímulos que lhe são impostos. A motricidade fina está totalmente comprometida e a ampla, severamente complicada, e sua atenção voluntária começa a apresentar fortes sinais de dispersividade. Há também deterioração do pensamento conceptual, que se torna incoerente e fragmentário. Este estado denomina-se

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Obnubilação da Consciência é uma alteração da consciência e se caracteriza pela diminuição da sensopercepção, lentidão da compreensão e da elaboração das impressões sensoriais. Há ainda lentificação no ritmo e alteração no curso do pensamento, prejuízo da fixação e da evocação da memória, algum grau de desorientação e sonolência mais ou menos acentuada.

    Na Obnubilação da Consciência há também deterioração do pensamento conceptual, que se torna incoerente e fragmentário. Com freqüência surgem formas alucinatórias, pseudo-alucinatórias ou delirantes. Embora o paciente não tenha condições de apresentar qualquer queixa somática, é possível verificar, pela expressão fisionômica, algum sentimento de sofrimento, inquietação, ansiedade, depressão, habilidade emocional ou irritabilidade.

  • Esse excerto me confundiu muito:

    "A motricidade fina está totalmente comprometida e a ampla, severamente complicada, e sua atenção voluntária começa a apresentar fortes sinais de dispersividade."

    Tinha a perspectiva que a obnubilação tratava-se de um quadro leve/moderado, portanto não apresentava complicações severas.

  • Turvação da consciência - Estado alterado de consciência que representa um estágio leve em um continuum que vai do alerta total ao coma. Alterações de lucidez, orientação e percepção estão associados com doenças cerebrais e outras doenças orgânicas não cerebrais. Embora o termo venha sendo utilizado para cobrir vários estados (incluindo a restrição do campo perceptual que se segue a estresse emocional agudo) deve ser usado para designar os estágios precoces de um estado confusional organicamente determinado.