I. Discussão de casos refere-se à participação do profissional em reuniões semanais, mantidas pela equipe de saúde, ocultando os aspectos emocionais dos casos apresentados.
II. Discussão de atitudes: o psicólogo poderá atuar no sentido de orientar discussões que envolvam as atitudes da relação médico-paciente, bem como processos inerentes ao processo de hospitalização.
III. Grupo de estudo: refere-se aos relatos de suas atividades à coordenação do setor.
IV. Controle burocrático: refere-se à possibilidade do profissional de psicologia orientar possíveis grupos de estudo que visem melhor compreensão das condições físicas e emocionais do paciente.
Referência dessa questão: livro de Angerami "Tendências em psicologia hospitalar"
A atuação do psicólogo junto à equipe de saúde se dará nos seguintes níveis:
• Discussão de casos: o psicólogo participará das reuniões semanais mantidas pela equipe de saúde provendo os aspectos emocionais dos casos apresentados e enriquecendo as discussões com subsídios que permitam uma visão globalizante do paciente. Também poderão ser apresentados pareceres ou diagnósticos psicológicos de determinados pacientes quando solicitados pela equipe de saúde.
• Discussão de atitudes: o psicólogo poderá atuar no sentido de orientar discussões que envolvam as atitudes da relação médico-paciente, bem como aspectos inerentes ao processo de hospitalização e que englobem os cuidados dispensados pela equipe de saúde para o restabelecimento do paciente.
• Grupos de estudo: o psicólogo poderá orientar possíveis grupos de estudo que visem uma melhor compreensão das condições físicas e emocionais do paciente. O grupo de estudo poderá versar sobre o processo de hospitalização e, dessa maneira, contribuir para que a equipe de saúde adquira condições ideais para o desempenho de suas funções.
• Controle burocrático: o serviço de psicologia fornecerá quinzenalmente relatos de suas atividades à coordenação do setor. Também será feito fichamento dos casos atendidos, de modo a facilitar o desenvolvimento do setor. Periodicamente, em prazo a ser determinado, o serviço de psicologia, por intermédio de seus responsáveis, terá reuniões com os responsáveis pelo setor para que o trabalho possa ser avaliado e reestruturado quando se fizer necessário.
A opção I está errada na parte de ocultar os aspectos emocionais. E as opções com o conceito de grupos de estudo e controle burocrático estão invertidas.