SóProvas


ID
3994075
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil conseguiu se libertar do domínio de Portugal, embora continuasse com problemas econômicos profundos. No século XIX, o Brasil:

Alternativas
Comentários
  • C de cachaça

  • A) manteve o sistema escravista, mesmo com o fim da monarquia. Errada, a escravidão teve fim com a lei áurea, de 1888, assinada pela Princesa Isabel. 

     

    B) mudou o sistema político com a afirmação da monarquia parlamentar. Errado. Era uma monarquia constitucional, na monarquia parlamentar o chefe de governo é o primeiro ministro, já no império, esse cargo é exercido pelo imperador, Dom Pedro I.

     

    C) obteve bons lucros com a plantação do café, apesar das quedas do açúcar. Correta. Após a saída dos holandeses de Pernambuco, começaram a plantar cana-de-açúcar no caribe, onde o clima era mais favorável, o que deixou o açúcar brasileiro pouco concorrente. Já o café começou a se destacar no inicio do século XIX justamente devido a baixa nos outros tipos de cultivo, como o da cana.

     

    D) consolidou o fim da escravidão com a ajuda fundamental dos republicanos. Errada. O processo do fim da escravidão já se estendia desde a metade do século XIX, pode-se dizer que foi o fim da escravidão que colaborou com a implantação da republica.

     

    E) firmou-se como uma nação importante com liberdade política acentuada. Errada. Com a instituição do Brasil império, o voto ainda era proibido à mulheres, padres e escravizados (para parlamento). Na Republica, ainda no seculo XIX, o voto era aberto, dando origem ao "voto de cabresto", que recebia influencia dos coronéis.

    SE EU ERREI ALGO, MANDA UM SALVE, O OBJETIVO É SÓ AJUDAR, VLW.

  • A questão fala sobre economia no período imperial, a única assertiva que cita a economia é a C. Curiosidade, o ramo de café no brasão do Brasil está simbolizando a riqueza nacional que marcou a economia brasileira, à época da Monarquia.