-
Errado. Se a visão é sistêmica, o sistema aberto. Se o sistema é aberto, não há nada definido.
http://blogdowendellleo.blogspot.com/2011/05/comentarios-da-prova-dos-correios.html
Bons estudos!
-
Alguém pode responder minha dúvida?!
A visão sistêmica é, resumindo, uma visão RELATIVA?
-
Na abordagem sistêmica a organização pode ser vista como um sistema vivo e, assim como este, tem seu nascimento, crescimento, decadência e morte. NO ENTANTO, diferentemente dos seres vivos, existem estratégias (ex: reengenharia) que podem dar uma "sobrevida" ou ainda uma nova vidas aos produtos e organizações. Assim não ha que se falar em VIDA ORGANIZACIONAL DEFINIDA, essa é imprevisível. Exemplo: Havaianas...resurgiu das trevas!!!!
-
Guilherme, acho que a abordagem mais parecida com esse adjetivo ("relativa") é a contingencial/situacional, que é diferente da abordagem sistêmica.
a abordagem contingencial analisa as relações dentro e entre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente, e define padrões de relações ou configuração de variáveis. a abordagem sistêmica enfatiza a natureza multivariada das organizações, vê a organização como um sistema aberto e complexo.
mas é possível fazer uma relação entre as duas abordagens da seguinte forma: a teoria da contingência é uma ampliação da abordagem sistêmica. considera que não há modelo definitivo a ser adotado, mas sim que todas as teorias têm importância, contribuindo para as organizações de acordo com cada situação específica.
-
Guilherme, a visão relativa é abordada na Teoria Contingencial, que afirma que "tudo depende".O foco da visão sistêmica é conjunto de parte interligadas para formar um todo. E qualquer estímulo dessas partes influencia o todo. Fala também que o sistema é aberto, ou seja, causa e sofre interferência do meio externo. No livro do Chiavenato, Admnistração Geral e pública, ele diz que o comportamento das organizações é probabilístico e não-determinístico. Dessa forma, pelo que entendo, há um relativismo, pois não há algo que possa ser rigidamente determinado. Não há certezas, há probabilidades.
-
Guilherme, a visão relativa é abordada na Teoria Contingencial, que afirma que "tudo depende".O foco da visão sistêmica é conjunto de parte interligadas para formar um todo. E qualquer estímulo dessas partes influencia o todo. Fala também que o sistema é aberto, ou seja, causa e sofre interferência do meio externo. No livro do Chiavenato, Admnistração Geral e pública, ele diz que o comportamento das organizações é probabilístico e não-determinístico. Dessa forma, pelo que entendo, há um relativismo, pois não há algo que possa ser rigidamente determinado. Não há certezas, há probabilidades.
-
Na teoria dos sistemas, uma das características das organizações
enquanto sistemas abertos é o CICLO DE EVENTOS (entrada, processamento,
saída, retroação , entrada ....) e não ciclo de vida organizacional.
-
INCORRETO. A visão sistêmica das organizações considera que
há um ciclo de vida organizacional
definido para que não haja desvios
nas normas sociais de sua estrutura. {Para
responder a questão tendo como base um conhecimento geral acerca da Teoria dos
Sistemas, é só lembrar que nela as organizações são consideradas sistemas abertos,
que apresentam relações de intercâmbios com o ambiente e para sobreviverem devem
ser adaptativas, isto é, devem reajustar-se as condições do meio, o que
invalida a expressão “ciclo de vida organizacional definido”. Outro
ponto, que também a invalida, seria a ideia, afirmada pela teoria, de que o comportamento
da organização é probabilístico e não determinístico, pelo fato de seu
comportamento não ser totalmente previsível devido à influência das variáveis
ambientais. Mas, acredito eu, que o verdadeiro embasamento para a formulação da
questão foi as principais diferenças entre sistemas vivos e organizados
proposto no livro de CHIAVENATO.}
“Sumário das principais diferenças entre sistemas vivos e
organizados” Pg. 475 TGA CHIAVENATO 2014
Sistemas vivos (organismos)
·
Nascem, herdam seus traços estruturais
·
Morrem, seu tempo de vida é limitado
·
Têm um
ciclo de vida predeterminado
·
São concretos – o sistema é descrito em termos
físicos e químicos
·
São completos. O parasitismo e a simbiose são
excepcionais
·
A doença e definida como um distúrbio no
processo vital
Sistemas
organizados (organizações)
·
São organizados, adquirem sua estrutura em
estágios
·
Podem ser reorganizados, têm uma vida ilimitada
e podem ser reconstruídos
·
Não tem
ciclo de vida definido
·
São abstratos – o sistema é descrito em termos
psicológicos e sociológicos
·
São incompletos: dependem de cooperação com
outras organizações. Suas partes são intercambiáveis
·
O problema
é definido como um desvio nas normas sociais
-
Em síntese o que se quer saber no julgamento do item é se se trata de um sistema aberto ou fechado. Sabe-se que a teoria dos sistemas tem como característica ser de tipo aberto, como a assertiva fala em ciclo de vida pressupõe-se que esteja falando de sistema fechado, o que não é correto pela literatura acerca do tema. Portanto, item errado.
-
Característica de organização com sistemas abertos.
Ciclos de EVENTOS: são atividades constantes e cíclicas:
- Entradas de insumos do ambiente externo;
- Processamento;
- Saída do ambiente interno para o externo;
- Retroação.
-
-
ERRADO, NAO HA ciclo de vida organizacional definido , A VISAO SISTEMICA TRATA AS COISAS COM FLEXIBILIDADE, MUTAÇÃO E ADAPTAÇÃO, NAO TEMOS NADA DEFINIDO EM RALAÇÃO A CICLO DE VIDA.
-
Item errado. A visão sistêmica considera que as várias partes da organização são integradas e auto-ajustaveis, não existindo essa relação que o Cespe propõe nesse item com o único objetivo de confundir o candidato.
-
Item errado. A visão sistêmica considera que as várias partes da organização são integradas e auto ajustáveis, não existindo essa relação que o
Cespe propõe nesse item com o único objetivo de confundir o candidato.
Prof. Carlos Xavier
-
A questão busca dizer que o ciclo das organizações é definido e que o fim chegará sem que nada possa ser feito. Só que a entropia negativa, ou seja, o esforço que se pode fazer para que se possa evitar que o sistema venha a falecer, faz com que o sistema vá se perpetuando. Fazendo analogia da entropia negativa ao corpo humano isso seria o mesmo que fazer esforços para que a vida humana venha a ser eterna. Portanto, falar que a vida organizacional pode não haver desvios no ciclo de sua vida seria Errado, pois os esforços para manter a organização viva faz parte da visão sistêmica.
-
Não tem ciclo de vida definido.
-
1951 – TEORIA DOS SISTEMAS (BERTALANFY)
ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS ABERTOS, INFLUENCIAS DO MUNDO AO REDOR, INFLUENCIAR O MUNDO A SUA VOLTA, EFEITO BORBOLETA, VISÃO SISTÊMICA OU HOLÍSTICA; OS SISTEMAS EXISTEM DENTRO DE SISTEMAS; A INTERDEPENDÊNCIA DAS PARTES COM O TODO ORGANIZACIONAL; AS FUNÇÕES DE UM SISTEMA DEPENDEM DE SUA ESTRUTURA. ENTROPIA (NÍVEL DE DESORGANIZAÇÃO) - TODO SISTEMA SOFRE EXTERIORIZAÇÃO; EQUIPARA COM UM SISTAMA ORGÂNICO, OU SEJA, UM SISTEMA VIVO ONDE AS PARTES ESTÃO INTERDEPENDENTEMENTE RELACIONADAS.
GABARITO ERRADO
-
ERRADO
Sistema aberto em constante mudança
-
A visão sistêmica das organizações considera que há um ciclo de vida organizacional definido para que não haja desvios nas normas sociais de sua estrutura.
-
Errado
A organização não tem um ciclo de vida definido.
Elas vivem em constantes mudanças.
-
Devido a incerteza do mercado, a visão sistêmica não apresenta um ciclo de vida bem definido, pois em meio ao ambiente volátil externo, a qual essa teoria inovou ao entender que faz parte das interações com a instituição, não ha de se falar em previsões ou ciclos bem definidos
-
não há ciclo, o que há são mudanças, causa-efeito , expansão ...