SóProvas


ID
399742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de administração pública, julgue os itens a seguir.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), instituída pelo poder público mediante autorização de lei específica, é vinculada ao Ministério das Comunicações e, portanto, integrada à administração direta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito equivocado embora a ETC seja Empresa Pública prestadora de servicos públicos não deixa de ser empresa pública e desta forma intrega (FAZ PARTE) da adminstracão indireta.Manuais de administrativo nos ensina queo ETC NÃO E AUTARQUIA. a ETC também presta atividades economicas quando por exemplo atua como empresa privada responsavel por serviços de Sedex.   
  • O quê??? ECT é parte da administração direta? Aonde? Discordo do gabarito (que está como errado). ECT como empresa pública faz parte da administração indireta. O mapa abaixo auxilia o estudo.

  • pelo amor hein...

    eu fiz essa prova... entrei com recurso, e se eles mantiverem esse gabarito será ridiculo!! alias essa prova teve gabaritos horrorosos... entrei ao todo com recurso em 15 questões!!
  • Nossa que absurdo! não sou de ficar reclamando. Mas às vezes é difícil de engolir.  Na minha opnião enquanto as bancas, não forem obrigadas a colocar o embasamento de cada questão do Gabarito ( CF, Sumulas, autor... ) temos grande chance de continuar acontecendo essas aberrações.

    Desculpas, pelo desabafo.

    Veja no site do próprio Correios, menciona que é uma empresa pública, ou seja, pertence a administração indireta.
    http://www.correios.com.br/sobreCorreios/empresa/Legislacao/default.cfm

    "

    Legislação Relativa aos Correios

    Como empresa pública, os Correios são regidos por uma série de leis que norteiam suas atividades. Conheça as leis, decretos, portarias e instruções normativas relativos aos serviços postais e atribuições da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, navegando nos links do menu lateral."

     

  • Olá, pessoal!
     
    A banca divulgou a resposta como "C", mas esse gabarito ainda é o preliminar.
     
    Bons estudos!
  • Olá, pessoal!

    A resposta foi atualizada para "E", conforme gabarito definitivo publicado pela banca e postado no site.

    Bons estudos!
  • Augusto, seus mapas mentais são fantásticos! Obrigada por compartilhar!
  • A ECT é uma Empresa Pública - Integrante da Administração Indireta. 

    Vale lembrar que a ECT e a INFRAERO, apesar de serem Empresas Públicas, gozam de imunidade tributária recíproca (importante exceção).

    o STF reconheceu imunidade tributária recíproca à INFRAERO (RE 363.412 AgR/BA), e aos Correios (AI-AgR 690.242/SP), em virtude da prestação de serviços públicos em regime de monopólio desempenhada por ambas.
  • Assertiva: errada

    (...)é vinculada ao Ministério das Comunicações( adm. direta) e, portanto, integrada à administração
    direta
    . Pelo que entendi nesta questão, o erro desta questão: não é integrada à adm. direta e sim a adm. indireta.

    O erro não há relação com lei e sim se integra ou não à adm. direta: NÃO INTEGRA!!



    Bons estudos!!!
  • A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) é uma empresa pública DE DIREITO PRIVADO  que é integrante da Adm. INDIRETA  e recebe tratamento de Fazenda Pública e, em razão disso, em vários pontos do regime jurídico terá tratamento diferenciado. A aplicação desse tratamento especial também tem como fundamento a exclusividade na prestação do serviço postal. Esse regime especial decorre do Decreto-Lei nº 509/69 que, em seu art. 12, dispõe: “A ECT gozará de isenção de direitos de importação de materiais e equipamentos destinados aos seus serviços, dos privilégios concedidos à Fazenda Pública, quer em relação à imunidade tributária, direta ou indireta, impenhorabilidade de seus bens, rendas e serviços, quer no concernente a foro, prazos e custas processuais”. Além disso, o Pleno do STF, no julgamento do RE 220.906-9 (DJ: 24.11.2002), afirmou que a ECT tem os mesmos privilégios conferidos à Fazenda Pública, dentre os quais o da impenhorabilidade de seus bens, rendas e serviços, devendo a execução contra ela fazer-se mediante precatório.

  • A ECT faz parte da administração indireta. 

  • É DA ADM INDIRETA.

     

    ERRADA