SóProvas


ID
3998197
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No Brasil Colônia, as rebeliões nativistas foram importantes para o enfraquecimento do governo português. No século XIX, a Revolução de 1817 se destacou, pois:

Alternativas
Comentários
  • revolução pernambucana foi uma revolta social que ocorreu no período colonial brasileiro em 6 de Março de 1817. Esse movimento teve caráter separatista e também ficou conhecido como a Revolução dos Padres devido à participação ativa dos Padres e da Igreja Católica. Os revoltosos queriam derrubar o governo brasileiro, mas não aconteceu. As medidas tomadas foram a abolição de impostos e a liberdade de imprensa. ... Esse movimento, gerou mais força ao povo brasileiro que era reprimido e totalmente dominado pelos portugueses naquela época.

    Fonte: todamateria e brainly

  • #As pessoas que respondem questões de história merecem toda moral!

  • Fui de D, mas as tropas gringas não chegaram a participar.

    Em maio de 1817, Antônio Gonçalves da Cruz, o Cruz Cabugá, desembarcou na  Filadélfia, Estados Unidos, com 800 mil dólares (atualizado ao câmbio de 2007 em aproximadamente 12 milhões de dólares) na bagagem com três missões:

     →Comprar armas para combater as tropas de Dom João VI;

     →Convencer o governo americano a apoiar a criação de uma república independente no Nordeste brasileiro;

     →Recrutar alguns antigos revolucionários franceses exilados em território americano para, com a ajuda deles, libertar Napoleão Bonaparte, exilado na Ilha de Santa Helena, que seria transportado ao Recife.

    Porém na data de chegada do emissário aos EUA, os revolucionários pernambucanos já estavam sitiados pelas tropas monarquistas portuguesas e próximas da rendição. Quando chegaram ao Brasil os quatro veteranos de Napoleão recrutados conde Pontelécoulant, coronel Latapie, ordenança Artong e soldado Roulet, muito depois de terminada a revolução, foram presos antes de desembarcar.

    Em relação ao governo americano, Cruz Cabugá chegou a se encontrar com o secretário de Estado, Richard Rush , mas somente conseguiu o compromisso de que, enquanto durasse a rebelião, os Estados Unidos autorizariam a entrada de navios pernambucanos em águas americanas e que também aceitariam dar asilo ou abrigo a eventuais refugiados, em caso de fracasso do movimento.

  • contexto da revolução americana + iluminismo = 1800 em diante.

  • 1817 - trata-se da REVLUÇÃO PERNAMBUCANA

    Alguns pontos relevantes a respeito:

    • Caráter separatista;
    • Por conter participação da elite não trataram da questão escravista.
  • Questão mal formulada. Revolução Pernambucana de 1817 tinha um caráter SEPARATISTA e não NATIVISTA!!! Cabe recurso!!!

  • No Brasil Colônia, as rebeliões nativistas foram importantes para o enfraquecimento do governo português. No século XIX, a Revolução de 1817 se destacou, pois:

    A revolução Pernambucana foi uma rebelião separatista e repúblicana.