TEXTO
Globalização é, para muitos, apenas um momento da expansão do capitalismo, uma mudança na economia. Para uns, desejável, para outros, inevitável, é vista como uma fatalidade da natureza, um El Niño financeiro. Não é, não. A globalização é fruto da ação organizada dos homens; portanto, um fenômeno da sociedade e não da natureza. Não é como a erupção de um vulcão, uma onda de calor ou a inundação dos grandes rios, que têm a ver com o mundo da natureza.
Globalização é, para muitos, apenas um momento da expansão do capitalismo, uma mudança na economia. Para uns, desejável, para outros, inevitável, é vista como uma fatalidade da natureza, um El Niño financeiro. Não é, não. A globalização é fruto da ação organizada dos homens; portanto, um fenômeno da sociedade e não da natureza. Não é como a erupção de um vulcão, uma onda de calor ou a inundação dos grandes rios, que têm a ver com o mundo da natureza.
A globalização, pelo contrário, tem a ver com o mundo dos
homens, com a forma pela qual eles se organizam, extraem
riquezas, vendem produtos, fornecem serviços. Tem a ver
também com a maneira pela qual criam cultura e a
veiculam, apropriam-se de valores morais, de práticas
políticas e os universalizam. A repulsa a assassinos
institucionalizados, do tipo de alguns déspotas da História,
encontra eco em todos os países não só pelo fato de seus
regimes terem trucidado indivíduos de diferentes
nacionalidades, mas porque cada um de nós, como cidadão
do mundo, sente-se atingido na própria carne, por
atentados contra a humanidade.
Se sofremos as agruras da globalização, como
desemprego, sobressaltos econômicos de dimensão
planetária e até perda de identidade, que, ao menos, o
fenômeno nos permita a universalização das conquistas já
conseguidas pela humanidade, como os direitos humanos e
o direito de buscar a felicidade.
(Jaime Pinsky. O Brasil tem futuro? São Paulo:
Contexto, 2006, p. 124. Fragmento.)
No trecho: “A globalização, pelo contrário, tem a ver
com o mundo dos homens, com a forma pela qual eles
se organizam, extraem riquezas, vendem produtos,
fornecem serviços. Tem a ver também com a maneira
pela qual criam cultura e a veiculam, apropriam-se de
valores morais, de práticas políticas e os
universalizam”, dois recursos recorrentes usados pelo
autor foram: