SóProvas


ID
3998989
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Geografia Econômica do Brasil vem empregando, com frequência, sobretudo quando se refere ao espaço agrário, o termo “AGROECOSSISTEMA”. Sobre esse tema, é correto afirmar o que segue.

1) O agroecossistema é uma unidade básica empregada para análise da sustentabilidade.
2) O agroecossistema inclui de maneira explícita o homem, tanto como produtor como consumidor.
3) Os sistemas agroecológicos promovem a agrobiodiversidade e se relacionam com ela dentro de um processo de relações e interações entre aspectos socioculturais, manejo ecológico de recursos naturais e manejo integrado de ecossistemas.
4) No estudo dos agroecossistemas, realizado sob a ótica geográfica, deve-se levar em consideração apenas as condições edáficas da área que serve de sustentáculo às atividades agrícolas.
5) O processo evoluído na definição de indicadores de sustentabilidade de agroecosssitemas requer ações que objetivam definir e caracterizar a área de estudo e identificar os fatores críticos locais.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

    Agroecossistema é um ecossistema com presença de pelo menos uma população agrícola.Portanto, pode ser entendido como uma unidade de trabalho no caso de sistemas agrícolas, diferindo fundamentalmente dos ecossistemas naturais por ser regulado pela intervenção humana na busca de um determinado propósito.

    Os agroecossistemas possuem quatro propriedades (produtividade, estabilidade, sustentabilidade e equidade) que avaliam se os objetivos do sistema – aumentar o bem-estar econômico e os valores sociais dos produtores – estão sendo atingidos.

    A produtividade significa a produção de determinado produto por unidade de recurso que entra numa área. Estabilidade é a manutenção da produtividade tendo em vista que eventos não-controláveis podem ocorrer. A propriedade sustentabilidade é a capacidade de um agroecossistema manter sua produtividade quando exposta a um grande distúrbio, enquanto equidade é definida como a distribuição da produtividade do agroecossistema.

    A autonomia é adicionada como uma quinta propriedade, esta considerada como a capacidade do agroecossistema manter-se ao longo dos anos independente de oscilações externas

    naturais ou não, modificados pela ação humana para o desenvolvimento dos sistemas agrícolas de cultivo. Estes sistemas passam a receber subsídios (através de fertilizantes), controles (de suprimentos de água, das pragas e das doenças), objetivando processos de colheita e de comercialização.

    bons estudos