SóProvas


ID
3999031
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma grande população de insetos de uma determinada espécie é submetida a um dado inseticida por um período prolongado de tempo. Como consequência, os indivíduos sensíveis ao inseticida morrem e os resistentes a ele sobrevivem. A respeito da seleção natural atuante nessa população, considere as seguintes afirmativas:


1. Por promover o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida, a seleção natural direcional ajustou a frequência dos insetos resistentes.

2. Geração após geração, a seleção natural estabilizadora promove o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida.

3. Insetos resistentes ao inseticida aumentam de frequência, geração após geração, pela ação da seleção natural estabilizadora.

4. A seleção natural direcional favorece os insetos resistentes ao inseticida, que irão aumentar de frequência geração após geração.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 4. A seleção natural direcional favorece os insetos resistentes ao inseticida, que irão aumentar de frequência geração após geração.

    Somente a afirmativa 4 é verdadeira

  • A questão traz como exemplo uma população de insetos submetida a inseticida por longo tempo, causando morte aos mais sensíveis, sobrevivendo os mais resistentes. Ocorre uma seleção natural nessa população. Existem diferentes tipos de seleção natural: a direcional, onde um fenótipo extremo é favorecido e sua frequência aumentada, a estabilizadora, que seleciona os organismos com fenótipo intermediário (fora da média são eliminados), e a disruptiva, onde os extremos são favorecidos e os intermediários eliminados. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
    Analisaremos as afirmativas propostas:
    1. Por promover o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida, a seleção natural direcional ajustou a frequência dos insetos resistentes. A seleção direcional favorece um fenótipo extremo, no caso os de resistência, não aumentando a ocorrência de mutações. FALSA.
    2. Geração após geração, a seleção natural estabilizadora promove o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida. A seleção natural estabilizadora favorece indivíduos próximo da média (não seria os de resistência) e não aumenta o número de mutações, elas ocorrem ao acaso, não tendo relação com a resistência ao inseticida. FALSA.
    3. Insetos resistentes ao inseticida aumentam de frequência, geração após geração, pela ação da seleção natural estabilizadora. Esses insetos aumentam a frequência, mas de acordo com a seleção direcional, que favorece o fenótipo extremo. A seleção estabilizadora favorece o fenótipo intermediário. FALSA.
    4. A seleção natural direcional favorece os insetos resistentes ao inseticida, que irão aumentar de frequência geração após geração. Essa seleção direcional favorece os extremos, no caso os resistentes ao inseticida. VERDADEIRA.

    Assinale a alternativa correta:
    a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira. CORRETA.
    b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. A afirmativa 4 é falsa. Incorreta.
    c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. As duas afirmativas são falsas. Incorreta.
    d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. As afirmativas 2 e 3 são falsas. Incorreta
    e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. Apenas a afirmativa 1 é verdadeira. Incorreta.

    Gabarito do professor: A
  • parece ta tudo flnd a msm coisa

  • O caso em questão NÃO envolve a seleção natural estabilizadora, pois esta favorece os genótipos intermediários; o caso envolve a seleção natural direcional pois favorece um dos extremos, que são os insetos resistentes ao inseticida. Importante se atentar para o erro da 1: o inseticida NÃO PROMOVE A MUTAÇÃO DE RESISTÊNCIA AO INSETICIDA. O que ocorre é que, naturalmente, pela variabilidade genética, existem insetos mais resistentes ao inseticida, logo, estes vão sobreviver e os que não resistem vão morrer (é o meio selecionando os indivíduos). Logo, quem vai mais se multiplicar serão aqueles que carregam os genes para a resistência; inevitavelmente, poderão ser gerados indivíduos que herdaram o gene dos pais, aumentando a população de insetos resistentes. Nada impede que, com o passar do tempo e de forma aleatória, a prole deixe de herdar o alelo que confere resistência ao inseticida, então, o número total de indivíduos irá abaixar. Por isso que dizemos que o meio seleciona os indivíduos, pois somente aqueles que contêm características favoráveis àquele meio irão sobreviver. Essa é a teoria de Darwin. A teoria equivocada é a de Lamarck, que diz basicamente que se as árvores são altas então as girafas que têm pescoço grande irão transmitir essa característica vantajosa à sua prole. No entanto, isso não ocorre na prática, pois os genes repassados à prole são aleatórios e não, necessariamente, os mais vantajosos.