SóProvas


ID
3999100
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Estou tentando resgatar o pobre tecelão de malhas, o meeiro luddita, o tecelão do “obsoleto” tear manual, o artesão “utópico” e mesmo o iludido seguidor de Joanna Southcott, dos imensos ares superiores de condescendência da posteridade. Seus ofícios e tradições podiam estar desaparecendo. Sua hostilidade frente ao novo industrialismo podia ser retrógrada. Seus ideais comunitários podiam ser fantasiosos. Suas conspirações insurrecionais podiam ser temerárias. Mas eles viveram nesses tempos de aguda perturbação social, e nós não. Suas aspirações eram válidas nos termos de sua própria experiência.


(E. P. Thompson. A formação da classe operária inglesa. V.1(4. ed.). São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 13.)


Com base no trecho acima, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • O trecho apresentado trata do conturbado período de implantação de indústrias na Inglaterra, quando a mão de obra humana foi sendo, pouco a pouco, substituída pela máquina. A manufatura deu lugar à maquinofatura. Os postos de trabalho tornaram-se mais reduzidos por conta da revolução na forma de produzir introduzida pela utilização da máquina. Ela se torna o símbolo, por ser uma razão, do empobrecimento e do desemprego de grande parte da população trabalhadora.

    Por isso é bastante lógica a ação do primeiro grande movimento operário: os quebradores de máquinas, também conhecidos pelo nome de Luditas. Reza a tradição que o movimento foi inspirado na ação do operário Nedd Ludd, que teria quebrado as máquinas de seu patrão. É um momento, no início do século XIX, de intensa movimentação social. O mundo dos artesãos vai dando passagem para o mundo dos operários que dependem do salário para garantir sua sobrevivência, miserável na maioria das vezes; 

    O escritor inglês Charles Dickens escreveu vários livros  de ficção nos quais  aponta a situação social da época, tanto do ponto de vista dos donos das fábricas como dos trabalhadores. Entre suas obras destacam-se “Oliver Twist", “ David Copperfield" e “ Casa Soturna" 

    Acerca do tema uma das alternativas apresenta uma ideia de História correta 

    A) INCORRETA- Os modos de vida mais afetadas pelo industrialismo foram aqueles dos trabalhadores urbanos e não dos camponeses enquanto tais. O que acontece com os camponeses é que a mecanização dos campos – mesmo que rudimentar – e a apropriação de terras comunais empurrou muitos ao êxodo rural por não terem condições de sobrevivência 

    B) INCORRETA-A organização dos trabalhadores antes da sociedade industrial era em corporações de ofício. A descrição das mesmas está correta mas, não eram de forma alguma agremiações políticas como entendemos os partidos. 

    C) INCORRETA- A resistência dos trabalhadores após a revolução industrial tem uma história singular e, não tem base em tradições de lutas anteriores por terem sido localizadas e escassas.

    D) INCORRETA-A história da classe operária toma, sim, em consideração o crescimento econômico e o papel de liderança do empresariado, até mesmo para explicar como se articula a relação entre os donos das fábricas e os trabalhadores. É necessário explicar como e porquê os artesãos e camponeses tornaram-se operários dependentes do salário pago pelos empresários. 

    E) CORRETA – As reações dos trabalhadores ingleses, como o movimento dos “Quebradores de Máquinas “ demonstram de forma contundente como a vida das pessoas, principalmente os de baixa renda, foi afetada pelo industrialismo. O trecho transcrito expressa a transformação. A afirmativa é correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E.