SóProvas


ID
3999103
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil, Pedro 2º, assinou a Lei Áurea, decretando a abolição […]. A decisão veio após mais de três séculos de escravidão, que resultaram em 4,9 milhões de africanos traficados para o Brasil, sendo que mais de 600 mil morreram no caminho.


(Amanda Rossi e Camilla Costa, postado em 13 de maio de 2018 – BBC Brasil em São Paulo. Disponível em: https://www.bbc.com/ portuguese/brasil-44091469. Acesso em 25 de junho de 2019.)


De acordo com o trecho acima, considere as seguintes afirmativas:


1. A chamada “Lei Áurea”, assinada pela princesa Isabel, não pode ser vista como uma concessão da monarquia, sendo resultado de um longo processo de luta e resistência que contou com a presença ativa de escravizados e escravizadas para sua libertação do cativeiro.

2. No período imediato que sucedeu à abolição, os libertos puderam contar com medidas de apoio na forma de distribuição de pequenos lotes de terra, tal como aconteceu nos Estados Unidos após a Guerra Civil, com a chamada “Reconstrução”.

3. Escravizados e escravizadas receberam apoio de muitos setores da sociedade da época ligados ao movimento abolicionista, sendo Luís Gama, filho de escrava e advogado autodidata, um dos personagens mais célebres e atuantes, empenhando-se na libertação de centenas de cativos e cativas.

4. Os segmentos da sociedade adeptos do regime escravista defendiam a “emancipação gradual” e nutriam o profundo receio de que a abolição imediata da escravidão trouxesse desorganização econômica e provocasse o caos social.



Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta D (aos não assinantes)

  • Gabarito D

    > De cara dava pra você passar um riscão na assertiva 2, pois não houve nenhum tipo de auxílio aos ex-escravos e muito menos uma indenização aos grandes proprietários de café, visto que a lei áurea foi uma das causas responsáveis para a queda do império.

    > Assertiva 1 bem redondinha, porquanto o processo de libertação dos escravos foi lento e gradual.

    Foco PMPR e PMPA!

    Te vejo no CFP!!!!

  • VALE À PENA LER UMA BREVE BIBLIOGRAFIA DE QUEM FOI LUIS GAMA

    https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwimybftt57tAhURH7kGHeCbBXIQFjAHegQIARAC&url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FLu%25C3%25ADs_Gama&usg=AOvVaw0gNn8rU90GpVH1ha6C9-By

  • A questão em pauta é o processo de abolição do escravismo no Brasil, que existiu desde o período de colonização e dominação portuguesa até o final do período monárquico, no século XIX. Acerca do tema foram apresentadas 4 afirmativas, falsas e verdadeiras.
    Afirmativa 1 – VERDADEIRA – A lei que libertou de vez os escravos no Brasil é apresentada muitas vezes como uma benesse da família real brasileira. A lei foi assinada pela princesa Isabel como regente em nome de seu pai mas, a luta pelo final da escravidão é tão longa quanto a própria escravidão. As fugas, os suicídios, a construção de quilombos pelos escravizados são expressões de séculos de rejeição à escravidão 

    Afirmativa 2- FALSA – Após a assinatura das leis que libertaram os escravos ( Lei do Sexagenário, Lei do Ventre Livre e lei Áurea) não houve nenhuma política pública para auxiliar a população afro-descendente e africana recém liberta à se integrar como trabalhadores livres dentro da sociedade patriarcal e racista do Brasil. Além disso, a lei de Terras de 1850 limitava o acesso à terra àqueles que tivessem condição de compra. A medida exclui imigrantes pobres e ex-escravos da possibilidade de acesso à terra. 

    Afirmativa 3- VERDADEIRA – Luis Gama é uma das figuras mais emblemáticas na luta contra a escravidão. E sim, a luta contra a escravidão contou com o apoio de vários setores sociais, por variados motivos. Por conta da ação de abolicionistas muitos escravos foram alforriados antes da assinatura das leis de libertação. 

    Afirmativa 4 – VERDADEIRA - Toda a estrutura sócio- econômica do Brasil era baseada no sistema escravista, do topo à base. Assim, aqueles que dependiam e lucravam com o comércio e utilização de escravos africanos – incluso sua posição social como proprietários, entendiam que a eliminação da escravidão traria o desmonte do tecido social e, da economia do país que lhes era favorável 
    Entre as alternativas abaixo está indicada a combinação correta acerca das afirmativas acima comentadas. 
    A) INCORRETA- A afirmativa 3 é verdadeira 
    B) INCORRETA- A afirmativa 1 é verdadeira mas, a de número 2 é falsa 
    C) INCORRETA- A afirmativa 4 é verdadeira e a afirmativa 2 é falsa 
    D) CORRETA – Somente a afirmativa de número 2 é falsa. As outras são verdadeiras 
    E) INCORRETA- Nem todas são verdadeiras. A de número 2 é falsa 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • D...Luis Gama, abolicionista, pautou grande parte da sua vida para o fim da escravidão e da monarquia.

  • LETRA D. Alguns pontos que valem ser ressaltados acerca do tema. A lei Áurea foi uma abolição jurídica, vale lembra, que o Brasil sempre foi, mas naquela época era mais forte, um país racista e segregado com relação aos negos. Sendo assim, após serem libertos, esses negros tiveram que recorrer a trabalhos análogos ao escravo e a marginalização pois não houve uma preocupação com o que essas pessoas sem nenhuma expectativa fariam após serem libertos.