SóProvas


ID
3999106
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1632, o matemático, astrônomo e filósofo italiano Galileu Galilei (1564-1642) publicou o Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo, no qual três personagens, de nomes Sagredo, Salviati e Simplício, debatem sobre a cosmologia copernicana e a cosmologia aristotélica. Ainda no mesmo ano, Galileu foi intimado a comparecer à Congregação do Santo Ofício em Roma, acusado de defender as ideias de Copérnico, consideradas heréticas pela Igreja.

Considerando o contexto histórico do processo e da condenação de Galileu Galilei pela Inquisição de Roma, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • O contexto histórico no qual se insere Galileu Galilei é o do movimento renascentista, que teve regiões italianas como epicentro. A grande proposta do Renascimento cultural é de ruptura com o pensamento teocêntrico da Idade Média, capitaneado pela Igreja Católica. 
    A cultura renascentista, expressa nas artes, nas ciências e na filosofia buscava ser racionalista, naturalista e de base clássica. Ou seja, buscava ser uma expressão, nos séculos XV e XVI, dos valores e da cultura greco-romana. Embora não tenha atingido todo o tecido social das comunidades europeias por conta da sociedade da época ser , em grande parte, iletrada e ágrafa, o impacto do renascimento foi suficientemente amplo para embasar a Revolução Científica dos séculos XVI e XVII.
    Entre as alternativas uma apresenta uma ideia de História correta acerca de Galileu Galilei, Nicolau Copérnico e sua obra. 
    A) INCORRETA- A obra de Copérnico “De Revolutionibus Orbium Coelestum “ (Sobre a órbita dos corpos celestes), foi colocada no Index por conta de defender a ideia de que a Terra girava em torno do sol, o que não era uma das Verdades Dogmáticas defendidas pela Igreja Católica.

    B) INCORRETA- O motivo para a proibição do livro não foi a questão da magia e sim uma declaração científica acerca do debate sobre geocentrismo e heliocentrismo, debate este entendido pelo alto clero como uma contestação à sua autoridade e às verdades estabelecidas pela Igreja.

    C) INCORRETA- Galileu foi obrigado, para não levar o processo para a justiça civil, o que poderia significar a morte, a abjurar a teoria que então defendia, de que a Terra girava em torno do sol. Foi também proibido de ensiná-la. A questão não era exatamente hélio ou geocentrismo mas contestar ou reafirmar a autoridade da Igreja Católica. 

    D) CORRETA – O concílio de Trento reafirma todos os dogmas e ideias defendidas pela Igreja Católica

    E) INCORRETA- A obra de Galileu versava sobre a questão do geocentrismo e do heliocentrismo e não sobre questões exatamente filosóficas e teológicas. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Em 22 de junho de 1633, saiu a sentença de Galileu Galilei: ele foi considerado culpado por crimes abomináveis. A pena seria cumprida nas masmorras do Santo Ofício. Galileu vestiu uma túnica branca, se ajoelhou e fez uma jura de que sempre acreditaria nos ensinamentos da Igreja, abandonaria a idéia do movimento da Terra ao redor do Sol e jamais diria tais coisas novamente. Histórias nunca confirmadas dizem que, quando se levantou, Galileu murmurou baixinho: “eppur si muove” (“e, no entanto, ela se move”).

    letra C

    fonte:http://chc.org.br/