SóProvas


ID
3999235
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em 1º de julho de 1997, Hong Kong, uma ex-colônia britânica, passou a fazer parte da China, sob o acordo “um país, dois sistemas”, que assegura certa autonomia ao território de cerca de 7,4 milhões de habitantes. Considerada uma Região Administrativa Especial, Hong Kong possui seu próprio sistema de leis, diversos partidos políticos e direitos essenciais garantidos. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:


1. Hong Kong foi cedida ao Reino Unido em 1842, após a Primeira Guerra do Ópio, quando se tornou uma colônia britânica.

2. Pelo acordo, ficou assegurado que nenhuma alteração poderá ser feita no sistema de governo de Hong Kong e em seu estilo de vida até o ano de 2047.

3. O governo central chinês tem afirmado de maneira recorrente sua jurisdição sobre Hong Kong, mas evitando atritos políticos entre os dois sistemas.

4. O passaporte utilizado pelos habitantes das duas regiões é o mesmo, porém o cidadão honconguês possui visto livre em vários países.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A ilha de Hong Kong era uma colônia britânica desde a Primeira Guerra do Ópio. Ela foi devolvida a China em julho de 1997.
     Foi estabelecido um acordo seguindo o princípio de “Um País, dois sistemas", no qual Hong Kong passa a pertencer a China. Ficam garantidas a autonomia de território, a independência legislativa e a judicial, com sistema político e estruturas econômicas próprias. 
    1. VERDADEIRA - Hong Kong foi cedida ao Reino Unido em 1842 e durante a era colonial a região adotou o sistema de não intervencionismo político e era considerado o local, no qual “o Oriente encontrava o Ocidente". 

    2. VERDADEIRA – O acordo de devolução de Hong Kong para a China estabeleceu que o ano de 2047 o sistema de governo de Hong Kong e o território passariam a ser completamente controlados pela China.

    3. FALSA – Segundo o acordo estabelecido, Hong Kong tem a independência legislativa e judicial e autonomia sobre seu território. Em 2020, Pequim declara planos de impor uma nova lei contra subversão, secessão, terrorismo e ingerência estrangeira; o que seria contra o acordo, mas a China alega que tal fato não prejudicaria as liberdades em Hong Kong.

    4. FALSA - O passaporte de Hong Kong é emitido pelo Departamento de Imigração de Hong Kong desde 1997 e tem visto livre para vários países incluindo os pertencentes ao Acordo de Schengen. O passaporte chinês é emitido pela Chancelaria da China e exige visto para entrar na Zona Schengen e em quase todos os países ocidentais.

    Para resolver a questão é preciso conhecimento prévio sobre os territórios de dominação britânica nos séculos XIX e XX. É preciso também ter noção dos tratados diplomáticos mais importantes do século XX. 
    A) INCORRETA – A afirmativa 3 não é verdadeira.
    B) CORRETA - Somente as afirmativas 1 e 2 são corretas. 
    C) INCORRETA – A afirmativa 1 é verdadeira e a afirmativa 4 não. 
    D) INCORRETA – A afirmativa 2 é verdadeira e as afirmativas 3 e 4 não. 
    E) INCORRETA - As afirmativas 1, 2 são verdadeiras e a 3 e 4 não.
    RESPOSTA: B