-
No sul da Europa, onde predominam verões quentes e secos, o turismo representa uma pressão adicional sobre os sistemas de águas.
-
Mesmo no Brasil, que ostenta a maior reserva de águas doces superficiais do planeta (12% do total), as condições de acesso não são equânimes. A região hidrográfica Amazônica — que abrange Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e grande parcela do Pará e do Mato Grosso — equivale a 45% do território nacional e detém 81% da disponibilidade hídrica. As regiões litorâneas, que respondem por apenas 3% da oferta nacional, abrigam 45% da população do país. Ou seja, os brasileiros se concentram cada vez mais em áreas onde a oferta de água é desfavorável.
-
procurei na referência, não encontrei nada sobre a interferência do turismo nos recursos hídricos da Europa em verões, encontrei em outra referência.
-
O estresse hídrico é um termo utilizado para designar uma situação em que a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação em uma determinada localidade. Trata-se de uma expressão elaborada para representar uma situação grave que pode ser ocasionada tanto por fatores naturais quanto por fatores socioeconômicos.
-
Escassez de água ou estresse hídrico é tema que une estudos de hidrologia, onde entram aspectos naturais da disponibilidade hídrica, com conhecimentos sobre degradação ambiental e os usos da água pela sociedade. O texto de apoio trás notícia sobre o tema e o enunciado busca a alternativa correta.
A) Áreas desérticas do interior do continente asiático apresentam baixa densidade populacional e grave escassez de água.
B) Fora do Semiárido nordestino o Brasil apresenta áreas de estresse hídrico em diversas regiões como na capital federal Brasília, a região Noroeste Fluminense no Rio de Janeiro, partes do Pampa no extremo sul gaúcho entre outras.
C) Encontra-se relacionado mais ao desmatamento e uso inadequado da água superficial, já que estresse hídrico não é apenas um fenômeno climático mas sim um processo relacionado aos usos da água e sua disponibilidade em áreas não contaminadas.
D) O clima quente e seco do Sul europeu no verão atrai turistas as suas praias, mas de fato aumenta a possibilidade de a água se tornar cada vez mais escassa durante a alta temporada, quando cidades veem sua população aumentar consideravelmente .
Alternativa correta.
E) A agricultura e características climáticas extremas em alguns pontos são as principais causas do estresse hídrico nos países andinos.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
O sul da Europa está sob influência do Clima Mediterrâneo, que tem verão quente e seco e inverno mais ameno e chuvoso. Com a chegada dos turistas no verão, ocorre uma sobrecarga no sistema hídrico do sul europeu.
GABARITO: LETRA D
-
Vi que a turquia e a jordânia sofrem com o estresse hídrico por conta da população ser maior que a disponibilidade de água. Realmente o bBrasil tem 12% da água doce do mundo