SóProvas


ID
3999259
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere o seguinte excerto do texto intitulado Adolescência em Samoa, da antropóloga Margaret Mead: 

Nas partes mais remotas do mundo, sob condições históricas muito diferentes daquelas que fizeram Grécia e Roma florescer e declinar, grupos de seres humanos desenvolveram padrões de vida tão diferentes dos nossos que não podemos arriscar a conjectura de que iriam chegar algum dia às nossas próprias soluções. Cada povo primitivo escolheu um conjunto de valores humanos e moldou para si mesmo uma arte, uma organização social, uma religião, que são sua contribuição singular para a história do espírito humano. Samoa é apenas um desses padrões diversos e graciosos, mas, assim como viajante que um dia se afastou de casa é mais sábio que o homem que nunca foi além da soleira da própria porta, o conhecimento de outra cultura deveria aguçar nossa capacidade de esquadrinhar com mais sobriedade, de apreciar mais amorosamente, a nossa própria cultura.


(MEAD, Margaret. Adolescência em Samoa. In: CASTRO, Celso (org.). Cultura e personalidade: Ruth Benedict, Margaret Mead e Edward Sapir. Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 28.)


A partir dessa consideração feita pela autora, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A antropologia é uma ciência que nasceu da necessidade dos países colonizadores compreenderem os grupos colonizados, muitos deles com valores fundantes muito diferenciados dos homens europeus. Ao longo do tempo, porém, através do exercício crítico dos valores referenciais das sociedades ocidentais em comparação com povos ditos "primitivos", a antropologia tornou-se poderosa ferramenta não apenas para conhecer diferentes padrões culturais como para questionar e investigar os padrões de sua própria sociedade, afinal, somos resultados de processos históricos e sociais, de processos culturais tal qual os povos que são observados.

    O exercício antropológico, portanto, permitiu às sociedades ocidentais questionarem as suas categorias e estruturas de forma análoga aos questionamentos feitos sobre sociedades tribais.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • É preciso analisar a outra cultura sem levar em conta a cultura a qual estamos inseridos.

  • Ou seja, expansão de perspectiva.