O BranchCache, presente nos sistemas operacionais Windows 7 e Windows Server 2008 R2, pode aumentar a agilidade nas respostas de reação de aplicações centralizadas na rede quando acessadas em escritórios remotos, o que proporciona aos usuários desses escritórios a experiência de trabalhar em sua rede local. O BranchCache também ajuda a reduzir a utilização da WAN.
Quando o BranchCache é habilitado, uma cópia dos dados acessados na intranet Web e nos servidores de arquivos é armazenada em cache localmente, dentro do escritório remoto. Quando outro cliente da mesma rede solicita o arquivo, ele faz o download desse arquivo a partir do cache local, sem ter que fazer o download do mesmo conteúdo pela WAN.
O BranchCache pode operar de dois modos:
-
Cache Distribuído.. Usando uma arquitetura ponto-a-ponto, os computadores clientes do Windows 7 armazenam em cache cópias dos arquivos e as enviam diretamente para outros computadores clientes do Windows 7, como necessário. Para melhorar o desempenho, basta habilitar o BranchCache em seu cliente do Windows 7 e nos computadores baseados no Windows Server 2008 R2. O Cache Distribuído é benéfico principalmente nos escritórios remotos que não têm um servidor local.
-
Cache Hospedado.. Usando uma arquitetura de cliente e servidor, os computadores clientes do Windows 7 armazenam em cache os conteúdos em um computador da rede local que executa o Windows Server 2008 R2, método conhecido como Cache Hospedado. Os outros clientes que precisarem do mesmo conteúdo poderão recuperá-lo diretamente do Cache Hospedado. O computador que possui o Cache Hospedado pode executar a opção de instalação Server Core do Windows Server 2008 R2 e hospedar também outras aplicações.