SóProvas


ID
399934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de recursos que podem ser utilizados no Windows Server
2008, julgue os itens seguintes.

O BranchCache permite aos clientes que solicitarem acesso a dados ou arquivos da rede corporativa tenham acesso ao conteúdo na rede local do escritório remoto, desde que o arquivo tenha sido solicitado previamente e esteja armazenado localmente. O recurso é otimizado para protocolos HTTP, SMB e BITS e ajuda a reduzir o custo de utilização da rede WAN bem como a liberar a largura de banda para outros recursos

Alternativas
Comentários
  • O BranchCache, presente nos sistemas operacionais Windows 7 e Windows Server 2008 R2, pode aumentar a agilidade nas respostas de reação de aplicações centralizadas na rede quando acessadas em escritórios remotos, o que proporciona aos usuários desses escritórios a experiência de trabalhar em sua rede local. O BranchCache também ajuda a reduzir a utilização da WAN.

    Quando o BranchCache é habilitado, uma cópia dos dados acessados na intranet Web e nos servidores de arquivos é armazenada em cache localmente, dentro do escritório remoto. Quando outro cliente da mesma rede solicita o arquivo, ele faz o download desse arquivo a partir do cache local, sem ter que fazer o download do mesmo conteúdo pela WAN.
     

    O BranchCache pode operar de dois modos:

    • Cache Distribuído.. Usando uma arquitetura ponto-a-ponto, os computadores clientes do Windows 7 armazenam em cache cópias dos arquivos e as enviam diretamente para outros computadores clientes do Windows 7, como necessário. Para melhorar o desempenho, basta habilitar o BranchCache em seu cliente do Windows 7 e nos computadores baseados no Windows Server 2008 R2. O Cache Distribuído é benéfico principalmente nos escritórios remotos que não têm um servidor local.

    • Cache Hospedado.. Usando uma arquitetura de cliente e servidor, os computadores clientes do Windows 7 armazenam em cache os conteúdos em um computador da rede local que executa o Windows Server 2008 R2, método conhecido como Cache Hospedado. Os outros clientes que precisarem do mesmo conteúdo poderão recuperá-lo diretamente do Cache Hospedado. O computador que possui o Cache Hospedado pode executar a opção de instalação Server Core do Windows Server 2008 R2 e hospedar também outras aplicações.
       

  • O BranchCache melhora o desempenho das aplicações que usam um dos seguintes protocolos:

    • HTTP e HTTPS. Os protocolos usados por navegadores Web e muitas outras aplicações, como o Internet Explorer, Windows Media, entre outros.

    • SMB (incluindo tráfego SMB assinado). O protocolo usado para pastas compartilhadas.

    O BranchCache só recupera dados de um servidor quando o cliente o solicita. Como é um cache passivo, ele não aumenta a utilização da WAN. O BranchCache só armazena em cache as solicitações de leitura, por isso não interfere no salvamento do arquivo pelo usuário.

    O BranchCache melhora a capacidade de resposta de aplicações de rede comuns que acessam servidores de intranet com conexões lentas. Como ele não requer nenhuma infraestrutura, você pode melhorar o desempenho das redes remotas implantando o Windows 7 nos computadores clientes, o Windows Server 2008 R2 nos servidores e habilitando o BranchCache.

    O BranchCache funciona em conjunto com tecnologias de segurança de rede, como SSL, Assinatura SMB e IPsec de fim a fim. Você pode usar o BranchCache para reduzir a utilização da largura de banda da rede e melhorar o desempenho das aplicações, mesmo que o conteúdo esteja criptografado.

    Fonte: http://www.microsoft.com/windowsserver2008/pt/br/branch-cache.aspx

    Quanto ao BITS:

    Por padrão, o BranchCache não é instalado no Windows Server 2008 R2. Para configurar um servidor da Web ou de aplicativo que use o protocolo BITS (Serviço de Transferência Inteligente de Plano de Fundo), instale o recurso BranchCache por meio do gerenciador de servidores.

    Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd637785%28WS.10%29.aspx

  • Gabarito Certo

    O BranchCache é um novo recurso dos sistemas operacionais Windows 7 e Windows Server 2008 R2 que armazena em cache o conteúdo de servidores de arquivos e da Web em uma WAN localmente em uma filial. Com o BranchCache, as organizações podem aumentar a capacidade de resposta da rede de aplicativos centralizados quando acessados em escritórios remotos, proporcionando aos usuários desses escritórios a experiência de trabalho local.

     

    Quando o BranchCache é habilitado, uma cópia dos dados acessados em servidores Web e de arquivos da intranet é armazenada em cache localmente na filial. Quando outro cliente da mesma rede solicita o arquivo, o cliente o baixa do cache local sem baixar o mesmo conteúdo pela WAN.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !