SóProvas


ID
400012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de conceitos e ferramentas de
virtualização.

A ferramenta de virtualização Hyper-V da Microsoft permite a execução de servidores virtualizados com o sistema operacional convidado Red Hat Linux, disponibilizando até oito processadores virtuais para esse sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Principais Recursos do Hyper-V:

    Arquitetura Nova e Aprimorada

    A nova arquitetura de hipervisor micro-kernel de 64 bits permite que o Hyper-V ofereça uma ampla lista de métodos de suporte aos dispositivos, além de segurança e desempenho avançados.

    Amplo Suporte a Sistemas Operacionais

    Amplo suporte para a execução simultânea de diferentes tipos de sistemas operacionais, incluindo os sistemas de 32 bits e 64 bits em diferentes plataformas de servidores, como Windows, Linux e outros.

    Suporte a Multiprocessadores Simétricos (SMP)

    A capacidade de suporte para até quatro processadores múltiplos no ambiente de uma máquina virtual possibilita o aproveitamento total dos aplicativos multi-threaded.

    Balanceamento de Carga de Rede

    O Hyper-V engloba novas capacidades de comutador virtual. Isto significa que as máquinas virtuais podem ser facilmente configuradas para executar o Windows Network Load Balancing (NLB) Service, a fim de balancear as cargas entre máquinas virtuais de diferentes servidores.

    Nova Arquitetura de Compartilhamento de Hardware

    Com a nova arquitetura de provedor de serviço virtual/cliente de serviço virtual (VSP/VSC), o Hyper-V oferece acesso e utilização avançados dos recursos centrais, como disco, rede e vídeo.

    Migração Rápida

    O Hyper-V permite a migração rápida de uma máquina virtual em execução, de um sistema físico de hospedagem para outro, com um tempo de inatividade mínimo, aproveitando as capacidades já conhecidas de alta disponibilidade das ferramentas de gerenciamento do Windows Server e do System Center.

    Instantâneo de Máquina Virtual

    O Hyper-V oferece a capacidade de tirar instantâneos de uma máquina virtual em execução, para que você possa reverter facilmente a um estado anterior e aprimorar a solução de backup e recuperação.

    Escalabilidade

    Com suporte a múltiplos processadores e núcleos em nível de host e acesso avançado de memória nas máquinas virtuais, você pode fazer a escalabilidade vertical de seu ambiente de virtualização, a fim de oferecer suporte a uma grande quantidade de máquinas virtuais dentro de um determinado host e continuar a migração rápida para a escalabilidade através de múltiplos hosts.

    Extensível

    As interfaces e APIs baseadas no padrão WMI do Hyper-V permitem que os fabricantes de software independentes e desenvolvedores produzam com rapidez ferramentas personalizadas, utilitários e aprimoramentos para a plataforma de virtualização.

    Nota: A Microsoft acredita que a maior parte dos clientes espera contar com as capacidades de virtualização nos sistemas operacionais de seus servidores. Entretanto, de acordo com a demanda dos clientes, o Windows Server 2008 poderá ser licenciado sem o Hyper-V. Para saber mais, visite a página Licenciamento sem o Hyper-V.

  • Os sistemas operacionais "guests" suportados pelo Hyper-V da Microsoft são encontrados no seguinte link:
    http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc794868%28WS.10%29.aspx

    Observa-se que para o SO "guest" Linux Red Hat, são suportados 1, 2 ou 4 processadores virtuais.
    A questão está errada por afirmar que são disponibilizados até 8 processadores virtuais para esse SO.
  • O Hyper-V suporta no máximo 4 processadores virtuais para qqr sistema operacional, mesmo da família Windows.
  • Capacidade de Hardware Otimizada O Windows Server 2008 R2 agora suporta até 256 núcleos de processadores lógicos para uma única instância do sistema operacional. O Hyper-V pode usar até 64 processadores lógicos em uma única máquina virtual.
  • Olha o que eu tenho que saber...

    Está osso fazer prova de TI.