SóProvas


ID
400021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de conceitos e ferramentas de
virtualização.

Para que a ferramenta de virtualização se comunique diretamente com o hardware, pode ser utilizado um hypervisor nativo, também conhecido como bare metal.

Alternativas
Comentários
  • Correta!

    Os hypervisors podem ser classificados de 2 formas:
    a) nativo, baremetal, supervisor - roda diretamente no hardware do servidor. São exemplos as soluções existentes no mercado: VMWare Server, Microsoft Hyper-V, Citrix Xen Server.

    b) hosted -  é uma aplicação que fornece um ambiente de execução para outras aplicações. Exemplo é o caso da máquina virtual Java (JVM).

    Fonte: Livro "Datacenter - Componente Central da Infraestrutura de TI" - Manoel Veras.
  • Um Hypervisor (ou Monitor de Máquinas Virtuais) é uma plataforma de software que permite executar múltiplos sistemas operacionais simultaneamente em uma máquina física (host).

    Tipo 1 x Tipo 2

    Hypervisor Tipo 1, também chamado de nativo ou bare metal, é um software [de virtualização] que conversa diretamente com o hardware. As máquinas virtuais (guests) rodam diretamente sobre ele. O Hyper-V é um hypervisor de Tipo 1.

    Já no hypervisor Tipo 2 (ou hosted), o software responsável pela virtualização roda sobre um sistema operacional normal. A máquina virtual (guest) roda sobre estas 2 camadas de software. Claro que existe uma penalização no desempenho. O Virtual Server é um hypervisor de Tipo 2.

  • TIPO 1 - nativo,baremetal,supervisor, unhosted 

    Comum em servidores, software executado direto no hardware

    TIPO 2 - hosted

    Comum em desktops, software sobre o S.O nativo