SóProvas


ID
4000282
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação aos fundamentos sócio-históricos da ética preceituados por Barroco (2010), analise as seguintes assertivas:

I. Quando a atividade humana é a alienada, seu caráter social e consciente é negado, mas a liberdade e a universalidade objetivam-se de forma ilimitada e expressiva.
II. A alienação ocorre apenas em relação ao processo de trabalho e não em relação ao produto.
III. O fetichismo é forma concreta de alienação nas condições da produção mercantil numa sociedade capitalista desenvolvida.
IV. Há duas formas distintas de práxis, uma voltada para o controle e exploração da natureza e outra para influir no comportamento e na ação dos homens.
V. A ética entendida como um momento da práxis humana em seu conjunto, se objetiva teórica e praticamente, de formas particulares e socialmente determinadas, como conexão entre o indivíduo singular e as exigências sociais e humano-genéricas.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    I- Errada: Para se realizar como atividade teórica universalizante, é preciso que a ética apreenda criticamente os fundamentos dos conflitos morais e desvele o sentido e as determinações de suas formas alienadas; a relação entre a singularidade e a universalidade dos atos ético-morais, respondendo aos conflitos sociais, resgatando os valores genéricos e ampliando a capacidade de escolha consciente dos indivíduos; sobretudo, que possibilite a indagação radical sobre as possibilidades de realização da liberdade, seu principal fundamento.  

    II- Errada

    É o trabalho que instaura esse novo ser, na medida em que rompe com o  padrão imediato das atividades puramente naturais, estruturando uma atividade de caráter prático‐social: uma práxis que transforma a natureza e produzindo um resultado antes inexistente:  um produto material que responde a necessidades sociais e as recria em condições históricas determinadas. 

    III, IV,V- Certas

    Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf