SóProvas


ID
4000987
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
Prefeitura de Irecê - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) define reação adversa a medicamento (RAM) como ‘qualquer resposta prejudicial ou indesejável e não intencional que ocorre com medicamentos em doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico, tratamento de doença ou para modificação de funções fisiológicas’” (BRASIL, 2010, p.51). Um dos critérios empregados para classificar as RAM é com base na previsibilidade de ocorrência, podendo ser elas do tipo previsíveis ou imprevisíveis.

Sobre as RAM, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Reações do tipo imprevisíveis dependem da dose empregada.
( ) Reações de idiossincrasia são imprevisíveis e dependentes da dose empregada.
( ) Reações produzidas por superdosagem relativa do fármaco são exemplos de RAM previsíveis.
( ) Reações de hipersensibilidade e de intolerância são imprevisíveis e independentes da dose administrada.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é  

Alternativas
Comentários
  • A maioria das reações adversas a medicamentos tem relação com a dose, mas outras são alérgicas ou idiossincráticas. As RAM relacionadas com a dose são, em geral, previsíveis; em contrapartida, as RAM não relacionadas com a dose costumam ser imprevisíveis.

    RAM relacionadas com a dose são particularmente preocupantes quando os fármacos têm índice terapêutico estreito (p. ex., hemorragia com anticoagulantes orais). As RAM podem ser consequência da diminuição da depuração do fármaco em pacientes com comprometimento da função renal ou hepática ou da interação medicamentosa.

    RAM alérgicas não têm relação com a dose e requerem exposição prévia. As alergias desenvolvem-se quando o fármaco age como antígeno ou alergênio. Após a sensibilização do paciente, a exposição subsequente ao fármaco desencadeia um dos diferentes tipos de reação alérgica. A história clínica e os exames dérmicos apropriados podem, às vezes, ajudar a prever RAM alérgicas.

    RAM idiossincráticas são RAM inesperadas que não têm relação com a dose ou não são alérgicas. Incide em pequena porcentagem de pacientes que recebem um fármaco. Idiossincrasia é um termo impreciso que foi definido como resposta anormal geneticamente determinada a um fármaco, mas nem todas as reações idiossincráticas têm causa farmacogenética. O termo pode tornar-se obsoleto à medida que mecanismos específicos das RAM são desvendados.

    Portanto: Gabarito C

    (F) Reações do tipo imprevisíveis dependem da dose empregada. (São as previsíveis que dependem da dose)

    (F) Reações de idiossincrasia são imprevisíveis e dependentes da dose empregada. (Não dependem da dose)

    (V) Reações produzidas por superdosagem relativa do fármaco são exemplos de RAM previsíveis.

    (V) Reações de hipersensibilidade e de intolerância são imprevisíveis e independentes da dose administrada.