SóProvas


ID
4001254
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Liberdade é o poder de fazer tudo aquilo que as leis permitem.” (Montesquieu).

Autor da obra ‘Do Espírito das Leis’, Montesquieu fez parte do grupo de intelectuais, com bases filosóficas fixadas no Iluminismo, reconhecido por

Alternativas
Comentários
  • O Enciclopedismo foi um movimento de caráter cultural e filosófico, ocorrido na França, na segunda metade do século XVIII, dentro do contexto do Iluminismo. Este movimento, representado pelos enciclopedistas d’Alembert e Diderot, tinha como objetivo principal a catalogação e divulgação do conhecimento iluminista, através da escrita, publicação e divulgação da Enciclopédia.

     

    A Enciclopédia

     

    A principal obra deste movimento foi a Encyclopédie, também chamada de Dicionário das Ciências, Artes e Ofícios. A obra de 17 volumes, escrita entre 1751 e 1772, representou a divulgação do avanço dos conhecimentos científicos e seculares. A obra teve cerca de 150 autores (filósofos, cientistas, historiadores, zoólogos e outros pesquisadores de diversas áreas do conhecimento), tendo como diretores e organizadores dois importantes filósofos franceses: Denis Diderot (1713 - 1784) e Jean Le Rond d’Alembert (1717 – 1783). Esta obra foi de fundamental importância para o movimento iluminista da segunda metade do século XVIII.

     

    Os editores da Enciclopédia foram: Le Breton, Durand, Briasson e Michel-Antoine David.