SóProvas


ID
4004665
Banca
EBMSP
Órgão
EBMSP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na década de 40 do século XIX, por iniciativa do senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, centenas de imigrantes europeus foram trabalhar nas lavouras cafeeiras do Oeste paulista.
A experiência de trazer imigrantes para o pais não era nova. Fora esboçada pelo Marquês de Pombal na segunda metade de século XVIII e muito estimulada nos governos de D. João VI e de D. Pedro I. A intenção era ocupar áreas de conflito do sul do Brasil, por meio da doação de pequenos lotes para serem trabalhados com mão de obra familiar, enobrecer o trabalho manual e produzir alimentos para o mercado interno.
Não era esse o tipo de trabalhador que desejavam os cafeicultores em meados do século XIX. Precisavam de imigrantes que não tivessem condições de obter a propriedade da terra e, assim, fossem obrigados a trabalhar na grande lavoura.
VAINFAS, Ronaldo et al. História: o longo século XIX, v. 2. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 269. Adaptado.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre problemas que se relacionam à entrada de imigrantes no Brasil, nos últimos anos, vindos principalmente do Haiti e da Venezuela, pode-se estabelecer que o que identifica a peculiaridade da política migratória do Brasil, considerando o século XIX e o século XXI, é

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

    Colonato

    -Modelo Subvencionado pelo governo -oeste paulista (1870)

    -Trabalho familiar

    -Ganhos- Anual fixo + anual por produtividade

    -Governo paulista paga viagem

    -Roça para subsistência e comércio

    bons estudos