SóProvas


ID
4005229
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em relação à poesia do Romantismo brasileiro analise o esquema abaixo. Em seguida, analise as afirmações que constam nas alternativas.

Um quadro que dê conta da poesia romântica brasileira pode ser sintetizado conforme o seguinte esquema:
- a 1ª. geração é chamada de ‘nacionalista ou indianista’;
- a 2ª. geração é conhecida como a ‘ultrarromântica’;
- a 3ª. geração é denominada de ‘condoreira’.  

1) Os representantes da 1ª. geração escolheram como tema a natureza tropical, o patriotismo e o elemento indígena brasileiro. 
2) Foi destaque entre os poetas da primeira geração, o poeta Gonçalves Dias, autor do conhecido poema Canção do Exílio.  
3) Os representantes da 2ª. geração alimentaram uma visão pessimista da vida e da sociedade. Têm como expoentes Casimiro de Abreu e José de Alencar. 
4) Os representantes da 3ª. geração destacaram-se por uma literatura de caráter social, que denunciava a desigualdade social e defendia a liberdade. 
5) Na 3ª. geração, merece destaque o poeta Castro Alves, que, em seu poema Navio Negreiro critica com veemência a escravidão que imperava no Brasil.  


Estão corretas as alternativas: 
  

Alternativas
Comentários
  • Não entendi qual o erro da 3

  • O erro da afirmação três é que José de Alencar não fez parte da segunda geração poética romântica, quem fez parte foram Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo, ambos morreram cedo, vítimas da tuberculose, o que os levou a ter uma fixação pela morte e sentimentos saudosistas e negativistas.

    José de Alencar, no caso, não pode ser enquadrado nessas divisões, porque elas dizem respeito à POESIA romântica, e ele produziu PROSAS românticas, com diversos temas: urbano sociais, indianistas, regionalistas.

    Espero ter ajudado!

  • a 3 está totalmente incorreta meu jovem ,porque foi alvares de azevedo .

    o principal pic thow flay do ultrarromantismo.

  • Pra quem não entendeu o erro da número 3 é que o José Alencar não é considerado da 2° geração, sendo considerado na 1° geração, que ficou conhecida como indianista ou nacionalista. José Alencar consolidou o romance na literatura brasileira.