Gab E
A necessidade de representação da superfície terrestre vem desde nossos primórdios e, com o passar dos anos, surgiram os conceitos de topografia e cartografia.
Respectivamente, enquanto uma ciência é responsável pelo estudo e coleta de informações dos objetos presentes no solo, a outra lida com a representação dessas feições da melhor maneira possível, em forma de cartas, mapas e plantas. Estas representações podem ser altimétricas, planimétricas ou até mesmo planialtimétricas.
O termo planimetria vem da junção das palavras “plano” (uma forma de representação do espaço) e “metria” (relacionado à medição). Portanto, trata-se da representação do terreno em um plano com o objetivo de mensurar distâncias, ângulos, áreas, perímetros e coordenadas bidimensionais (X, Y).
Geralmente, essa representação é suficiente quando se trata de plantas baixas e situações nas quais a altura dos objetos não é característica importante para o projeto.
Já a altimetria (junção de “altitude” com “metria”) é a representação do relevo do terreno, ou seja, a variação de altitude de cada ponto na superfície em estudo. É empregada na geração de curvas de nível, medição de ângulos verticais e obtenção de coordenadas altimétricas (Z).
Deus é fiel e justo
RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
A carta topográfica é uma representação plana, ortogonal, elaborada por meio de levantamento original ou compilação, abrangendo informações planimétricas, como rios, vegetação e cidades, e altimétricas, ou seja, informações sobre relevo.
GABARITO:
(E) planimétrica e altimétrica.
Fonte: https://www.indagacao.com.br/2020/10/famerp-2017-as-cartas-topograficas-oferecem-aos-seus-leitores-a-localizacao-precisa-dos-fenomenos-geograficos.html