SóProvas


ID
4007599
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A base comum das ideias mercantilistas consiste na atuação de dois novos fatores: os Estados modernos nacionais, ou seja, as monarquias absolutas, e os efeitos de toda ordem provocados pelas grandes navegações e descobrimentos sobre a vida das sociedades europeias.

(Francisco Falcon. Mercantilismo e transição, 1986. Adaptado.)

Os dois fatores mencionados no texto expressam-se, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Características do mercantilismo: Metalismo, colonialismo, monopólio, balança comercial favorável, protecionismo e intervencionismo.

    Letra a) "Entesouramento" = ato de guardar moedas, ato de constituir tesouro ~ metalismo.

    Letra C) Errada pois livre comércio é o oposto de protecionismo.

  • O trabalho de Francisco Calazans Falcon faz uma análise detalhada e acurada do Mercantilismo como um conjunto de práticas econômicas típicas dos estados nacionais modernos. É um trabalho clássico sobre o tema. 
    Entre as alternativas estão indicados os fatores que são básicos para a estruturação das práticas mercantilistas. 
    A) CORRETA- São efetivamente expressões da formação das monarquias modernas- o intervencionismo econômico - e, o aumento de metais preciosos entesourados como efeito das grandes navegações e colonização de novas áreas. 
    B) INCORRETA- A colonização na América é relacionada ao mercantilismo mas não a diminuição do comércio interno na Europa, o que, aliás, não é procedente. 
    C) INCORRETA- A política de livre mercado é oposta ao controle do mesmo proposta pelo mercantilismo. E o degredo de condenados não se relaciona com as práticas econômicas do mercantilismo. 
    D) INCORRETA- Tais ideias libertárias e o aperfeiçoamento de técnicas de navegação não só não são contemporâneos no tempo como não se referem ao mercantilismo. 
    E) INCORRETA- O controle burguês advém das revoluções de caráter liberal, o que não é característico dos estados modernos e sim dos Estados liberais. E os órgãos reguladores do comércio internacional são da segunda metade do século XX. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • RESOLUÇÃO:

    A politica econômica mercantilista, praticada pelos Estados modernos, tinha por objetivo precípuo fortalecer o poder real por meio do aporte de recursos financeiros provenientes da atividade comercial.

    Dois elementos contribuíram poderosamente para essa prática econômica: a importância do ouro como fator de acumulação (metalismo) e o intervencionismo das monarquias absolutistas, aplicado no incentivo às atividades econômicas e na cobrança de tributos.

    GABARITO:

    (A) no intervencionismo econômico dos Estados modernos e no aumento dos metais nobres entesourados.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2019/01/famerp-2019-base-comum-das-ideias-mercantilistas-consiste-na-atuacao-de-dois-novos-fatores.html?m=1