A utilização do sistema de plantation em áreas de colonização, principalmente quando se trata de colonialismo mercantilista, é recorrente.
É preciso lembrar que o objetivo é a obtenção de alta lucratividade com investimento o menos possível de maneira que a produção colonial seja um complemento à produção da metrópole. A transferência da riqueza é feita através do comércio exclusivo. A colônia é mercado exclusivo de sua metrópole.
A questão proposta não apresenta grande dificuldade. O estudo das características do colonialismo mercantilista e das estruturas das áreas coloniais faz parte do currículo de História da escola básica
Pede-se que seja indicada a alternativa que mostra uma das bases que fundamentam o sistema de plantation
A) INCORRETA- Esta é a produção de áreas de ocupação fora do projeto mercantilista, nas quais o objetivo é a sobrevivência e a produção de excedentes para mercado interno.
B) INCORRETA – A exportação não era dos excedente mas de toda a produção, já que a proposta era de atingir o mercado externo.
C) INCORRETA- Não há a aplicação de técnicas sofisticadas. No Brasil , por exemplo, no plantio usava-se o conhecimento dos nativos e dos africanos escravizados, além daquele trazido das ilhas do Atlântico, também áreas coloniais portuguesas.
D) INCORRETA- rotação de culturas em pequenas propriedades é característica de produção familiar.
E) CORRETA- O destino da produção era a exportação do que alcançasse altos preços no mercado internacional. Daí a monocultura. Mão de obra compulsória que tem a possibilidade de ser a mais barata e menos exigente por conta do domínio do trabalhador. E extensiva por conta da grande disponibilidade de terras a baixo custo
Gabarito do Professor: Letra E.