SóProvas


ID
4007605
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

[Em relação à América Espanhola, nas duas primeiras décadas do século XIX,] a situação da América Portuguesa era diferente, pois ali o próprio governo português parecia conduzir e administrar as transformações.
(Andréa Slemian e João Paulo G. Pimenta. O “nascimento político” do Brasil, 2003.)

Estão entre as transformações mencionadas no texto:

Alternativas
Comentários
  • A família real saiu de Portugal e migrou para a América Portuguesa, após a invasão das tropas francesas ao território português no ano de 1807, por Portugal não ter aderido ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão. Dessa forma, a corte portuguesa com as suas respectivas instituições vieram para o Brasil se instalando no Rio de Janeiro. 
    Segundo as historiadoras Lilia Schwartz e Heloisa Starling, não havia uma fuga aleatória de indivíduos para o país, mas sim a sede do Estado Português e todo o seu aparato administrativo e burocrático. E, assim, as embarcações chegaram ao Brasil com a escolta de navio ingleses. A presença da família Real portuguesa trouxe profundas transformações ao território que possibilitaram a independência do país, anos mais tarde.

    A independência da América Espanhola , a importância dos seus lideres Simon Bolívar e José de San Martins , a chegada da família real e as transformações causadas com a transferência da corte à  América Portuguesa são temas de estudo para responder a questão . Em uma das afirmativas estão listadas transformações ocorridas na colônia quando da estada da Família Real Portuguesa. 
    A)INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois as juntas governamentais foram criadas na América Espanhola pelas elites criollas após a derrubada do rei Espanhol do trono e o não reconhecimento de José Bonaparte como rei. Além disso, a Estrada de Ferro Pedro II foi inaugurada apenas em 1858. Tal fato reafirma a condição incorreta da alternativa, uma vez que não houve transformação dos transportes nas três primeiras décadas. 
    B) CORRETA - Os portugueses foram escoltados para o Brasil pela marinha inglesa e uma das resultantes do apoio inglês foi a abertura dos portos às nações amigas assinado por D. João VI assim que aportou em Salvador, na Bahia. Tal medida pôs fim ao regime de exclusivo metropolitano, que era a política administrativa que determinava que o comércio deveria somente acontecer entre os territórios ultramarinos e Portugal , ou permitidos por Portugal. Já no ano de 1815, D. João VI elevou o Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves. Dessa forma o território ultramarino deixou de ser uma colônia. Visto estes dois pontos, podemos inferir que a afirmativa está correta. 
    C) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta porque o Tratado de Tordesilhas deixou de ter validade no ano de 1750. Neste ano foi assinado o tratado de Madri entre a Coroa Portuguesa e Coroa Espanhola, estabelecendo novos limites territoriais no território ultramarino na América do Sul. 
    D) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, porque o tráfico de negros africanos escravizados foi extinto através da Lei Eusébio de Queiroz, assinada no ano de 1850. Esta lei foi promulgada com o objetivo de liberar recursos do tráfico para outras atividades econômicas , além de cumprir acordos que foram feitos com a Inglaterra para a extinção do tráfico negreiro e posterior abolição da escravatura, que foi assinada em 1888. 
    E)INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois não houve a eliminação da tarifas alfandegárias. A Corte portuguesa assim que chegou ao Brasil assinou a Carta de abertura dos portos “às nações amigas". A regulamentação aconteceu através do Tratado de Cooperação e Amizade, do ano de 1810, no qual cada país deveria ter uma alíquota de imposto a ser paga submetida aos produtos que entrassem no Brasil. Dessa forma, a Inglaterra pagaria 15% de imposto sobre produto, os portugueses 16% e as demais nações 24%. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Resolução:

    A questão refere-se às mudanças ocorridas no Brasil durante o Período Joanino, as quais prepararam a colônia para se desenvolver como Estado soberano. Dentro desse processo, destacaram-se a Abertura dos Portos (1808), que inseriu a economia brasileira na órbita do capitalismo inglês, e a elevação da colônia a Reino Unido a Portugal e Algarves, equiparando-a à metrópole lusitana.

    Resposta: B

    Fonte: Curso Objetivo

    https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/famerp/2019/1dia/famerp2019_1dia.pdf