SóProvas


ID
4007839
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    O Ocidente havia conhecido somente três modos de acesso ao poder: o nascimento, o mais importante, a riqueza, muito secundário até o século XIII salvo na Roma Antiga, o sorteio, de alcance limitado entre os cidadãos das cidades gregas da Antiguidade.
(Jacques Le Goff. Os intelectuais na Idade Média, 1985. Adaptado.)

O excerto sustenta que o acesso ao poder por meio da riqueza era secundário na Europa Ocidental até o século XIII, quando

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):

    A questão se refere às transformações políticas produzidas na Europa Ocidental pelo Renascimento Comercial Urbano da Baixa Idade Média. Essa importante mudança socioeconômica apresentou, como um de seus resultados mais expressivos, o surgimento da burguesia – classe social emergente, enriquecida pelo comércio.

    A ação política dessa classe social manifestou-se na época de duas formas: apoiando a centralização monárquica contra a nobreza feudal ou criando sua própria autonomia, por meio do movimento comunal (emancipação das cidades). Outra classe surgida no período foi a dos artesãos, cuja atividade proporcionava à burguesia os produtos a serem comercializados.

    GABARITO:

    d) as atividades comerciais e artesanais produziram novos grupos sociais no interior das cidades medievais.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2020/10/famerp-2018-o-excerto-sustenta-que-o-acesso-ao-poder-por-meio-da-riqueza-era-secundario-na-europa-ocidental-ate-o-seculo-xiii-quando.html?m=1

  • Creio que a questão faz referência aos ditos como homens novos e que acenderam economicamente,mas nunca obtiveram o título socialmente.