SóProvas


ID
4009834
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Abatiá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O traumatismo crânio encefálico (TCE) é qualquer lesão decorrente de um trauma externo, que geralmente tem como consequência alterações anatômicas do crânio, como fratura ou laceração do couro cabeludo, bem como o comprometimento funcional das meninges, encéfalo ou seus vasos, resultando em alterações cerebrais momentâneas ou permanentes, de natureza cognitiva ou funcional. A causa do TCE está relacionada a traumas decorrentes de causas externas, como por exemplo: acidentes automobilísticos, arma de fogo, armas brancas, violência doméstica, acidentes ocorridos durante a realização de esportes e quedas de própria altura. Hoje em dia é notável que este trauma está relacionado como uma problemática de saúde pública, incapacitando ou levando à morte muitas pessoas. Sobre o TCE, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gravíssimo: 3

    Grave: < 8

    Moderada: 9-12

    Leve: 13 - 15 na GCS

  • Brunner:

    A) Pressão normal de 0 a 10, sendo 15 mmHg como limite superior da normalidade.

  • Tanto a letra "a" quanto a "d" em relação aos números apresentados estão erradas. Pois no TCE 15 mmHg jé é classificado como limite para a elevação da pressão, e não 20 mmHg.

  • Essa questão de PIC é baseado apenas na bibliografia utilizada pela banca. Vários autores expõe valores diferentes, então não tem como dizer se está certo ou errado. De acordo com o Brunner, está incorreto, mas já li em outras referências valores bem diferentes.

  • Os valores da PIC, dentro de valores normais (10 a15 mmHg).

    Manual de medicina intensiva : AMIB, 2014.