SóProvas


ID
401008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à qualidade e à produtividade nas organizações,
julgue os itens a seguir.

O diagrama de Pareto é uma ferramenta utilizada na gestão pela qualidade para mostrar a relação entre um efeito e as possíveis causas que podem estar contribuindo para que ele ocorra.

Alternativas
Comentários
  • Seria, no caso, o Diagrama de Ishikawa.
  • complementando o comentário anterior;

    diagrama de Ishikawa também conehcido com diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe.

  • Complementando:

    O diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas. O diagrama é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, que poucas causas são vitais, a maioria é trivial. É possível identificar pequenos problemas que são críticos e causam grandes perdas.
     
    O Diagrama de Pareto está intimamente ligado com a Lei de Pareto, também conhecida como princípio 80-20 ou lei 20/80.
  • O diagrama de pareto NÃO está relacionado com o processo de 'gestão de qualidade' mas sim , está relacionado ao PROCESSO DECISÓRIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. O principio de pareto permite que seja feito um diagnóstico do problema , defendendo que a maior parte dos EFEITOS é produzido por um pequeno número de CAUSAS. também conhecido como 80\20. 80por cento dos efeitos é produzido por apenas 20por cento das causas.....espero ter esclarecido melhor. 
  • Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e EfeitoDiagrama Espinha-de-peixe1 ou Diagrama 6M (ver abaixo), é uma ferramenta gráfica utilizada pelaAdministração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.1


    Lei de Pareto (também conhecido como princípio 80-20), afirma que para muitos fenómenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas. A lei foi sugerida por Joseph M. Juran, que deu o nome em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto
    .

  • A questão erra ao falar "O diagrama de Pareto", uma outra questão ajuda a responder, vejam:
    Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Gestão da Qualidade

    O diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa) é uma ferramenta que visa definir o conjunto de causas responsável por um ou mais efeitos.

    GABARITO: CERTA.


    O diagrama de causa e efeito permite identificar as causas dos defeitos de um processo.

    GABARITO: CERTA.

  • O diagrama de Pareto está sim relacionado à qualidade. O colega que afirmou o oposto está errado.

  • ERRADA!

     

    Diagrama de Pareto:

    -Desenvolvido por Vilfredo Pareto;

    -identificar os itens importantes em um determinado problema;

    -Para Vilfredo, 20% dos fatores gerariam 80% dos efeitos (por isso a regra do “80-20”);

    -Os demais fatores (80%) seriam relativamente insignificantes, resultando em uma pequena parcela dos resultados;

    -auxilia a entender quais são os fatores que devem ser priorizados;

    -o gestor deve focar seus esforços naqueles poucos itens que geram a maioria dos impactos.

     

    Diagrama de Causa e Efeito:

    -Ishikawa é o criador;

    -levantar possíveis causas para os problemas;

    -auxilia a entender essa relação entre as causas e os efeitos;

    -muito importante para que os envolvidos visualizem todos os fatores que podem estar provocando os defeitos;

    -possibilita a estruturação e a hierarquização destas possíveis causas.

     

  • ▸ Diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor (decrescente), permitindo a priorização dos problemas. Mostra ainda a curva de porcentagens acumuladas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É utilizado para dados qualitativos.

    Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Ishikawa, Diagrama Espinha de peixe ou diagrama 6M, são os nomes dados ao diagrama elaborado pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943, que se propõe a representar graficamente os processos de um projeto para facilitar o gerenciamento e o Controle de Qualidade.

    Com ele, é possível maior eficiência na detecção de problemas da empresa e melhor condição de agir sobre eles. Na estrutura do Diagrama de Causa e efeito, as causas possíveis de um problema recebem seis tipos diferentes de classificação de forma hierarquizada. É uma das mais importantes ferramentas de gestão existentes.

    As causas podem ser provenientes dos seguintes componentes:

    1. Método

    2. Matéria-prima

    3. Mão-de-obra

    4. Máquinas

    5. Medição

    6. Meio ambiente

    Com esses 6Ms, é possível ter um panorama sobre os diferentes causadores de uma desarmonia em um processo e então, pode-se agir de forma isolada ou coletiva, partindo do ponto onde houve a identificação do problema. Isso é muito eficaz para poupar custos e tempo, bem como traçar um mapa preciso sobre efeitos de cada problema sobre a qualidade dos produtos e, as ações tomadas.

    Em grande parte, esse tipo de diagrama é elaborado por toda a equipe de agentes que compõem um determinado processo, tendo como base um estudo de cada variação reportada por cada responsável de cada setor.

    http://www.gestaoporprocessos.com.br/diagrama-de-espinha-de-peixe-ishikawa/