A natureza geral de qualquer processo é fortemente influenciada pelo volume e variedade do que é processado. Dentro de uma organização a dimensão “volume-variedade” pode se comportar de forma diferente entre os departamentos. Isto está interligado com os tipos de processos que podem ser:
- Processos de projeto: são os que lidam com produtos específicos, onde cada um tem recursos dedicados exclusivamente para ele. Em geral, são altamente customizados, são únicos, possuem tempo longo de produção, possuem baixo volume e alta variedade. Exemplos: fabricação de um navio, construção de prédios, túneis, pontes, viadutos etc.
2) Processos de Jobbing: Cada produto compartilha os recursos de produção com diversos outros. Possuem alta variedade e baixos volumes. Exemplos: alfaiate que trabalha por encomenda, restauradores de móveis, gráfica que produz ingressos etc.
(incorreto afirmar que "mesmo que apresentem um baixo volume de produção, sua recorrência ou grau de repetição tende a ser alto", tendo em vista que o referido processo apresenta alta variedade).
1) Processos em lotes ou bateladas: Operações repetitivas enquanto o lote está sendo processado. Possuí um grau de variedade menor que dos processos jobbing. Exemplos: produção de produtos congelados, produção de peças diversas para a aviação, produção de roupas etc.
3) Processos de produção em massa: Possuem alto volume e pouca variedade. Os recursos transformadores são compartilhados entre os produtos. Exemplos: produção de televisão, montadora de automóveis etc.
- Processos contínuos: Maiores quantidades e menores variedades se comparado com os processos de produção em massa. São produzidos em um fluxo ininterrupto. Exemplos: indústria petroquímica, centrais elétricas, centrais de abastecimento de água etc.
Gabarito: d) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
Referências: [1] SLACK, NIGEL; CHAMBERS, STUART; JHONSTON, ROBERT. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO. SÃO PAULO: ATLAS S.A, 2009:192
Fonte: https://sites.google.com/site/gestaodaproducao2017/home/processo