SóProvas


ID
401035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da administração direta, indireta e fundacional, julgue
os itens a seguir.

A administração indireta é o conjunto de pessoas administrativas que, desvinculadas da administração direta, exercem atividades administrativas.

Alternativas
Comentários
  • Errado, trata-se da administração Direta.
    Decreto 200/67. Art. 4° A Administração Federal compreende:
    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.
    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:
    a) Autarquias;
    b) Emprêsas Públicas;
    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas.
  • Iten Errado. 

    A administração indireta é o conjunto de pessoas administrativas que, desvinculadas da administração direta, exercem atividades administrativas.

    A administração pública no Brasil se divide em direta e indireta. No âmbito do Executivo Federal, a primeira é composta pela Presidência da Republica, os ministérios e as secretarias especiais. Já a administração indireta é composta por órgãos com personalidade jurídica própria, mas que desempenham funções do Estado de maneira descentralizada e em todas as esferas – federal, estadual, distrital e municipal.
  • Questão errada, pois não há HIERARQUIA, mas VÍNCULO existe.
  • GABARITO: ERRADO

    O erro da questão está em afirmar que a Adm. INDIRETA está DESVINCULADA da Adm. Direta! Esse vinculo existe, tanto que a Adm. Direta exerce um CONTROLE FINALÍSTICO sobre a entidade da Adm. INDIRETA.
    CUIDADO: NÃO PODE confundir com a ideia de CONTROLE HIERÁRQUICO, pois realmente NÃO EXISTE HIERARQUIA entra Adm. Direta e Indireta, nem subordinação!!!

    Ou seja: O Ministério dos Transportes(órgão da Adm Direta) possui como autarquia a ANTT (entidade da Adm. Indireta), não existe hierarqui entre eles, porém o Ministério dos Transportes, deve estar vinculado a ANTT para verificar se a finalidade da ANTT está sendo cumprida ou não. Caso não houvesse vinculo como o Ministério não  poderia exercer o controle finalístico da ANTT.

  • A Administração Indireta é o conjunto de pessoas administrativas que, vinculadas à Administração Direta, têm a competência para o exercício, de forma descentralizada, de atividades administrativas.
    Fonte. http://estudosdedireitoadministrativo.blogspot.com.br/2008/07/administrao-pblica-direta-e-administrao.html
  • Complementando...

    José Dos Santos Carvalho Filho: "Administração Indireta do Estado é o conjunto de pessoas administrativas que, vinculadas à respectiva Administração Direta, têm o objetivo de desempenhar as atividades administrativas de forma descentralizada. [...]
    Depois, é preciso não perder de vista que tais pessoas não estão soltas no universo administrativo. Ao contrário, ligam-se elas, por elo de vinculação, às pessoas políticas da federação, nas quais está a respectiva administração direta."

  • GABARITO: ERRADO

     

    *Administração indireta está VINCULADA à administração direta por meio da tutela, controle finalístico ou supervisão ministerial.

  • Gabarito: ERRADO.

    Dentre os erros citados, destaco mais um: NÃO são PESSOAS ADMINISTRATIVAS, mas sim PESSOAS JURÍDICAS. Redação estranha.

    Além disso, é válido lembrar:

    ADMINISTRAÇÃO DIRETA: RELAÇÃO DE HIERARQUIA

    ADMINISTRAÇÃO INDIRETA: RELAÇÃO DE SUBORDINAÇÃO

  • são vinculadas, controle, supervisão ministerial