SóProvas


ID
4015216
Banca
IFF
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A industrialização brasileira deu-se lentamente, e teve uma grande propulsão com o rompimento de obstáculos e de medidas políticas dos governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubistchek, que foram imprescindíveis para que as indústrias se proliferassem no Brasil. Pois os longos anos em que o território brasileiro foi colônia portuguesa, a economia se restringiu à prática de plantation.
Adaptado de: getulionascimento.com.

Com o processo da industrialização, o Brasil deixou de ser rural e passou a ser urbano. Um dos movimentos que propiciou a urbanização do Brasil foi:

Alternativas
Comentários
  • Letra C de cachaça

  • GAB C

    Vejamos alguns tipos de migração.

    • Pendular: é a mais comum, sendo caracterizada pela migração de ida e volta de um local ao outro, como a ida até a escola e o retorno para casa. Acontece no dia a dia, sendo frequentemente feita por todos os seres. Vale lembrar que só é migração pendular quanto os movimentos de ida e retorno ocorrem no mesmo dia.

    • Sazonal: é feita em determinadas épocas do ano, como a migração dos pássaros no inverno, ou dos pinguins. Muito comum em áreas de temperaturas extremas, onde a migração só em possível em épocas pré-determinadas.

    • Transumância: muito parecida com a anterior, mas é feita em épocas específicas, como os trabalhadores de colheita agrícola (cana-de-açúcar, milho), ou os que vão para áreas de rios nas épocas de pesca. Essa migração está associada ao trabalho, e o migrante que a faz só retorna para casa quando seu trabalho acaba.

    • Êxodo rural: consiste na saída do campo para a cidade. Ocorre quando a população rural está em busca de novas oportunidades e decide morar nas zonas urbanas.

    • Êxodo urbano: migração contrária à anterior, quando a população urbana decide ir para a zona rural.

    COM DEUS HOJE E SEMPRE!!!!