SóProvas


ID
4015774
Banca
UFMT
Órgão
Câmara de Sorriso - MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o trecho abaixo de artigo de Lya Luft – Seremos todos trouxas? – publicado na revista Veja de 30 de março de 2016, para responder à questão.


Tenho escolhido muito cuidadosamente minhas palavras nas tantas dezenas, já centenas, de artigos aqui publicados, para não ser diretamente ofensiva e jamais incorrer em alguma injustiça que poderia ter sido prevenida, pois pobre de quem quiser ser juiz de outro. Mas aos poucos as palavras começam a fugir dos arreios que a prudência lhes tem imposto, e reclamam, e se agitam, e se queixam, exigindo que as deixe brotar naturalmente. Por isso tenho me perguntado, e a algumas pessoas mais chegadas, diante dos absurdos que acontecem: somos mesmo um país de trouxas para nos tratarem assim? Que falta de noção, de ridículo, que falta de respeito, tanta empulhação feita e dita com cara séria e até frases de retórica, como se fôssemos uma manada de imbecis.

[...]

Não é possível que nós, o povo brasileiro – que, repito, não é constituído só de operários, sindicalistas, despossuídos, explorados, mas de cada um dos que, como eu, trabalham para pagar suas contas e seus impostos, labutam, se desgastam, correm, criam sua família, cuidam de seus amigos, e à noite perdem o sono pensando no que será de nós – aceitemos o que está ocorrendo. 

Assinale a alternativa que NÃO apresenta característica do gênero a que pertence o texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Tá... cadê os argumentos sólidos no texto pra fazer a C está correta? Haja criatividade...

  • Sempre vou errar essa questão...rsrs

  • A questão é que o texto é considerado como "artigo de opinião", por isso a letra B não se encaixa, já que apresenta uma característica das "crônicas".

  • Só argumentos "sólidos" fazer o que se a banca pensa assim!?

  • A letra B é o gabarito, sendo objeto da interpretação:

    Não se trata de um fato ocorrido em um breve espaço de tempo, como é possível observar na primeira linha do texto, sendo tais argumentações objetos de outros artigos (dezenas, centenas) e, ainda, ao final do texto a Autora enfatiza "aceitemos o que está ocorrendo" o fato se protrai no tempo, não sendo assim, breve.

    Quanto aos argumentos sólidos, estes são do ponto de vista apresentado pela Autora, e não advindos da interpretação do leitor.