SóProvas


ID
4015957
Banca
VUNESP
Órgão
EINSTEIN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A concentração industrial nas regiões Sudeste e Sul é tamanha que se torna necessário enfrentar o mais rápido possível certa reorganização. De fato, a hiperconcentração e as desigualdades geradas pelo sistema terminam por resultar em “deseconomias de aglomeração”, ou seja, em bloqueios. Parece que se assiste a um início de mudança, porque os inconvenientes da concentração começam a pesar mais que as vantagens.

                         (Hervé Théry e Neli A. de Mello-Théry. Atlas do Brasil, 2018. Adaptado.)

Entre os “inconvenientes” da concentração industrial, pode-se citar

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    A concentração industrial não elimina os sistemas de cooperação entre as empresa, mas com o aumento do valor das matérias-primas, serviços, aluguéis e até mesmo os salários dos funcionários faz com que a competitividade seja comprometida. Com a elevação dos custos de produção, há uma redução da margem de lucro que pode tornar inviável a permanência da empresa dentro dessa "concentração industrial". Um exemplo seria a cidade de São Paulo que é uma das mais caras do país para se ter uma empresa, se a empresa não tiver um retorno esperado sobre o investimento que está fazendo fica inviável que ela permaneça ali e acabe procurando outra cidade "mais rentável" para continuar com suas atividades.

  • As empresas estão optando por instalarem-se em pequenas e médias cidades, atualmente. Pelo simples motivo de cidades grandes terem o custo muito elevado.

  • A questão acima tem como tema a industrialização brasileira com foco no processo de concentração industrial que ocorreu nas regiões Sul e Sudeste do país. 

    Na questão, o candidato precisa indicar a alternativa que indique os inconvenientes, ou melhor, as desvantagens desse processo industrial que ocorreu no Brasil.

    Feita a explicação prévia do conteúdo, vamos à análise das alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois a concentração industrial que causa uma grande elevação dos custos por conta dos problemas que ocorrem tais como os congestionamentos, poluição do ar, atuação de sindicatos, a ineficiência dos sistemas de energia, especulação imobiliária e o aumento dos gastos com segurança, faz com que torne necessário uma maior cooperação entre o Estado e os grandes donos dessas indústrias.

    Letra B - Incorreta, pois embora haja concorrência por conta da concentração industrial, esse não se constitui como um problema tão sério, uma vez que a concentração industrial ocorreu em grandes metrópoles onde há um grande mercado consumidor.

    Letra C - Incorreta, pois isso não chega a ser uma consequência direta do processo de concentração industrial, uma vez que a medida pode partir das próprias indústrias para facilitar seu processo de produção e consumo.

    Letra D - Correta, pois nessas áreas de concentração industrial, você terá problemas em fatores que antes eram vistos como vantagens locacionais para receber essas filiais de indústrias. Isso ocorre pois a condição socioespacial saturada de grandes metrópoles, faz com que o custo de produção se eleve por conta dos problemas urbanos que ocorrem. Entre esses problemas que causam esses prejuízos financeiros podemos citar os congestionamentos - que atrapalham o fluxo das mercadorias -, as falhas dos sistemas de energia e comunicação, a intensa pressão dos sindicatos, a especulação imobiliária e o aumento com gastos em segurança.

    Letra E - Incorreta, pois a concentração industrial, de certo modo, estimula a concorrência entre indústrias e empresas. O processo de monopolização de empresas ocorre principalmente em cidades médias e pequenas, fruto do processo de desconcentração industrial, que ocorre quando as filiais de indústrias passam a migrarem para cidades menores e com um destaque econômico mais modesto em relação aos grandes aglomerados urbanos.

    Gabarito da questão: Letra D.